O clima de nostalgia está de volta ao ar! A turnê da Nova Orquestra PAGODE 90 terá segunda edição em agosto e novas regiões pelo Brasil receberão o concerto que une de forma inusitada o clássico e o samba. Uma parceria com o Instituto Cultural Vale, o projeto terá entrada gratuita e terá sua estreia novamente no Rio de Janeiro, no dia 11/08, no Parque dos Patins, com o visual deslumbrante da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Após a apresentação em solos cariocas, o espetáculo segue para novas regiões do país: Salvador (dia 13/08, no Teatro Jorge Amado); São Luís (dia 15/08, no Teatro Arthur Azevedo) e Belém (dia 18/08, Teatro Estação Gasômetro), com duas sessões.
No repertório, não faltarão sucessos para o público todo cantar junto, como “Essa tal Liberdade”, do grupo Só Pra Contrariar; “Cheia de Manias”, do Raça Negra; “Me Apaixonei pela Pessoa Errada”, do Exaltasamba; “Derê”, do grupo Soweto; “Inaraí”, do Katinguelê; “Te filmando”, da banda Os Travessos, entre muitos outros.
Com regência do maestro Eder Paolozzi, a formação contará com 14 músicos da Nova Orquestra e 22 jovens do Programa Vale Música, sendo cinco de Corumbá (MS), seis de Belém (PA) e onze de Serra (ES).
Para Mateus Simões, sócio-diretor da Agência Olga, criadora da Nova Orquestra, retornar com a turnê PAGODE 90 é uma grande alegria e uma comprovação do sucesso do projeto: “Em abril, quando lançamos a turnê, tivemos todos os concertos lotados, foi um grande sucesso! Ficamos muito felizes com o resultado e mais contentes ainda em poder realizar uma nova temporada, levando o espetáculo agora para outras regiões do nosso país. Uma das premissas da Nova Orquestra é aproximar a música de concerto do grande público e com projetos como esse temos a certeza de que nosso objetivo é atingido”, afirma.
Projeto musical que nasceu em 2019 com o intuito de proporcionar experiências únicas em música de concerto, a Nova Orquestra é a primeira orquestra 100% pop do Brasil. Desde a sua criação, o conjunto já realizou apresentações em eventos grandiosos como o Réveillon de Copacabana, os festivais Rock in Rio, The Town, Rock The Mountain, Doce Maravilha, Game XP, além de ter realizado concertos ao lado de nomes como Baco Exu do Blues, Rael, Di Ferrero, Claudia Leitte, Toni Garrido, Daniel Boaventura e outros.
Em 2021 a orquestra iniciou uma parceria com o Instituto Cultural Vale e através Programa Vale Música, que promove uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes e profissionais de grandes orquestras do país, levou apresentações para estados como Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais. Até o momento já foram realizadas cinco turnês, que homenagearam bandas e artistas como Rita Lee, Cazuza, Charlie Brown e Backstreet Boys. Em abril deste ano, a turnê PAGODE 90 levou o concerto para o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
“O Programa Vale Música amplia os horizontes de crianças e jovens ao mostrar que a música tem o potencial de transformar vidas, até mesmo como perspectiva de futuro profissional. A parceria com a Nova Orquestra traz essa riqueza de experiências para os estudantes, que já participaram de turnês, grandes festivais de música do país, e têm uma nova oportunidade de explorar os diversos diálogos que a música de concerto possibilita tanto nas partituras como em novos cenários”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.
REPERTÓRIO – TURNÊ PAGODE 90
Raça Negra – Cheia de Manias
Soweto – Estrela da Paz
Katinguelê – Inaraí
Exaltasamba – Me Apaixonei pela Pessoa Errada
Art Popular – Pimpolho
Só pra Contrariar – Que se Chama Amor
Raça Negra – Cigana
Negritude Junior – Cohab City
Os Travessos – Te Filmando
Soweto – Derê
Exaltasamba – Telegrama
Grupo Revelação – Coração Radiante
Art Popular – Temporal
Só Pra Contrariar – Essa tal Liberdade
Só pra Contrariar – Depois do Prazer
Molejo – Cilada
Grupo Revelação – Tá Escrito
SERVIÇO:
Data: 11/08 – Rio de Janeiro, RJ
Local: Aldeia Lagoa (Parque dos Patins)
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1994 – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ
Horário: 11h30
Ingressos: Entrada franca