O Centro Cultural Justiça Federal inaugura a exposição individual “Amarelo: emergências e afetos”, da artista Manu Alves

por Redação

A pesquisa de Manu Alves transita entre a poesia e a crítica, e propõe diálogos entre estes dois contrapontos utilizando diferentes mídias, como pintura, instalação, desenho e fotografia.

De um ângulo, os trabalhos promovem uma crítica ambiental, sinalizando a insensibilidade do homem à sua própria existência, discutindo a destruição do meio ambiente, bem como o distanciamento e a profunda dependência humana da natureza.

A artista investiga o universo de seres polinizadores, e constrói sua pesquisa a partir deste curioso mundo entomológico.

As abelhas, responsáveis por mais de 70% da polinização do planeta e, portanto, diretamente relacionadas à existência do próprio homem na terra, estão à frente da narrativa da artista.

Manu frequentou, em grande parte de sua pesquisa de campo, meliponários e apiários, dando luz, em suas obras, aos personagens deste mundo à parte, bem como os signos que pertencem ao campesinato. Neste ângulo, está a poesia. A nostalgia da roça, o cotidiano afetivo do campo, o som da terra, as texturas naturais, o cafezinho, as mudinhas nascendo de maneira improvisada, além de muitos outros signos que acompanham esse cotidiano repleto de nuances e detalhes.

Em Amarelo – Emergências e afetos, estarão expostas 28 pinturas e 2 instalações, umas das quais, Latente, é uma obra sonora e interativa.

A artista

Manu Alves (SP/1988), cursou a escola de Belas Artes da UFRJ (2008-2011). Estudou no Paço Imperial, Parque Lage e Saracura. Participou, entre 2014 e 2019, de diversas exposições coletivas e salões de arte. Em 2019, ganhou o Prêmio aquisição no 47º Salão de Arte Luiz Saciolotto, em Santo André. Participou da Residência Casero – Ocupação Rarefeito, no Parque Nacional de Itatiaia. Fez sua 1º mostra individual no Centro Cultural Correios, e fará a próxima em julho no CCJF/RJ.

Serviço

Abertura:
1º de julho às 15h
Período de visitação:
2/7 a 13/8
Horário:
terça a domingo das 11h às 19h
Público-alvo:
interessados em arte contemporânea e questões ambientais
Classificação indicativa:
livre
Valor:
gratuito
Local:
galeria do primeiro andar
Artista:
Manu Alves
Curadoria:
Osvaldo Carvalho
Endereço:
Avenida Rio Branco 241, Centro – Rio de Janeiro – RJ

Telefone:
(21) 3261-2550

*A exposição fez parte do regulamento do CCJF divulgado em 2020 para ocupação de espaço no ano de 2021. No entanto, por conta da pandemia de COVID-19 só pôde ser realizada este ano.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via