No mês das férias, a Escola de Patrimônio Imaterial realiza eventos em diversos municípios do Rio de Janeiro

A programação de férias contempla oficinas, eventos e atividades de meio ambiente para conscientização das populações envolvidas

por Redação

A programação de férias contempla oficinas, eventos e atividades de meio ambiente para conscientização das populações envolvidas

O mês de julho é marcado por várias festividades em diversos locais, com festas juninas e quadrilhas. Porém, também é tempo de férias escolares e, com elas, algumas programações especiais para entreter crianças e adolescentes em todas as regiões do país. Pensando nisso, a Escola de Patrimônio Imaterial criou uma programação de férias para os jovens de vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, divididos em seus núcleos de atendimento. São oficinas de arte, pintura e tantas outras atividades lúdicas, voltadas para o público infanto juvenil.

A atividade faz parte da Escola de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, que conta com o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e realiza mensalmente eventos e oficinas gratuitos de patrimônio imaterial, economia criativa e meio ambiente, em cinco cidades.

Madureira

No Núcleo Madureira, a Festa Fuzuê será realizada no Viaduto Prefeito Negrão de Lima, popularmente conhecido como Viaduto de Madureira, a partir das 19h, no dia 20 de julho. Fuzuê é uma grande celebração das músicas e da Corporeidade da cultura popular das mais variadas manifestações do país, que ensina e convoca os participantes a dançar e fazer parte dessa proposta de arte interativa, propondo revolução a partir do existir na rua, da resistência como movimento Cultural suburbano e da grandeza das possibilidades de troca com outros agentes culturais e coletivos em irmandade. Fuzuê é uma tecnologia ancestral. É uma celebração.

Magé

No Núcleo Magé, teremos a oficina Arte Empreendedora – Artes Plásticas, realizada pela oficineira Maura Caciano Gombarovits da Cunha, em que serão aplicadas técnicas em pintura a óleo sobre tela, beneficiando artistas iniciantes e profissionais. A oficina será realizada na sede do Grupo Zé Mussum, dia 8 de julho (sábado), a partir das 9 horas.

Já no dia 15 de julho, o Grupo Zé Mussum de Cultura Popular realiza a atividade de meio ambiente Reciclagem – Oficina de Confecção de Bolsas e Acessórios, com Ana Lucia Dias Ribeiro e Vanessa Gombarovits da Cunha, às 13h. O objetivo é criar uma mentalidade de reutilização e reciclagem na comunidade, serão ensinadas técnicas de artesanato para dar um novo olhar ao que chamamos de “lixo”, transformando o que iria para descarte em novas ideias.

Encerrando as atividades do mês em Magé, o Grupo Zé Mussum realiza a Roda de Conversas: Políticas Públicas de Cultura e Leis de Fomento, com Paulo Cesar de Oliveira da Cunha (Mestre PC) e Maura Caciano Gombarovits, no dia 29 de julho, sábado, a partir das 17h. O objetivo é o desenvolvimento do pensamento crítico da comunidade local, convidando as comunidades para mais uma roda de conversa sobre como funcionam e se aplicam as leis de fomento no país e as políticas públicas para cultura em escala federal, estadual e municipal. Logo após, haverá roda de jongo e danças populares.

Quissamã

No dia 17 de julho, segunda-feira, o Núcleo Quissamã será palco da oficina de Patrimônio Contação de História, com Ana Paula de Souza Filgueira, a partir das 8h, no CIEP Brizolão 465 Dr Amílcar P. da Silva. A oficina tem o intuito de ensinar os alunos a recortar materiais e manufaturar adereços em preparação para a festa junina. Na mesma data, também será ministrada a oficina Culturas Tradicionais e o Turismo de Base Comunitária, com Luiz Jonatan de Souza Machado, às 13h. O objetivo é trabalhar a importância dos patrimônios imateriais, inclusive como fonte de renda, para comunidades com potencial para o turismo de base comunitária a partir dos seus saberes ancestrais.

No dia 24 de julho, segunda-feira, o CIEP Brizolão 465 Dr Amílcar P. da Silva recebe duas oficinas de Empreendedorismo e Economia Criativa ministradas por Ana Paula de Souza Filgueira. A Oficina de Dedoche acontecerá às 8 horas e utilizará retalhos de feltro na oficina para desenvolver peças com imagens de pessoas e animais para contação de histórias. Já às 13 horas é a vez da Confecção de bolsas de tiras de jeans e tecidos, com o intuito de promover o reaproveitamento de peças que iriam para o lixo e contribuir para o aumento da renda da comunidade.

Na sexta-feira, 28 de julho, fechando a programação do núcleo, serão realizados dois eventos. O primeiro, às 8 horas, sobre meio ambiente com o tema Florestas e participação de Ana Paula da Costa da Silva. No início da tarde, às 13 horas, é a vez do Grupo Folclórico Folia de Reis de Quissamã realizar apresentação de fado – um conjunto de danças encadeadas, também conhecido como suíte e dançado ao som de viola e adufe, hoje substituído pelo pandeiro. Assemelha-se a uma quadrilha europeia e é conduzido por repentistas. As atividades também acontecem no CIEP Brizolão 465 Dr Amílcar P. da Silva.

Tarituba

No dia 21 de julho, o Centro de Referência Ciranda de Tarituba recebe a oficina O que é Audiovisual, com Aline Braida de Bulhões Lara, a partir das 19h. A atividade fará uma introdução às práticas de audiovisual com o intuito de ajudar na formação do coletivo de audiovisual da Ciranda de Tarituba.

Já no dia 22 de julho, sábado, às 14h30, o Centro de Referência Ciranda de Tarituba será palco do espetáculo Nadando nas nuvens, com Erika Viviana Alzate, que transmite a importância de cuidar do mar e do meio ambiente, descartando o lixo de forma correta.  Após a apresentação, será realizada a atividade de meio ambiente Do lixo ao circo, onde os participantes aprenderão como reciclar diferentes materiais que chegam ao mar. Será produzido um par de poi (malabares) no formato de peixes, com papelão, tecido e linha, que servirão para brincar e para a criação de uma coreografia em grupo.

Toda a programação é gratuita e aberta para todas as pessoas das comunidades dos cinco núcleos.

Escola de Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro 

A Escola de Patrimônio Imaterial do Rio iniciou suas atividades em março de 2022, ao ser recebida por cinco grupos culturais de linhagens centenárias do Estado do Rio, que durante dois anos ganham rica estrutura para que Mestres e Mestras transmitam e exibam seus saberes e fazeres tradicionais, garantindo a salvaguarda destes tesouros.

São músicas, danças, integração com a natureza, comidas, ervas de cura. Frutos dos encontros de povos originários com escravizados de diversas nações da África. Tradições matrizes da cultura brasileira, fundamentais para a construção da nossa música popular e que devem ser salvaguardadas.

A Escola tem o patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Sobre os Grupos 

➤ Quissamã: Sítio Santa Luzia Quilombo Machadinha (rodas de jongo, gastronomia das senzalas e boi-pintadinho)

➤ Madureira: Companhia de Aruanda (rodas de jongo e de samba)

➤ Guapimirim: Centro de Tradições Afro Onixêgum (tambores, cantos, danças, uso de plantas nas medicinas e encantos)

➤ Magé: Grupo Zé Mussum (rodas de capoeira e de jongo)

➤ Paraty: Ciranda Caiçara de Tarituba (ciranda, folias, saberes da pesca, gastronomia caiçara)

SERVIÇO:

Madureira:

20 de julho

Festa Fuzuê – A partir das 19h, no dia 20 de julho

Endereço: Viaduto Prefeito Negrão de Lima – Madureira

Magé:

8 de julho

Oficina Arte Empreendedora – Artes Plásticas

A partir das 9h

15 de julho

Atividade de meio ambiente Reciclagem – Oficina de Confecção de Bolsas e Acessórios

A partir das 13h

29 de julho

Roda de Conversas: Políticas Públicas De Cultura E Leis De Fomento

A partir das 17h

Endereço: Sede do Grupo Zé Mussum, Avenida Roberto Silveira, 946, na Praia de Mauá – Magé

Quissamã:

17 de julho

Oficina de Contação de História

CIEP Brizolão 465 Dr Amílcar P. da Silva, na rua Edval Barcelos, 465 bairro Caxias – Quissamã

A partir das 8h

Oficina Culturas Tradicionais e o Turismo de Base Comunitária

A partir das 13h

24 de julho

Oficina de Dedoche

CIEP Brizolão 465 Dr Amílcar P. da Silva, na rua Edval Barcelos, 465 bairro Caxias – Quissamã

A partir das 8h

28 de julho

Atividade de meio ambiente Qual a importância das florestas

CIEP Brizolão 465 Dr Amílcar P. da Silva, na rua Edval Barcelos, 465 bairro Caxias – Quissamã

A partir das 8h

Apresentação do Fado – Grupo Folclórico Folia de Reis de Quissamã

A partir das 13h

CIEP Brizolão 465 Dr Amílcar P. da Silva, na rua Edval Barcelos, 465 bairro Caxias – Quissamã

Tarituba:

21 de julho

Oficina O que é Audiovisual

Centro de Referência Ciranda de Tarituba

A partir das 19h

22 de julho

Evento Nadando nas nuvens

Centro de Referência Ciranda de Tarituba

A partir das 14h30

Atividade de meio ambiente Do lixo ao circo

Centro de Referência Ciranda de Tarituba

A partir das 16h30

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via