“Prego de Linha”, documentário ficcional, dirigido pelo cineasta Luiz Antonio Cavalheiro, terá estreia no dia 21 de dezembro (sábado), às 19 horas, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense (Av. Raul Veiga, 243 – Centro), durante o 1º Festival de Cinema do Mato, no município de Cordeiro/RJ. O curta-metragem foi inspirado em um prego de linha encontrado em julho de 2023, no caminho da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, e resgata importantes histórias do período que cortou a cidade por 85 anos (1875 a 1960).
Tendo como locações a Ponte de Ferro e a Estrada Velha entre as cidades de Cordeiro e Monnerat, e a Ponte Seca, em Sumidouro, o documentário destaca a importância para o crescimento social e econômico e também para as muitas famílias cordeirenses que tiraram o sustento de seus descendentes com o trabalho na ‘linha do trem’.
Os pregos de linha são projetados para fornecer uma conexão segura e duradoura entre os trilhos e os dormentes; são responsáveis por manter os trilhos alinhados e nivelados, suportando as cargas e tensões resultantes do tráfego ferroviário. A importância do prego de linha para a segurança da malha ferroviária pode, metaforicamente, se equipara a história de trabalhadores que, de sol a sol, entregaram a força e o suor de suas lidas diárias enquanto funcionários da empresa de trem.
Para reunir o material para a produção do curta, foram entrevistados ao longo de meses seis trabalhadores e familiares que viveram na época em que a linha do trem ainda funcionava: Maria da Glória Ferreira, Renata Neves, Gilson Guimarães, Hélio de Carvalho, Hélio Farinha e Luiz Gonzaga. Os relatos levaram a caminhos inimagináveis, que agora se eternizam em um produto audiovisual muito bem executado por uma equipe sensível e comprometida com a preservação da memória.
A direção-geral e de arte, edição, roteiro, pesquisa e textos ficaram a cargo do cineasta Luiz Antonio Cavalheiro; produção de Cássio Campos; direção de fotografia, edição geral e de som de Bruno Caputo; trilha sonora de Allan Ramos; operador de drone e filmmaker, Bruno Teixeirão; interpretação de libras por Fernanda Venturino; e ainda contou com textos da professora e historiadora Madalena Tavares.
O documentário “Prego de Linha” é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, contemplado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo do município de Cordeiro/RJ, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cordeiro – Secretaria Municipal de Cultura de Cordeiro.
CINEASTA
Luiz Antonio da Silva Cavalheiro formou-se em Direção de Cinema pela Academia Internacional de Cinema, em 2021. Em 2004, ele já foi premiado e o único representante do Rio de Janeiro no Concurso Nacional “Revelando os Brasis – Ano I”, de revelação de talentos e inclusão audiovisual, realizado pelo Ministério da Cultura. Com o prêmio, dirigiu e roteirizou o curta-metragem “A Hora das Almas”. Em 2005, foi assistente de direção do curta-metragem “Uma História de Fogachos, Queijinhos e Miranda”, do diretor Ângelo Pessoa, no Concurso Nacional “Revelando os Brasis – Ano II”.
Em 2007, Luiz Antonio foi colaborador do site de cultura “Overmundo”, com publicações em destaque; em 2011, teve a crônica “Chico Doido” publicada na Coletânea Cidade Amada, organizada pelo professor Arnaldo Niskier, da Academia Brasileira de Letras. Cavalheiro também é professor de Língua Portuguesa e Literatura na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro; Pós-graduado em Educação Infantil pela Universidade Castelo Branco/Iesde e licenciado em Língua Portuguesa/Literatura pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia; possui MBA em Gestão Empreendedora em Educação, pelo Sesi/UFF; e atualmente também se dedica à literatura com contos publicados na plataforma de internet Wattpad.
SERVIÇO
- Estreia “Prego de linha” (curta-metragem – documentário ficcional) Data: 21 de dezembro (sábado)
- Horário: 19 horas
- Local: sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense (Av. Raul Veiga, 243 – Centro)
https://www.instagram.com/prego.delinha