Nona edição da Expedição 21 acontece em São Paulo e inclui visita estratégica à Microsoft Brasil

A nona edição da Expedição 21, programa brasileiro de imersão com validação científica que estimula a autonomia e a tomada de decisão de adultos com deficiência intelectual, será realizada entre os dias 11 e 13 de novembro, em Jundiaí (SP), com uma agenda repleta de desafios, oficinas e experiências transformadoras.

Idealizado e conduzido pelo Instituto Cromossomo 21, sob a direção do educador e cineasta Alex Duarte, o programa chega à sua nona turma reunindo 16 novos participantes de quatro regiões do Brasil, que irão vivenciar uma imersão intensa voltada ao desenvolvimento de competências socioemocionais, à ampliação da autoconfiança e ao fortalecimento do protagonismo.

Desde sua criação, a Expedição 21 já formou mais de 150 pessoas com deficiência intelectual, consolidando-se como uma das iniciativas mais inovadoras em inclusão e autonomia no país. O projeto é reconhecido por sua validação científica pela Universidade de São Paulo (USP) e por integrar metodologias educacionais com bases em neurociência e visitas inspiradoras, que já ocorreram na Nasa, nos EUA e a realização de um documentário, disponível na Amazon- Prime Vídeo. 

Foto do Alex Duarte – Educador e Cineasta

Visita à Microsoft Brasil

Um dos momentos mais aguardados desta edição será a visita estratégica ao Complexo da Microsoft Brasil, em São Paulo. A atividade tem o objetivo de aproximar os participantes de um ambiente corporativo inovador, com foco em tecnologia acessível, empregabilidade e inclusão digital.

Durante a experiência, os expedicionários poderão conhecer iniciativas inclusivas da Microsoft e participar de atividades interativas envolvendo o universo dos jogos e da criatividade, com destaque para o Minecraft e o Forge, plataformas que estimulam raciocínio, colaboração e solução de problemas de forma lúdica.

Segundo Alex Duarte, idealizador da Expedição 21, “levar os participantes à Microsoft é abrir uma janela de possibilidades, mostrando que o mercado de tecnologia também pode ser um espaço de pertencimento, inovação e inclusão real.”

Apoios e parcerias

A nona edição da Expedição 21 conta com o apoio institucional da Microsoft Brasil, da Azul Linhas Aéreas, da Ambipar, BAC- Beatriz Casali, Apoio Pedagógico, e apoiadores comprometidos com o avanço da inclusão social e profissional no Brasil.

Sobre o Instituto Cromossomo 21

O Instituto Cromossomo 21 é uma organização social que desenvolve programas e projetos de impacto social voltados à autonomia, formação e protagonismo de pessoas com deficiência intelectual, com reconhecimento nacional por iniciativas como o Encontro Nacional dos Expedicionários, o Empodera Famílias e o Expedicionários do Futuro.

Os participantes da nona edição

Ao todo, serão 16 participantes de quatro regiões do Brasil. São eles: Alice Paes (Influenciadora Digital, de Aracaju/SE), Carol Rega (Secretária, de São Paulo/SP), Cauê Marreiro (Secretário, de Florianópolis/SC), Felype Leal (Modelo, de Belém/PA), Gabriela Carrara (Atriz e Palestrante, de São Paulo/SP), Joana Pivato (Operadora de Embalagem, de Florianópolis/SC), Júlio Silva (Atleta de Futsal, de São Paulo/SP), Lais Ferro (Atleta Paralímpica, de São Paulo/SP), Maria Clara Gomes (Bailarina Profissional, de Jundiaí/SP), Marina Búrigo (Patinadora, de Florianópolis/SC), Priscila Freitas (Marketing de Loja, de São Paulo/SP), Rita Lana Diniz (Estudante da APAE, de Pedro Leopoldo/MG), Seleny de França (Recepcionista, de Rio Branco/AC), Sofia Simões (Assistente de Direção Teatral, de São Paulo/SP), Thiago Rodrigues (Recepcionista, de São Paulo/SP) e Vinicius Centeno (Estudante/EJA, de Pelotas/RS).

Related posts

Via Capi firma parceria com delegação de Zanzibar para promover a Tanzânia no Brasil  

Orquestra Social do Rio de Janeiro apresenta “O Som da Nossa Infância” para crianças de projetos sociais

Câmara dos Deputados avança na regulamentação de plataformas de streaming no Brasil