No Mês da Consciência Negra

No dia 12/11, a partir das 10h, o Renascença Clube, templo da resistência negra na Zona Norte do Rio, abre as comemorações pela Semana da Consciência Negra. O tradicional espaço do samba carioca celebra a sua negritude e história. O Dia da Consciência Negra está ligado à história do Renascença porque o clube foi criado por um grupo de homens negros de classe média, em 1951, que não conseguiam acesso a outros clubes sociais da região, por causa da cor. Então, o Renascença nasce como um berço de resistência, há 72 anos focado na cultura negra, mas frequentado por todos, sem preconceito.

Durante todo o dia serão realizadas diversas atividades.

Lançamento do e-book “Responsabilidade Civil objetiva por Ilícito Racial e Religioso”, de autoria do advogado paulista dedicado às questões raciais, Hedio Silva Junior, que, depois, fará palestra.

Inauguração da exposição “Beleza Negra: Imagens Que Contam Histórias”, um projeto de Extensão feito por mulheres negras do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ Maracanã). A ideia foi da aluna, Dhayana Costa, que entendeu a importância da representatividade e, por isso, quis mostrar à filha que os padrões de beleza estabelecidos pela sociedade não são únicos. Ao todo 34 fotos que afirmam a beleza e a importância das modelos, escolhidas através de inscrições. Cada modelo também conta a sua história. “Beleza Negra” estreou no Instituto Pretos Novos, depois foi montada na Galeria Cubo de Vidro (CEFET-RJ) e, agora, no Renascença, o que foi possível graças ao acordo técnico de cooperação entre o CEFET e o Clube. A curadoria é do jornalista Alexandre Nadai.

No almoço, a tradicional feijoada do Rena!

À tarde, shows de música. Às 14h, Samba do Alê, com Alê Alencar e banda. Às 17h, Grupo Arruda espalhando axé por todo canto. Participação especial de Joana Nascimento, a “Chique de Doer”.
Entrega da medalha “Amigos do Renascença Clube” para Xande de Pilares, para a jornalista Flávia Oliveira, entre outros.
Para as crianças foi reservado Espaço Kids, com pula-pula e tobogã.

Serviço
Dia: 12/11
Hora: a partir das 10h
Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí)
Ingresso: entrada gratuita até às 14h (após esse horário R$ 20,00)
Feijoada: R$ 25,00
Censura Livre (menores só acompanhados dos responsáveis)

Related posts

Instituto Aupaba lança documentário “Mulheres que Regeneram Territórios” no Dia da Favela

Chef João Diamante receberá Diploma Abdias do Nascimento, concedido pela deputada Renata Souza (PSOL-RJ)

“Moda que não se cala”: Daspu celebra 20 anos com protesto contra chacina no Alemão e na Penha