NOLT: a nova identidade que redefine o envelhecimento ativo

Movimento Longevidade Brasil adota a sigla NOLT como alternativa ao termo “idoso” e amplia iniciativas para promover protagonismo, inclusão digital e qualidade de vida na população 50+.

O Movimento Longevidade Brasil (MLB), criado há nove anos por Carlota Esteves, doutora em Engenharia e empreendedora social de negócios de impacto, tem como propósito democratizar informações e práticas que favoreçam viver mais e melhor. Desde 2017, quando foi lançado na Associação Comercial do Rio de Janeiro, o MLB defende a prevenção como melhor estratégia para aproveitar os anos ganhos com o aumento da expectativa de vida e mantém o lema “Conectando gerações, construindo Longevidade”. No espaço em Copacabana-RJ, acontecem “Rodas de Conversas”, semanais para criar e ouvir estratégias para caminhos e movimentação para os NOLTs.

A sigla NOLT (New Older Living Trend) nasce da constatação de que pessoas com 60 anos ou mais não se reconhecem em rótulos tradicionais marcados por limitações. Para seus proponentes, os NOLTs representam uma fase de reinvenção em que experiência e propósito convergem em projetos pessoais, profissionais e comunitários. Hoje, muitos retornam aos estudos, atualizam-se em tecnologias, abrem negócios, mudam de carreira, transformam sonhos em iniciativas concretas e atuam como voluntários, mentores, criadores e líderes.

Em 2026, o repertório de atividades associado aos NOLTs amplia-se com práticas conectadas às transformações digitais e de saúde: cursos de inteligência artificial e programação básica, participação em hubs de inovação, empreendedorismo digital, produção audiovisual e artes digitais, consultorias remotas, trabalho freelance em plataformas globais, marketspace e oficinas de robótica, competições amadoras de e‑sports, além de adesão a telemedicina, monitoramento por wearables, protocolos de longevidade e medicina personalizada. Essas iniciativas reforçam autonomia, ampliam redes sociais e promovem inclusão digital e econômica.

Fórum Longevidade Brasil de 2026

O MLB organiza, anualmente, o Fórum Longevidade Brasil para atualização de conceitos e alinhamento de ações, reunindo especialistas, moradores e empresários, como no Projeto Reavivar Copacabana, apoiado pela PUC‑Rio. Em 2026, o evento celebrará nove anos de atuação, o MLB homenageará participantes que se destacaram na transformação de bairros em protótipos de cidade inteligente e sustentável. A busca é convergir esforços entre sociedade civil, academia, setor público e iniciativa privada. Acompanhe a programação no @movlongevidadebrasil.

Ao propor a associação ao Clube Brasil 50+, o Movimento Longevidade Brasil apresenta um caminho de integração, formação contínua e acesso a programas que estimulam uma longevidade ativa, saudável e conectada às inovações do século XXI. Confiante em ampliar a participação da população 50.

Carlota afirma que “o MLB depende de parceiros, todas as ações caminham com apoiadores, e convida a sociedade a reconhecer que envelhecer deixou de ser sinônimo de declínio para ser oportunidade de escrever capítulos autênticos”

Related posts

Vidah Gastro Lounge promove programação especial de bem-estar ao ar livre na Lagoa

Cirurgia de prótese de joelho cresce no Brasil e muda rotina de pacientes com artrose

BBB26: Entre rinoplastia, lipo, botox e mais de R$ 40 mil em cirurgias, saiba quais procedimentos estéticos os brothers fizeram