No Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho, UFRJ receberá a Feira da União

Serão 20 barracas de moda, artesanato e gastronomia típicas de diversos países, além de apresentações artísticas

por Jorge Rodrigues

No dia em que o mundo todo celebra o 20 de junho para refletir sobre a condição das pessoas em situação de refúgio, o Centro de Atendimento aos Refugiados, em parceria com a Minerva Consultoria, empresa júnior da UFRJ, levará a Feira da União para o Campus da Praia Vermelha. A programação terá início às 10h e seguirá até às 17h. Entre os participantes, estão representantes da Argentina, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Equador, Síria, Congo e Senegal.

A Feira da União contará com 20 barracas de gastronomia típica, moda e artesanato, além de apresentações artísticas de dança e malabares.  Entre os quitutes que estarão à venda, as tradicionais arepas venezuelanas, empanadas argentinas, doces sírios e outras delícias. Também haverá barracas com acessórios e as roupas estampadas e vibrantes dos países africanos. “O nosso objetivo é fazer da Feira da União, que é itinerante, uma fonte de renda para essas pessoas em situação de refúgio”, comenta a coordenadora do Centro de Atendimento aos Refugiados, Rizomar Bonfim.

Refúgio no Brasil: O Brasil sempre teve papel pioneiro e de liderança na proteção internacional dos refugiados. Foi o primeiro país do Cone Sul a ratificar a Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados de 1951, no ano de 1960. Foi ainda um dos primeiros países integrantes do Comitê Executivo do ACNUR, responsável pela aprovação dos programas e orçamentos anuais da agência da ONU para Refugiados.

Segundo a ACUNR, de janeiro de 1985 até dezembro de 2022, 65.811 pessoas foram reconhecidas como refugiadas no Brasil. São pessoas vindas de 121 países, sendo a grande maioria da Venezuela, cerca de 70,63%, seguidas da Síria (5,15%), Senegal (4,30%) e Angola (2,92%).

Sobre o Centro de Atendimento aos Refugiados: O Centro de Atendimento aos Refugiados, localizado em Botafogo (RJ), foi fundado pela Companhia das Filhas da Caridade em março de 2019 para acolher e dar apoio aos indivíduos que procuram refúgio no Brasil. De lá pra cá, já atendeu mais de 1,1 mil famílias e contabiliza mais de 4.300 pessoas assistidas, de 27 nacionalidades. Os Países com maior demanda são Angola, Colômbia, Cuba, República Democrática do Congo, Síria e Venezuela.

Todos os serviços oferecidos são gratuitos, como legalização de documentos, atendimento jurídico, psicológico e social, ensino da língua portuguesa, capacitação para o mercado de trabalho e orientação para acesso à educação e saúde públicas e assistência social.

Serviço: 

Feira da União na UFRJ

  • Data: 20 de junho, terça-feira
  • Local: Campus Praia Vermelha da UFRJ. Rua Venceslau Brás, 65 (ao lado do Pinel). Em frente à entrada do Instituto de Economia (IE).
  • Horário: 10h às 17h
  • Entrada: Grátis
  • Centro de Atendimento aos Refugiados
  • Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
  • Contato: (21) 99694-2388 (Whatsapp)
  • Email: social.refugiados@asvp.org.br
  • Instagram: @centro_refugiados
  • Endereço: Rua Muniz Barreto, 100, Botafogo (RJ).

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via