Em sua edição histórica de 10 anos, o festival reafirma seu papel de plataforma para o cinema fantástico nacional, abrindo tela e debate para novos realizadores e consagrados mestres do gênero. O troféu Cramulhão, inspirado no folclore e no imaginário popular, é a recompensa simbólica para filmes que não têm medo de mergulhar no escuro para encontrar outras verdades. Este ano, a curadoria de Carlos Primati apresenta quatro longas e quatro curtas brasileiros em competição – obras que exploram viagens no tempo, terrores cósmicos, monstros, silêncios inquietantes e cidades onde o insólito espreita em cada esquina.
O homenageado Anselmo Vasconcelos
O homenageado da vez é o ator Anselmo Vasconcelos, nome que atravessa a história do cinema brasileiro em personagens marginais, resilientes e perturbadoramente humanos. Sua conexão com o fantástico, marcada pelo papel em O Segredo da Múmia (1982), ecoa como um tributo à coragem de artistas que assumem a contramão e transformam estigma em potência.
No campo internacional, o festival mergulha nas águas turvas do clássico O Monstro da Lagoa Negra (Creature from the Black Lagoon, 1954), exibindo a trilogia original e uma seleção de obras que foram contaminadas pela criatura anfíbia mais popular do cinema. O monstro, afinal, nunca deixou de ser atual: metáfora do medo do outro, da obsessão científica e da própria condição humana.
O Monstro da Lagoa Negra
O júri oficial reúne nomes de diferentes linguagens: a atriz e diretora Beatriz Mussi Grigorevski, o quadrinista Cisko Diz e o produtor/DJ underground Sergio Leandro, ao lado do júri da ACRRJ, composto pelos críticos Ana Rodrigues, Ricardo Cota e Rodrigo Fonseca. O público, claro, também terá a palavra final em sua própria escolha.
Ao longo de uma década, o Rio Fantastik Festival construiu não apenas uma programação, mas um território de resistência cultural. Porque em tempos de algoritmos domesticados e realidades pasteurizadas, um festival de cinema fantástico é também um ato político: um convite para desafiar certezas, encarar monstros e, quem sabe, encontrar beleza no que nos assusta.
De 15 a 22 de outubro, no Estação NET Botafogo 2 – PROGRAMAÇÃO
15/10 – Quarta-feira
20h O Monstro da Lagoa Negra (79 min)
16/10 – Quinta-feira
19h Competição: Esta noite minha alma partida (21 min) + Consequências paralelas (79 min)
21h A revanche do monstro (82 min)
17/10 – Sexta-feira
19h Competição: Silêncio (16 min) + Quarta-feira de cinzas (93 min)
21h À caça do monstro (78 min)
18/10 – Sábado
19h Competição: Gorro vermelho na lua cheia (20 min) + Ogiva: O mundo não é mais nosso (80 min)
21h Terror beneath the sea
19/10 – Domingo
19h Competição: Trapiche (20 min) + Nosferatu (88 min)
21h Octaman (79 min)
20/10 – Segunda-feira
18h Premiação
19h A ilha dos homens-peixe (100 min)
21h Criaturas das profundezas (80 min)
21/10 – Terça-feira
19h Creature feature – 60 years of the Gill-Man (74 min)
20h30 A forma da água 123 min)
22/10 – Quarta-feira
19h A pele fria (108 min)
21h Orang ikan (83 min)
Filmes em Competição
Longas:
Consequências paralelas, de Gabriel França e CD Vallada (Brasil, 2025). Com Carol Macedo, Felipe Hintze, João Fenerich e participação especial Camila Morgado.Thriller/Ficção Científica. Sinopse: Viajar no tempo é muito mais perigoso do que parece. Max e seus amigos, Pedro e Bruna, descobrem uma improvável máquina do tempo e, movidos pela curiosidade, decidem testá-la. Mas o que parecia uma aventura se transforma em um pesadelo quando Pedro, de forma súbita e inexplicável, passa a querer matar Max. Sem entender os motivos por trás da mudança, Max se vê preso em um ciclo de sobrevivência onde sua única saída é voltar alguns segundos ao passado — repetidamente — em busca de respostas que possam salvá-lo. À medida que mergulham em uma linha temporal instável, onde cada escolha pode ser fatal, os três amigos enfrentam verdades obscuras sobre si mesmos e sobre o peso das consequências que criam. 79 minutos. 16 anos.
Nosferatu, de Cristiano Burlan (Brasil, 2025). Com Rodrigo Sanches, Helena Ignez, Jean-Claude Bernardet.Terror. Sinopse: Nosferatu chega a uma nova cidade fugindo de Van Helsing. Ele traz consigo não só sua maldição, mas fantasmas do passado, que o atormentam. Nessa fuga, ele mergulha numa dança macabra à procura de uma atriz, com isso enfrenta o horror da eternidade e a dor de uma existência sem fim. 88 minutos. 12 anos.
Ogiva: O mundo não é mais nosso, de Cadu Rosenfeld (Brasil, 2025). Com Sara Antunes, Lenita Oliver, Mori Meirelles.Ficção Científica/Horror. Sinopse: Quando os monstros chegaram, as ogivas foram lançadas. Quase uma década depois, a ex-policial Pilar luta por sobrevivência em um mundo devastado, agarrada aos fragmentos de esperança que ainda lhe restam, enquanto um novo propósito brota em seu coração. Entre criaturas alienígenas e homens sem sanidade, o grande conflito de Pilar permanece em sua própria cabeça: Qual a razão de continuar lutando? 80 minutos. 16 anos.
Quarta-feira de cinzas, de Fabio Brasil (Brasil, 2025). Com Kéfera Buchmann, Thiago Tomé, Juliano Laham.Suspense. Sinopse: Três irmãos embarcam em uma viagem durante o carnaval. A jornada deles toma um rumo inesperado quando param em uma cidade misteriosa, aparecem em uma festa sem convite e acabam envolvidos na morte de uma mulher cujo corpo termina no porta-malas de seu carro. 93 minutos. 16 anos.
Curtas
Esta noite minha alma partirá, de Igor Vasco (Brasil, 2025). Com Aguida Aguiar, Andarilho Cha, Julio Cesar Perrud.Terror/Horror/Suspense. Sinopse: Em seu último dia de trabalho como empregada doméstica, a jovem Kumani presencia situações estranhas na casa de seus patrões. Mal sabe ela que seu destino pode estar em risco. 21 minutos. 14 anos.
Gorro vermelho na lua cheia, de Vitor Meloni (Brasil, 2025). Com Tamara Malunga, Leandro Caris, Ester Hadassa.Fantasia/Terror. Sinopse: Paulinha busca uma solução nos ensinamentos antigos da avó para proteger sua família na próxima lua cheia. Sua mãe precisa tomar uma decisão sobre as terras da família pois é assediada pelo agronegócio. 20 minutos. 10 anos.
Silêncio, de Julio Martins (Brasil, 2025). Com Marcella Freire, Laura Paro, Mariana Campinho.Terror Psicológico. Sinopse: Valéria é uma jovem infeliz e conformada, que repentinamente começa a ouvir uma voz misteriosa e se ver em lugares pitorescos e passa a questionar algumas de suas escolhas pessoais. 16 minutos. 12 anos.
Trapiche, de Tomás Walper Ruas, Thomas Machri (Brasil, 2025). Com Vinícius Wester, Matteo Mazzon.Suspense/Horror Cósmico. Sinopse: Com a chegada de um barco misterioso vindo da lagoa, dois amigos têm sua noite interrompida por horrores inexplicáveis, enfrentando as forças sobrenaturais de uma ameaça desconhecida. 20 minutos. 14 anos.
71 Anos do Monstro da Lagoa Negra e Inspirações
– O monstro da lagoa negra (Creature from the black lagoon), de Jack Arnold (EUA, 1954). Com Richard Carlson, Julie Adams, Richard Denning. Horror/Ficção científica. Sinopse: Uma estranha criatura pré-histórica se esconde nas profundezas da selva amazônica. Um grupo de cientistas tenta capturar o animal e levá-lo para a civilização, a fim de estudá-lo. 79 minutos. 14 anos.
A revanche do monstro (Revenge of the creature), de Jack Arnold (EUA, 1955). Com John Agar, Lori Nelson, John Bromfield.Horror/Ficção científica. Sinopse: Capturada, a criatura da lagoa negra é transformada em atração de aquário e acaba escapando. 82 minutos. 14 anos.
À caça do monstro (The creature walks among us), de John Sherwood (EUA, 1956). Com Jeff Morrow, Rex Reason, Leigh Snowden.Horror/Ficção científica. Sinopse: Um cientista captura a criatura e a transforma em respirador de ar. Mas ela escapa e começa a matar. 78 minutos. 14 anos.
Terror beneath the sea (Kaitei daisensô), de Hajime Sato (Japão/Itália/EUA, 1966). Com Sonny Chiba, Peggy Neal, Franz Gruber.Ficção científica/Horror. Sinopse: Um grupo de moradores da superfície chega a uma cidade subaquática governada por um cientista louco e seus servos anfíbios. 90 minutos. 14 anos.
Octaman (Octaman), de Harry Essex (México/EUA, 1971). Com Pier Angeli, Kerwin Mathews, Jeff Morrow.Horror/Ficção científica. Sinopse: Pesquisadores descobrem uma estranha mutação entre homem e polvo que começa a aterrorizá-los. 79 minutos. 14 anos.
A ilha dos homens-peixe (L’isola degli uomini pesce), de Sergio Martino (Itália, 1979). Com Barbara Bach, Claudio Cassinelli, Richard Johnson.Horror/Aventura/Ficção científica/Ação. Sinopse: Criaturas aquáticas ameaçam a existência de outros seres em uma ilha misteriosa. 100 minutos. 14 anos.
Criaturas das profundezas (Humanoids from the deep), de Barbara Peeters, Jimmy T. Murakami (EUA, 1980). Com Doug McClure, Ann Turkel, Vic Morrow.Horror/Ficção científica. Sinopse: Criaturas marinhas humanoides começam a matar pessoas em uma vila de pescadores, além de estuprar mulheres. Cabe a seus moradores e a um biólogo que visita o local enfrentá-los. 80 minutos. 14 anos.
Creature feature – 60 years of the Gill-Man, de Matthew Crick (EUA, 2014). Com Julie Adams, Bob Burns, Ben Chapman.Documentário. Sinopse: O filme documenta a era em torno da criação, marketing e distribuição do influente filme de terror “O monstro da lagoa negra” e das duas sequências que se seguiram. 74 minutos. 14 anos.
A forma da água (The shape of water), de Guillermo del Toro (EUA/México, 2017). Com Sally Hawkins, Octavia Spencer, Michael Shannon.Fantasia/Romance/Conto de fadas. Sinopse: Em um laboratório secreto do governo, uma mulher desenvolve uma estreita relação com uma criatura aprisionada. 123 minutos. 14 anos.
A pele fria (Cold skin), de Xavier Gens (Espanha/França, 2017). Com Ray Stevenson, David Oakes, Aura Garrido.Horror/Ação/Ficção científica. Sinopse: Um rapaz que chega a uma ilha remota para trabalhar como observador climático acaba tendo de defender a torre de observação das criaturas mortíferas que habitam as praias. 108 minutos. 14 anos.
Orang ikan, de Mike Wiluan (Singapura/Indonésia/Japão/
SERVIÇO
10º Rio Fantastik Festival – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro 2025
De 15 a 22 de outubro
Preço por sessão: R$ 18
Estação NET Botafogo 2
Rua Voluntários da Pátria, 88
Classificação: confira a programação