“Ninguém Me Ensinou a Morrer” estreia no Teatro Firjan Sesi Jacarepaguá 

Ninguém Me Ensinou a Morrer - Foto: @aquelaany

Com o objetivo de provocar uma profunda reflexão sobre as violações dos direitos humanos e das injustiças enfrentadas por crianças e adolescentes nas periferias urbanas, a peça “Ninguém me Ensinou a Morrer” chega o Teatro Firjan Sesi Jacarepaguá em curta temporada, com exibições no último final de semana de julho e o primeiro final de semana de agosto.

Com seis jovens atores em cena, o espetáculo sensibiliza o público com a realidade brutal e muitas vezes invisibilizada das comunidades marginalizadas e propõe um diálogo com empatia e solidariedade. Oriundo do Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Praça Onze, o grupo teatral traz a fusão de talentos e ideias em produções teatrais inovadoras e impactantes, enriquecendo ainda mais o cenário cultural da cidade.

A direção artística é assinada pela atriz Vilma Melo, professora de teatro e que atualmente vive a personagem Jussara na novela “Dona de Mim”: “O maior objetivo desta peça é inspirar ações concretas em prol da justiça social, da equidade e do respeito à dignidade humana, visando construir um futuro onde todas as crianças e adolescentes tenham a oportunidade de crescer em um ambiente livre de violência, discriminação e exclusão”, destaca.

A encenação de ‘Ninguém Me Ensinou a Morrer‘ se desdobra como um caleidoscópio de movimentos e emoções, que se montam e desmontam diante dos olhos do público, revelando as camadas profundas de dor, resistência e esperança que habitam os corpos marcados pela marginalização e pela violência estrutural.

O espetáculo que desafia convenções e rompe barreiras, já foi indicado a mais de 17 premiações, nas categorias Melhor Esquete, Melhor Texto Original, Melhor Direção , Melhor Direção de Movimento, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Iluminação e Melhor Atrizes em Conjunto. E conquistou 12 prêmios, como o Festival FESTU, considerado o maior festival de teatro universitário do Brasil; o Festival Negritudes e o Festival Internacional de Teatro de Niterói, o Niterói em Cena.

Dividido em três níveis que atravessa a vida, a morte e a eternidade nas favelas do Brasil, a trama se desenvolve em uma megaoperação policial que ameaça os sonhos, afetos e resistências dos jovens. Sem saber se irão sobreviver a mais uma noite, diante da violência impiedosa que castiga corpos pretos e favelados, uma pergunta ecoa como ferida aberta: alguém aí já te ensinou a morrer?

Serviço:

Peça “Ninguém me Ensinou a Morrer” – Temporada Firjan Sesi Jacarepaguá 

  • Datas:  26 e 27 de julho | 02 e 03 de agosto
  • Horários: Sábados às 19h | Domingos às 17h
  • Local: Teatro Firjan Sesi Jacarepaguá
  • Endereço: Av. Geremário Dantas, 940 – Freguesia, Rio de Janeiro – RJ
  • Ingresso: R$ 40,00 (Inteira) – R$ 20,00 (Meia)
  • Venda disponível no Sympla: http://bit.ly/44FEtDc
  • Acessibilidade: intérprete de LIBRAS durante o espetáculo

Related posts

Laila Garin revisita sucessos de Elis Regina em apresentação única no Teatro Riachuelo Rio

Últimos shows da turnê que comemora 60 anos de carreira de Maria Bethânia

Indicado ao 36º Prêmio Shell, espetáculo Vinte! preserva a memória dos movimentos artísticos negros da década de 1920