Para ser um bom surfista, não basta conseguir se equilibrar na prancha, precisa ainda saber se posicionar, escolher a melhor onda e ter paciência. E assim também é no cenário musical. Cantora, compositora e multi-instrumentista.
Laura Finocchiaro, que se equilibra há mais de quatro décadas no mercado independente, teve de esperar 42 anos para lançar o single “Gayvotas Futebol Clube (Onda nova)”, feito em parceria com a escritora Cristina Santeiro para a trilha sonora do filme “Onda nova”, censurado em 1983.
Ao longo de sua carreira, o artista precisou se reposicionar diversas vezes para agora pegar esta onda perfeita: o single está disponível hoje, (27/03) em todas as plataformas digitais, exatamente na mesma data em que o longa-metragem entra em cartaz.
Laura Finocchiaro resgatou de seus salvos a fita de rolo onde a música foi gravada desde o início dos anos 1980. O áudio foi recuperado por Artur Jolly e masterizado por Carlos Freitas nos EUA. Agora, junto com a chegada do filme ao circuito comercial, a música estará no streaming por meio da plataforma Tratore, com distribuição do selo Sorte Produções (pré-save: tratore.ffm.to/ondanova ).
“Estou surfando nessa onda nova e lançando o single da canção de abertura desse filme, que é só prazer, sucesso e rebeldia!”, anima-se Laura, que também participou como figurante do filme. “Fui convidado para fazer figuração porque eu jogava futebol. Já durante as filmagens, precisei de um guitarrista e me aproveitei. Para fechar, eu
pediram para compor o tema de abertura do longa-metragem”, lembra o artista. O arranjador e produtor da trilha sonora do filme foi Luís Lopes.
A sinergia entre os dois lançamentos – da música e do longa-metragem ainda tem mais um detalhe. É que a capa do single, criada a partir de um frame do filme e da foto oficial do time Gayvotas Futebol Clube, foi desenvolvida por Helena Garcia, filha do diretor José Antonio Garcia.
O filme
Produzido no cenário fértil da Boca do Lixo, “Onda nova” é o segundo título da chamada “trilogia do desejo”, assinada por Ícaro Martins e José Antonio Garcia. A trama acompanha as jogadoras do fictício Gayvotas Futebol Clube, um tempo de futebol feminino fundado no ano em que o esporte foi finalmente regulamentado no Brasil, após quatro décadas de desclassificação. Em plena ditadura, os personagens enfrentam preconceitos de gênero e sexualidade dentro e fora de campo, enquanto se preparam para um confronto simbólico internacional contra a seleção italiana.
Entre as protagonistas, estão Carla Camurati e Cristina Mutarelli, acompanhadas por participações especiais de ícones que marcaram a época, como Regina Casé, Caetano Veloso e o locutor Osmar Santos. Em Gramado, as jogadoras também recebem o apoio de nomes históricos do futebol brasileiro, como Casagrande, Wladimir e Pitta – expoentes da Democracia Corinthiana.
Considerada “amoral” pela censura militar, a longa teve seu lançamento comercial original prejudicado, sendo interditada integralmente logo após exibição na 7ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 1983. Embora tenha sido frequentemente associada à pornochanchada por ter sido realizada na Boca do Lixo, “Onda nova” subverte esse gênero popular à recusa do moralismo sexista e celebra o desejo como potência de liberdade e identidade.
Laura Finocchiaro
A cantora gaúcha independente tem 19 álbuns lançados e, atualmente, produz e apresenta uma série de programas na web rádio Antena Zero. É “O Brasil de Laura”, em que ela vem destacando o trabalho de artistas mulheres. “Tenho realçado vozes femininas e independentes, buscando mostrar as mulheres novas da música brasileira e a comunidade do arco-íris também”, conta Laura, que segue fazendo shows com nova banda, enquanto prepara o lançamento do próximo single, também um resgate de quatro décadas atrás. É a música “Malabi”, parceria dela e Leca Machado, feita para a trilha do famoso programa TV Colosso, da TV Globo, que acaba de voltar ao streaming pela GloboPlay. Assim como o “Gayvotas Futebol Clube (Onda Nova)” está chamando a atenção dos jovens de hoje, o “Malabi” também vai focar nas novas gerações.
Serviço:
Lançamento do single “Onda nova”, de Laura Finocchiaro e Cristina Santeiro
Dia: 27 de março nas plataformas digitais
Pré-salvar : tratore.ffm.to/ondanova
Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=7WdTK-Et6uI
- Capa do single – “Gayvotas Futebol Clube (Onda Nova)” criada a partir de um frame do filme e da foto oficial do Gayvotas Futebol Clube, no ano de 1983, desenvolvida por Helena Garcia, filha do diretor José Antonio Garcia.