Núcleo da Ideia (NDI) patrocina Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio (MAR)

Com expertise na concepção e execução de iniciativas que unem criatividade, inovação e estratégia, a Núcleo da Ideia (NDI) está investindo em um projeto que promove educação, arte e conhecimento. A agência, uma das mais atuantes e premiadas no Rio de Janeiro, é patrocinadora da Escola do Olhar, espaço que atua como polo de formação continuada e centro de pesquisas e estudos no Museu de Arte do Rio (MAR), localizado na Praça Mauá, no Centro da cidade.

O projeto apresenta uma série de cursos, workshops, palestras, seminários nacionais e internacionais e oficinas teóricas e práticas, destinados a professores e estudantes da rede pública de ensino, moradores do Rio, artistas, pesquisadores, produtores culturais, museólogos, educadores e demais públicos interessados em conhecer as diversas manifestações culturais e artísticas contemporâneas, muitas delas exibidas no museu. Pessoas com deficiências, grupos identitários e moradores da região portuária também são contemplados em todas as ações da Escola do Olhar, que possibilita o encontro entre diferentes culturas, línguas e comunidades.

Na Escola do Olhar são desenvolvidas práticas pedagógicas, a partir da relação entre educação e arte, que buscam aprofundar a dimensão pública do museu e trazer para debate as questões mais urgentes da sociedade, em especial àquelas refletidas no campo cultural. São várias salas, de 20 a 120 pessoas.

Também fazem parte da programação visitas mediadas e atividades educativas; e ações voltadas para acessibilidade, diversidade, inclusão; formação e extensão universitária; pesquisa, documentação e publicações; cibercultura, tecnologia e linguagens. As atividades dão lugar a processos experimentais de criação artística e pedagógica, que visam potencializar as capacidades de cada um, assim como as múltiplas formas de aprender, gerar e partilhar conhecimento coletivamente.

“O patrocínio a este lindo projeto resulta do aumento de esforços de valorização da arte da cultura no Rio que a NDI tem feito e o compromisso com educação, cultura e democratização do acesso. As atuações da Escola do Olhar e mesmo do MAR integram arte e educação, um dos nossos princípios também aqui na agência”, ressalta a sócia-diretora Luciane Araújo.

Ela lembra que o museu será sede da segunda edição do projeto Nossa Língua Festival, iniciativa de intercâmbio sociocultural e educativo entre os países de língua portuguesa com diferentes ações colaborativas, como livro de arte, galeria virtual, exposição coletiva e documentário feito por iPhones – selecionado para o Festival de Cannes em 2016.

“O Nossa Língua é um movimento de intercâmbio social, cultural e econômico capaz de estimular alianças reais entre países que compartilham um idioma — e desafios, soluções e desejos de futuro. Unindo Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial, além de comunidades como Macau (China), Goa (Índia) e Galícia (Espanha), ativamos redes de criação, circulação e colaboração em todas essas regiões.”, explica Luciane. “O projeto conecta pessoas, territórios e oportunidades. E celebra a potência da língua portuguesa nas artes, na literatura, no cinema e na oralidade, mostrando que a diversidade cultural se apresenta como uma força de conexão, não de separação”, diz.

Com 20 anos de atuação no mercado, a Núcleo da Ideia (NDI) é uma das principais agências de comunicação do Rio de Janeiro, com expertise na concepção e execução de projetos culturais, eventos, feiras, fóruns, seminários, convenções, ativação de marcas, promoção, mídia e design, apresentando soluções inovadoras e criativas nas áreas de turismo, música, literatura, fotografia, audiovisual, corporativo, entre outras.

Sob o comando dos sócio-diretores, Luciane Araújo e Flávio Bidoia, a empresa cria e antecipa tendências, atuando como um hub de criação, destacando-se nos segmentos cultural, corporativo e institucional. Entre as especialidades, estão as ativações de marca, comunicação corporativa em feiras, simpósios e congressos, além da curadoria e desenvolvimento de projetos culturais autorais. Com o propósito de unir criatividade à estratégia na produção de grandes iniciativas, responde pelo planejamento, organização, execução e entrega final de cada projeto que assina, com excelência técnica, curadoria e identidade própria.

Reconhecida nacional e internacionalmente por premiações importantes do setor como os da Aberje, Ampro Globes Awards e Caio,  a NDI assina cases como Música para frente e Conecta o seu som (Bradesco); as exposições Museu Carmem Miranda e Afirmação Modernista (Funarj), e o espaço instagramável no Show do Século com Alok (TV Globo), entre outros. A agência também se destaca por projetos autorais, como o “Nossa Língua”, maior iniciativa de intercâmbio cultural entre falantes da língua portuguesa no mundo e o “Urbegrafia”, além de outros projetos especiais, de cunho cultural e de entretenimento, com a utilização das leis de incentivo à cultura do Brasil. Todos os trabalhos desenvolvidos são qualificados com a certificação ISO 9001 (Índice Internacional de Gestão e Qualidade na entrega de serviços), conquistada pela agência.

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio