No Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho, UFRJ receberá a Feira da União

No dia em que o mundo todo celebra o 20 de junho para refletir sobre a condição das pessoas em situação de refúgio, o Centro de Atendimento aos Refugiados, em parceria com a Minerva Consultoria, empresa júnior da UFRJ, levará a Feira da União para o Campus da Praia Vermelha. A programação terá início às 10h e seguirá até às 17h. Entre os participantes, estão representantes da Argentina, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Equador, Síria, Congo e Senegal.

A Feira da União contará com 20 barracas de gastronomia típica, moda e artesanato, além de apresentações artísticas de dança e malabares.  Entre os quitutes que estarão à venda, as tradicionais arepas venezuelanas, empanadas argentinas, doces sírios e outras delícias. Também haverá barracas com acessórios e as roupas estampadas e vibrantes dos países africanos. “O nosso objetivo é fazer da Feira da União, que é itinerante, uma fonte de renda para essas pessoas em situação de refúgio”, comenta a coordenadora do Centro de Atendimento aos Refugiados, Rizomar Bonfim.

Refúgio no Brasil: O Brasil sempre teve papel pioneiro e de liderança na proteção internacional dos refugiados. Foi o primeiro país do Cone Sul a ratificar a Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados de 1951, no ano de 1960. Foi ainda um dos primeiros países integrantes do Comitê Executivo do ACNUR, responsável pela aprovação dos programas e orçamentos anuais da agência da ONU para Refugiados.

Segundo a ACUNR, de janeiro de 1985 até dezembro de 2022, 65.811 pessoas foram reconhecidas como refugiadas no Brasil. São pessoas vindas de 121 países, sendo a grande maioria da Venezuela, cerca de 70,63%, seguidas da Síria (5,15%), Senegal (4,30%) e Angola (2,92%).

Sobre o Centro de Atendimento aos Refugiados: O Centro de Atendimento aos Refugiados, localizado em Botafogo (RJ), foi fundado pela Companhia das Filhas da Caridade em março de 2019 para acolher e dar apoio aos indivíduos que procuram refúgio no Brasil. De lá pra cá, já atendeu mais de 1,1 mil famílias e contabiliza mais de 4.300 pessoas assistidas, de 27 nacionalidades. Os Países com maior demanda são Angola, Colômbia, Cuba, República Democrática do Congo, Síria e Venezuela.

Todos os serviços oferecidos são gratuitos, como legalização de documentos, atendimento jurídico, psicológico e social, ensino da língua portuguesa, capacitação para o mercado de trabalho e orientação para acesso à educação e saúde públicas e assistência social.

Serviço: 

Feira da União na UFRJ

  • Data: 20 de junho, terça-feira
  • Local: Campus Praia Vermelha da UFRJ. Rua Venceslau Brás, 65 (ao lado do Pinel). Em frente à entrada do Instituto de Economia (IE).
  • Horário: 10h às 17h
  • Entrada: Grátis
  • Centro de Atendimento aos Refugiados
  • Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
  • Contato: (21) 99694-2388 (Whatsapp)
  • Email: social.refugiados@asvp.org.br
  • Instagram: @centro_refugiados
  • Endereço: Rua Muniz Barreto, 100, Botafogo (RJ).