Início » Novembro Negro: Instituto GUETTO oferece ingressos para Poeira Pura e Renato Noguera em evento com muito samba e amor preto na Casa do Nando

Novembro Negro: Instituto GUETTO oferece ingressos para Poeira Pura e Renato Noguera em evento com muito samba e amor preto na Casa do Nando

por Redação
Renato Nogueira

Samba e Amor como formas da potência negra. Esta combinação parece boa pra você? Então, marque na agenda, pois no dia 25 de novembro, a partir das 19h, você vai poder curtir um pouco dos dois no centro do Rio de Janeiro. O evento, uma comemoração pelo Novembro Negro, é co-realizado pelo Instituto GUETTO, organização sem fins lucrativos que cria soluções em diversidade e inclusão para o fortalecimento de pessoas negras no setor público e privado no Brasil.

“Novembro já é conhecido como um mês que é marcado por protestos e denúncias dos constantes enfrentamentos pelos quais passamos, mas também temos na repercussão de novembro o desejo e a chance de reconhecer e celebrar nosso povo em sua sabedoria de cultivar encontros poderosos, a intelectualidade negra e os aquilombamentos. Foi o que motivou o Instituto GUETTO em 2022 a pensar nesse evento” reflete Bárbara Azeo, head de comunicação do Instituto.

Grupo Poeira Pura

Grupo Poeira Pura

Uma parceria entre a instituição, o filósofo Renato Noguera e o grupo Poeira Pura, que faz roda de samba baseada nos antigos fundamentos: sem microfone e sem palco. Se caracteriza por ser um samba vivo, pela diversidade, que abraça todas as formas de ser e amar.

O local do encontro não poderia ser outro: a Casa do Nando. Considerado um quilombo cultural urbano, o espaço foi criado pelo empresário, produtor cultural, chef e músico Fernando Luiz e já formou diversos coletivos além de artistas, que criaram e desenvolveram sua arte através de encontros e debates realizados no centro da cidade.

COMO VAI FUNCIONAR:

O GUETTO irá disponibilizar 1 lote de 80 ingressos gratuitos a partir da semana do dia 21/11, via Sympla. Os links para o evento serão divulgados através do instagram do Instituto GUETTO (@instituto_guetto) e da rede do Poeira Pura (@poeirapura).

Quem retirar os ingressos pelo link do Instituto, terá horário limite de chegada às 22 horas, ajudando a garantir o uso dos ingressos.

Para além desses 80, ainda será possível comprar ingressos normalmente respeitando a lotação.

A programação começa às 19h, com uma conversa sobre amor, com o filósofo, professor e escritor Renato Noguera (@noguera_oficial). Personalidade já querida e presente em diversas ações de fortalecimento da comunidade negra. Vai ter amor preto!

“No dia 25, vamos falar sobre a arte de amar. É muito importante falar de amor preto, porque a escassez de amor continua sendo um dos dispositivos mais poderosos do racismo. E investir no amor como tema do novembro negro é uma pauta politica revolucionária, significado é emblemático, porque indica amadurecimento político”.

A partir das 21h, a casa recebe o grupo Poeira Pura, que se apresenta por lá toda sexta-feira com o seu pagode posturado. Segundo seus membros, o grupo usa o samba como linha de frente dos debates da sociedade.

“O Poeira Pura é um pagode que nasce para reposicionar a imagem do samba e quebrar alguns estereótipos colados nele, principalmente, de ser um gênero cordial e simpático. Somos um pagode posturado e a raiva é o nosso combustível para mudar as coisas. Queremos colocar o samba na linha de frente dos debates da sociedade. Nascemos como roda, mas hoje, buscamos ser uma plataforma para realizar sonhos e mudanças sociais que tem o samba como o fio condutor”, explica Rogério Família, um dos mais antigos integrantes do grupo.

Para o Instituto GUETTO, a ação é uma ferramenta importante para celebrar vozes e nos vermos como símbolo de resistência mas também crescimento através da música, da palavra e da coletividade.

Além da música e da roda de conversa, o evento também contará com a venda de livros do filósofo convidado.

Serviço:

Roda de Conversa + Samba com Renato Noguera e Poeira Pura

Data 25/11 – Sexta feira

Horário: das 19h às 20h: Roda de Conversa / às 21h: Samba

Local: Casa do Nando – Quilombo Urbano (Rua Camerino 176, Centro)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via