Prestes a completar 20 anos, o bloco mais infantil do carnaval carioca ameaçou parar, mas não resistiu e vai novamente ocupar a Praça Pio XI, no Jardim Botânico para animar a criançada no dia 7 de fevereiro de 2026, das 10h às 14h. A vakinha já está ON esperando sua colaboração. Participe!
Depois dessa parada, o bloco traz novidades: a primeira é que depois de nove anos maravilhosos com Barbara Lau à frente, o Bloco da Pracinha agora terá o músico e psicólogo Bruno Benzaquem na direção musical.
– Barbara Lau decidiu se aposentar, mas vai continuar integrando a equipe do evento e dando ideias para o nosso evento. Por isso, achamos importante essa parada de um ano para reestruturar o bloco e voltar com novidades. São quase 20 anos e os apelos para voltarmos para a pracinha foram muitos. Não resisti. – afirma Chris Martins, idealizadora e coordenadora do bloco.
A nova banda é formada pelos músicos-educadores Cris Cardeal (voz), Hallisson Max (cavaquinho e guitarra baiana), Di Lutgardes (percussão), Miguel Cardeal (caixa), André Luiz Rosa (bateria), além do próprio Bruno (guitarra).
– Estamos animados em fazer parte do Bloco da Pracinha e queremos deixar o carnaval das crianças cheio de referências musicais importantes. Então, além das marchinhas, vamos apresentar ritmos variados como o frevo, o ijexá e o afoxé – afirma Bruno.
Considerado um dos mais importantes blocos infantis do carnaval carioca e, por isso mesmo, bastante procurado pelas crianças e suas famílias, o Bloco da Pracinha arrecadando verba através da vakinha on-line para pagamento dos músicos, som e estrutura. No repertório, só músicas que fazem parte do universo infantil e carnavalescas, como “O sapo não lava o pé”, “Mamãe eu quero”, “Alalaô” e “Chiquita Bacana”, entre outras. A oficina de customização de fantasia também está de volta, apostando em instrumentos reciclados.
O BLOCO DA PRACINHA é organizado por Christina Martins, também idealizadora do projeto Amigas na Praça um espaço de divulgação de atividades culturais infantis. Desde a sua primeira edição, em 2006, o bloco investe em uma programação voltada para a criançada no carnaval e a prioridade é só delas. Ao longo dos anos já passaram pela “concentração” o Meleka de Jacaré, o Circo Macaco Prego, a percussão das Meninas do Nós, sob o comando dos mestres Negueba e Welligton Alves e até o DJ da Lua já marcou presença, ano passado, com um setlist infantil. Até que, em 2016 Barbara Lau chegou com seu repertório totalmente focado no público infantil.
Compartilhe, divulgue, avise a mãe do amiguinho da creche, e também aquela vizinha que tem família grande. Quanto mais gente souber e puder colaborar, melhor!!! Mas vale o aviso: o bloco é para criança, são elas as verdadeiras donas da praça.
Marmanjo não tem vez.
Evoé, Bloco da Pracinha!!!
Um pedido da organização: nada de espuma!
Carnaval bom é com confete e serpentina.
BLOCO DA PRACINHA
DIA 7 DE FEVEREIRO – SÁBADO – DAS 10H ÀS 14H
PRAÇA PIO XI – JARDIM BOTÂNICO
ENTRADA FRANCA
Acesso pelo Posto de gasolina em frente ao Hospital da Lagoa, entre as ruas
Oliveira Castro e Conde Afonso Celso
Vakinha on-line: PIX: [email protected].
