Nossa Senhora do Carmo é uma das devoções marianas mais antigas e populares da Igreja Católica. Ela é padroeira da Ordem dos Carmelitas, da Guarda Nacional Republicana, do Chile, de Pernambuco, do Recife, de Betim, de Borborema, de Parintins, de Puxinanã e de Arcos.
A história de Nossa Senhora do Carmo está ligada ao Monte Carmelo, na Palestina. No século XIII, um grupo de eremitas se estabeleceu no Monte Carmelo para viver uma vida de oração e penitência. Estes eremitas foram chamados de Carmelitas, e eles se dedicavam a servir a Deus e a Maria.
Em 1251, a Virgem Maria apareceu a São Simão Stock, um dos Carmelitas, e lhe deu o escapulário. O escapulário é um pequeno pedaço de tecido marrom que os Carmelitas usam como sinal de sua devoção a Maria. A Virgem Maria disse a São Simão Stock que todos os que usassem o escapulário com fé e devoção estariam protegidos de todos os perigos da alma e do corpo.
A devoção a Nossa Senhora do Carmo espalhou-se rapidamente pela Europa e pelo mundo. Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo são devotas de Nossa Senhora do Carmo. Ela é invocada como protetora da Igreja, da família e dos indivíduos.
A festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo é celebrada no dia 16 de julho.