Mais diversas e inclusivas – graças a uma bem-sucedida política de cotas e bolsas para o ensino superior, as universidades brasileiras se tornaram um espaço fervilhante de novas ideias e projetos idealizados por quem até pouco tempo ainda estava à margem das oportunidades. A expansão do “fazer cinema” – com novas mídias e formas de narrativas audiovisuais – também ampliou a capacidade do mercado de absorver profissionais e conteúdo de qualidade. É nesse cenário que surge o “Fala Tu Lab”, uma correalização da Matizar Filmes com a Baluarte Cultura. A Iniciativa também conta com o apoio da Paradiso Multiplica, Festival do Rio, Canal Curta e Solar dos Abacaxis.
O programa vai apoiar quatro projetos documentais, cada um com um subsídio de R$ 14 mil e a participação em um curso de formação com grandes nomes do cinema nacional. A ideia é estimular estudantes cotistas de universidades públicas e bolsistas do PROUNI de universidades privadas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro a criar documentais autorais, especialmente aqueles de narrativas não convencionais —como filmes experimentais, interativos, performativos e poéticos.
Serão selecionados até 12 projetos para apresentação ao grupo de jurados e, em dezembro, anunciados os quatro finalistas. Todos os detalhes poderão ser acompanhados nas redes sociais da Matizar Filmes e da Baluarte Cultura.
O programa de formação com duração de quatro meses contará com a mentoria de renomados profissionais da indústria como Allan Ribeiro e Milena Manfredini, além de aulas com Mariana Baltar e Lívia Goulart.
“Fala Tu, nosso primeiro filme, celebra 20 anos e para comemorar estamos lançando esse laboratório de apoio a novos projetos de cinema”, diz Nathaniel Leclery um dos fundadores da Matizar Filmes e autor do argumento do Fala Tu.
“Eu espero que os filmes e processos do Fala Tu Lab sejam tão transformadores para seus realizadores e personagens quanto foram para mim e Nathaniel Leclery e para o Macarrão, a Combatente e o Thogun Dj A.”, diz Guilherme Coelho diretor de Fala Tu e cofundador da Matizar.
“Em 2004, a Matizar trouxe para as telas a vida e o sonho de quatro jovens rappers da Zona Norte do Rio, no premiado documentário “Fala Tu”. Vinte anos depois, queremos novamente a juventude em foco, agora atrás das câmeras”, diz Mariana Ferraz, produtora executiva da Matizar
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 14 de outubro a 14 de novembro no site www.matizar.com.br/falatulab. Os curtas-metragens finalizados terão estreia em uma sessão especial em sala de cinema, celebrando o talento e as histórias desses novos cineastas.
SERVIÇO
Fala Tu Lab
Período de inscrição: 14/10 a 14/11
Edital e inscrições: www.matizar.com.br/falatulab
Matizar Filmes
A Matizar Filmes nasceu em 2004 com o desejo de produzir cinema e televisão que instiguem reflexões profundas sobre questões relevantes para o Brasil. A trajetória da Matizar é marcada por documentários importantes como “Jogo de Cena” e “Moscou”, do renomado documentarista Eduardo Coutinho, e “Fala Tu” e “PQD”, de Guilherme Coelho. Nos últimos dez anos, a produtora passou a realizar também filmes de ficção, como “Órfãos do Eldorado”, de Guilherme Coelho, e “Retrato de um Certo Oriente”, de Marcelo Gomes. Este último está atualmente em circulação por festivais em todo o mundo, tendo estreado no Festival de Cinema de Rotterdam, e premiado com Menção Especial no Cinélatino de Toulouse. A Matizar é também produtora associada do longa-metragem “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, exibido na competição do principal prêmio do Festival de Cannes 2024, a Palma de Ouro.
Baluarte Cultura
A Baluarte é uma empresa que trabalha para um mundo com mais equidade. Através de parcerias multissetoriais e práticas sustentáveis alinhadas à Agenda 2030 da ONU, criamos soluções customizadas de impacto social. Somos realizadoras de programas e projetos de cultura e educação, e uma consultoria para empresas, institutos e projetos. Em 19 anos de atuação, já realizamos projetos que beneficiaram mais de três milhões de pessoas em todo o Brasil. Empresa B certificada desde 2015, a Baluarte também é signatária do Pacto Global e foi uma das vencedoras do prêmio Movimento Salário Digno da Rede Brasil do Pacto Global em 2024.