Após levar 1,6 milhão de pessoas para as areias de Copacabana, Madonna está de volta à programação cultural do Rio. A rainha do pop é tema da mostra gratuita Madonna – Ícone Pop, que toma conta do cinema da CAIXA Cultural Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 24 de agosto. A programação traça um panorama completo da carreira cinematográfica da artista, incluindo todos os seus 21 filmes – dois dirigidos por ela, 18 nos quais ela atua, e um documentário sobre sua turnê mais influente, “Blond Ambition”. Os ingressos, gratuitos, serão disponibilizados 30 minutos antes de cada sessão. O evento é patrocinado pela CAIXA e pelo Governo Federal.
A mostra, que ocorre no mês de aniversário da diva pop (16 de agosto), convida seus fãs para comemorar juntos no cinema e celebrar a importância de Madonna no imaginário pop nos últimos 40 anos, jogando luz sobre trabalhos menos conhecidos que foram ofuscados pelo seu sucesso na música. Entre os títulos que serão exibidos, estão desde clássicos, como “Evita” e “Na Cama com Madonna” até produções raras, como “Em Busca de Vitória”, que marca a estreia da artista nos cinemas.
“Frequentemente atacada pela crítica e ridicularizada pela imprensa, ela só conseguiu ser respeitada como atriz pontualmente, como em ‘Procura-se Susan Desesperadamente’ (1985), e em ‘Evita’ (1996). Apesar disso, seu trabalho no cinema também é extenso e plural, como na sua carreira musical”, afirma Pedro Modesto, sobre as incursões fílmicas de Madonna, sempre carregadas de polêmicas.
O curador lembra ainda que Madonna trabalhou como atriz com cineastas consagrados como Abel Ferrara (“Olhos de Serpente”), Warren Beatty (“Dick Tracy”), Woody Allen (“Neblina e Sombras”), Spike Lee (“Girl 6”), John Schlesinger (“Sobrou pra Você”) e Alan Parker (“Evita”). “Ela também foi estrela de ‘Na Cama com Madonna’ (1991), que retrata os bastidores da sua turnê ‘Blond Ambition’ e se tornou na época o documentário musical com a maior bilheteria de todos os tempos. Recentemente, a artista investiu também na carreira de diretora, tendo realizado os filmes ‘Sujos e Sábios’ e ‘W.E. – O Romance do Século’. Todos esses títulos estão na programação. Os filmes serão exibidos na unidade Passeio da CAIXA Cultural, e os ingressos serão distribuídos meia hora antes de cada sessão.
15h – “Em Busca da Vitória”, de Harold Becker (107 min). Classificação: 14 anos.
17h30 – “Procura-se Susan Desesperadamente”, de Susan Seidelman (104 min). Classificação: 12 anos
16h30 – “Doce Inocência”, de Howard Brookner (93 min). Classificação: 12 anos.
18h30 – “Um Certo Sacrifício”, de Stephen Jon Lewicki (60 min). Classificação: 16 anos.
16h – “Surpresa de Shanghai”, de Jim Goddard (97 min). Classificação: 14 anos.
18h – “Quem é essa Garota?”, de James Foley (94 min). Classificação: 10 anos.
14h – “Dick Tracy”*, de Warren Beatty (105 min). Classificação: 12 anos. *Sessão seguida de debate com o professor, dramaturgo e diretor João Cícero Bezerra e a pesquisadora, artista visual e diretora de cinema Daniela Moreira.
17h30 – “Na Cama com Madonna”*, de Alek Keshishian (122 min). Classificação: 16 anos. *Sessão com acessibilidade
15h – “Evita”, de Alan Parker (134 min). Classificação: Livre.
15h30 – “Sujos e Sábios”, de Madonna (81 min). Classificação: 14 anos.
