“O Caminho de Buda”

foto: Luiz Moura
foto: Luiz Moura

Grupo Tecendo Contos apresenta no Teatro Glauce Rocha, de 02 a 24 de setembro – sáb. e dom às 16h a contação de história infantojuvenil “O Caminho de Buda”.

A contação aborda, em cinco episódios, a vida de Siddhartha Gautama: o nascimento, a infância, a juventude, a descoberta dos quatro sinais e a saída do palácio em busca da sabedoria.

Siddhartha Gautama nasceu  no século VI, 563 anos a.C, em Lumbini, fronteira entre a Índia e o Nepal. Era um príncipe, filho único da rainha Maya e do rei Suddhodana, líder do clã Shakya, cuja capital era Kapilavastu.

Acostumado ao ambiente de luxo e conforto do palácio e à superproteção de seu pai, sai um dia a passeio para além dos muros do palácio e se depara com a vida das pessoas em vilarejo pobre. Neste lugar, testemunha a velhice, a doença, a morte. E, ainda, a sabedoria, na vida liberta das paixões e desejos.

Ao completar 29 anos, decide abandonar o palácio. Recusa o título de príncipe e parte em busca da sabedoria e do sentido da vida.

O conteúdo da história do príncipe Siddhartha é atual, com suas reflexões, suas inquietações e sua busca para a transformação. Os recursos cênicos utilizados são tapete, bonecos lúdicos e sonoridades executadas ao vivo com violão, percussão e sinos. A dramaticidade das cenas é apresentada com alegria e comicidade, tornando a contação um momento prazeroso ao público presente.

O grupo é integrante do MAMI – Movimento Artístico Musical para a Infância, formado por artistas que produzem e atuam em espetáculos, contação de histórias e shows infantis.

Além da contação, o grupo realizará, 15 minutos antes da sessão, uma breve oficina de origami destinada a crianças e adultos.

Episódios abordados no conto:

–  Nascimento:  A rainha Maya dá à luz à Sidarta. Os magos do palácio apresentam a premonição de que a criança abandonará a riqueza e o luxo e se tornará um iluminado.

– Infância: Sidarta vive em um mundo artificial, criado pelo pai que o cerca de mimos. Até os 10 anos de idade, ele só conhece pessoas saudáveis, belas e ricas, quando sai pela primeira vez do palácio e conhece a vida simples das pessoas no campo.

– Juventude: Sidarta casa-se aos 16 anos com a princesa Yasodhara e nasce seu único filho, Rahula. Mesmo com todo o conforto, riqueza e poder, Sidarta sente-se aflito, pois sabe que tem outro destino fora do palácio.

Os quatro sinais: Aos 29 anos, apesar da superproteção do pai, que lhe proporciona poder, dinheiro e prestígio, sai do palácio e conhece um vilarejo pobre, onde testemunha cenas inevitáveis a qualquer um: doença, velhice e morte.

– Saída do palácio: O príncipe decide então abandonar a vida no palácio e sai em busca de respostas sobre o sentido da vida: quais as causas do sofrimento do homem e qual o caminho da transformação.

Atividade paralela – Oficina origami

Quinze minutos antes da sessão, o grupo realizará, com o público, uma breve oficina com manuseio fácil da técnica de origami.

Duração: de 10 a 15 minutos

O grupo Tecendo Contos conta com a participação do artista maranhense Rodney Mariano, músico, compositor e ex-radialista. Foi parceiro de Zé Zuca por mais de 35 anos, com várias apresentações no Programa de auditório para crianças chamado “Zé Zuca e a Rádio Maluca” e em turnês pelo Brasil. Como músico e ator tem vários trabalhos desde que aqui chegou, trazendo composições carregadas da cultura maranhense.

Atualmente, é membro do MAMI – Movimento Artísitico Musical pela infância, participando como músico em diversos espetáculos realizados no Centro de Referência da Música Carioca, Teatro do Parque das Ruínas e Teatro do Café Pequeno. Em o “Caminho de Buda” assina a direção musical e como músico convidado.

 

“O Caminho de Buda”
Texto e direção: Élida Cândido
Grupo Tecendo Contos: Élida Candido e Valéria Gonçalves
Direção musical e músico convidado: Rodney Mariano
Duração: 50 minutos
Livre. A partir de 6 anos.
Teatro Glauce Rocha – Av. Rio Branco, 179 – Centro, Rio de Janeiro – Telefone(21) 2220-0259
Sáb. e dom. às 16h. (15 minutos antes haverá oficina de origami, senha às 15h40)
R$ 20,00 (inteiro), (meia entrada conforme legislação vigente)
R$ 10,00 (família com crianças; filipeta promocional)
Temporada reestreia: de 02 a 24 de setembro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here