Nova definição dos museus será discutida em encontro no Futuros – Arte e Tecnologia nesta terça-feira, 12

Realizado no auditório do centro cultural com vagas limitadas, evento integrante da programação Vem, Futuro! será transmitido online em tempo real nas dependências do espaço e no YouTube

por Redação

Inclusivo, diverso e sustentável são algumas características dos museus modernos definidas em evento internacional no ano passado. Agora, estes e outros conceitos são tema de discussão do encontro “Pontos de memórias: desafios sob o olhar da nova definição de museu”, que será realizado dia 12 de dezembro, no centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo. O evento, organizado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil) em parceria com Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro, também terá transmissão online em tempo real nas dependências do espaço e pelo canal do YouTube do Oi Futuro.

Aprovada na Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus, em Praga, em agosto do ano passado, a nova definição de museus passou a incluir, entre outros, conceitos-chave de relevância à museologia brasileira, como “acessíveis” e “inclusivos”. O encontro carioca vai contar com a presença de pesquisadores e especialistas da área em três mesas ao longo do dia. Será uma oportunidade para discutir o posicionamento dos museus diante desta nova perspectiva e seu impacto no cenário museológico global nos tempos atuais. Outros dois eventos já foram realizados nas regiões norte e sul.

Gratuita, a programação começa às 9h30 com mesa de abertura formada por Sara Crosman, presidente do Oi Futuro; Vera Mangas, presidente do ICOM Brasil; e Fernanda Castro, presidente do Ibram. Em seguida, a gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro, Carla Uller, apresenta pontos da recém-lançada pesquisa “O poder do público: Tendências globais para o futuro dos museus”, realizada pelo Oi Futuro em parceria com o Grupo Consumoteca.

Já as mesas de debate “Diversidade e resistência”, “Antiracismo e inclusão” e “O museu na fronteira: Re-definições para uma prática anticolonial”, que ocorrerão das 10h30 às 15h30, contarão com nomes como Bruno Brulon, pesquisador associado da Universidade de St. Andrews, no Reino Unido; Gracy Mary Moreira, presidente da Organização Cultural Remanescentes da Tia Ciata; Cláudio Nascimento, presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT; Sandra Maria, cofundadora e cogestora do Museu das Remoções; Bruna Cruz, coordenadora do Musehum, dentre outros.

“Como instituição cultural, sabemos que precisamos estar preparados para atender expectativas múltiplas de públicos diversos. Iniciativas como a realização deste encontro sobre a nova definição dos museus, em parceria com o ICOM Brasil e o Ibram, e a realização da nossa recente pesquisa sobre as tendências globais para o futuro dos museus, em parceria com o Grupo Consumoteca e apoio do British Council, demonstram como o Oi Futuro está atento às mudanças e demandas do atual cenário cultural e trabalhando em conjunto com reconhecidas instituições da área para melhor atendê-las”, afirma a gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro, Carla Uller.

O encontro “Pontos de memórias: desafios sob o olhar da nova definição de museu” integra a programação do Vem, Futuro!, projeto realizado pela Zucca Produções, com correalização de Futuros – Arte e Tecnologia e gestão cultural do Oi Futuro. O projeto oferece uma agenda cultural diversificada com exposições, espetáculos teatrais, palestras e oficinas no centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia.

Os patrocinadores do Vem, Futuro! são a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia e Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Confira a programação completa do encontro e confirme sua inscrição gratuita para o evento no link do Sympla: AQUI

ICOM Brasil

O ICOM é uma organização internacional de museus e profissionais de museus, fundado em 1946, e que tem por finalidade a conservação, a preservação e a difusão do patrimônio cultural e natural, presente e futuro, material e imaterial, para a sociedade. Atualmente representa uma rede de 51.302 membros, sendo 47.967 profissionais e 3.335 museus, espalhados por 131 países e territórios.

O Comitê Brasileiro do ICOM, o ICOM Brasil foi fundado em 09 de janeiro de 1948 e tem como objetivo promover a cooperação, a assistência mútua e o intercâmbio de informação entre seus membros, profissionais de museus e instituições culturais.

 

Sobre o Ibram

O Instituto Brasileiro de Museus é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Cultura. Foi criado em janeiro de 2009, por meio da Lei nº 11.906. O órgão é responsável pelas políticas públicas no campo dos museus. Também é responsável pela administração direta de 30 museus.

Instituto Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, que apoia, desenvolve e cocria programas e projetos transformadores nas áreas de Cultura, Educação e Inovação Social. Há 21 anos, o Oi Futuro estimula indivíduos, organizações e redes a construírem novos futuros, com mais inclusão e diversidade, por meio de ações e parcerias em todo o Brasil.

Desde 2005, o Oi Futuro mantém o Futuros – Arte e Tecnologia, um centro cultural no Rio de Janeiro com uma programação diversa e inovadora, que valoriza a convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia. Com média de 100 mil visitantes por ano, o espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e também o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum oferece experiências imersivas e interativas que convidam o público a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.

O Oi Futuro gerencia também o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que já apoiou mais de 2.500 projetos culturais em todo o país ao longo de 17 edições realizadas por editais públicos. Ainda na área cultural, o instituto idealizou e mantém o Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, que oferece infraestrutura e formação para artistas, profissionais e empreendedores da Economia Criativa.

Serviço:

Encontro “Pontos de memórias: desafios sob o olhar da nova definição de museu”

Local: Teatro do Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia

Endereço: Rua Dois de Dezembro, n. 63, Flamengo – Rio de Janeiro

Data: 12 de dezembro de 2023

Horário: 9h30

Link de inscrições gratuitas: AQUI

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via