O Festival Respira Rio transforma a Avenida Chile em uma prévia do futuro da cidade com ar puro e baixas emissões

  • Novas árvores, obras de arte e instalações criativas relacionadas ao ar puro revitalizarão a Avenida Chile no dia 1º de novembro.
  • O Festival Respira Rio dará aos moradores a primeira oportunidade de opinar sobre o futuro Distrito de Baixas Emissões do Rio.
  • Os cariocas também poderão apreciar apresentações do icônico grupo de dança Baile Black Bom, jogadores de futebol freestyle e muito mais.

A Avenida Chile, no centro do Rio, passará por uma transformação temporária no dia 1º de novembro para oferecer aos cariocas a primeira chance de experimentar os benefícios do futuro Distrito de Baixa Emissão e a oportunidade de dar sua opinião sobre a definição de seus planos.

O Distrito de Baixa Emissão será o primeiro do tipo no Brasil, cobrindo a maior parte do centro da cidade e conectando as zonas norte e sul da cidade. Ele enfrentará a poluição do ar de frente e proporcionará uma renovação total da área por meio da inclusão de ciclovias, caminhos mais seguros para pedestres, ampliação de áreas verdes e aumento do uso de veículos elétricos.

Esse esforço faz parte da colaboração da cidade com o Breathe Cities, uma iniciativa conjunta da Bloomberg Philanthropies, Clean Air Fund e C40 Cities — para usar dados de qualidade do ar e contribuições da comunidade para limpar o ar do Rio.

O Distrito de Baixa Emissão será entregue em fases – com planos finais previstos para 2026 e implementação prevista para cobrir 2,3 km² até 2030.

Por meio do Breathe Cities, a cidade também está trabalhando para acelerar a eletrificação dos ônibus públicos, com a aquisição dos primeiros ônibus elétricos, prevista para começar no próximo ano. A parceria ajudou a fortalecer a abordagem da cidade, que prioriza os dados, levando redes de monitoramento da qualidade do ar para novas áreas do Rio, incluindo aquelas mais afetadas pelo ar tóxico.

O Festival Respira Rio acontece na véspera da reunião de centenas de prefeitos na Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, como parte do Fórum de Líderes Locais da COP30, co organizado pela Bloomberg Philanthropies e pela Presidência da COP30, tornando o Rio um exemplo vivo de liderança local em ação.

A Avenida Chile fica no coração do plano do Distrito de Baixa Emissão do Rio e representa grande parte da espinha dorsal cultural e econômica da cidade. Enquanto durante a semana a avenida é movimentada e cheia de energia, à noite e nos fins de semana a história é diferente, pois ela costuma ser muito mais tranquila, com pouca atração para turistas ou moradores locais.

O Festival Respira Rio, organizado pela Breathe Cities e pela cidade do Rio, dará uma nova vida à Avenida e convida cariocas de todas as classes sociais a experimentar como a reutilização da rua pode estimular a conexão da comunidade, melhorar a saúde dos moradores e enfrentar desafios sociais.

O prefeito Eduardo Paes participará do evento, que acontecerá das 10h às 16h. Haverá apresentações emocionantes, jogos esportivos interativos, palestras informativas com especialistas em saúde e muito mais. Os destaques incluem:

  • Instalações temporárias que dão vida a uma Avenida Chile revitalizada, desde obras de arte criativas até novas árvores e instalações nas ruas que mostram temas importantes relacionados ao Distrito de Baixa Emissão, incluindo poluição do ar e saúde.
  • Oportunidades para os moradores compartilharem suas ideias sobre o que gostariam de ver no futuro Distrito de Baixa Emissão.
  • Uma apresentação do icônico Baile Black Bom, conhecido pelo passinho, um estilo de dança enraizado na cultura do Rio. Eles também oferecerão uma oficina gratuita para os participantes aprenderem e dançarem essa tradicional dança urbana brasileira.
  • Manobras de futebol freestyle, apresentação e sessões de habilidades com Jonathas Bonela.
  • Estandes “Pergunte ao especialista” para os moradores aprenderem mais sobre a poluição do ar, seus impactos e as medidas que a cidade está tomando.
    O evento será seguido por uma consulta pública formal sobre a qualidade do ar, que servirá de base para os planos do Distrito de Baixa Emissão, a serem acordados em 2026.

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, disse: “À medida que nos aproximamos da COP30, tenho orgulho de mostrar como o Rio está dando o exemplo na luta contra a poluição do ar. Por meio da parceria com a iniciativa Breathe Cities, estamos criando o primeiro Distrito de Baixa Emissão do Brasil e ampliando o monitoramento da qualidade do ar em toda a cidade — melhorando a saúde e a qualidade de vida de moradores e visitantes. Esse esforço se soma ao nosso plano de longo prazo para revitalizar a área central — desde a renovação da Zona Portuária, lançada há 15 anos, até o recente programa Reviver Centro — tornando essa parte da cidade mais limpa, segura e vibrante para viver, trabalhar e visitar.”

Osmar Lima, secretário de desenvolvimento econômico do Rio Janeiro, afirmou que “O Distrito de Baixa Emissão no Centro, desenvolvido em parceria com o Breathe Cities, reforça nossos esforços para atrair mais cariocas a viver nessa região — mostrando que é uma área estratégica da cidade, repleta de novas oportunidades.”

Larissa Amorim, coordenadora executiva da Casa Fluminense, disse: “Viver em uma cidade com ar mais saudável, viajar em um sistema de transporte público acessível, seguro e limpo é o desejo de todos os residentes e passageiros, especialmente na periferia da cidade. Expandir as ciclovias, melhorar a acessibilidade para pedestres e substituir as frotas de ônibus por veículos com emissão zero são passos fundamentais para tornar as cidades mais respiráveis até 2030. Para isso, esperamos que um projeto importante como o Breathe Cities possa avançar em sua contribuição para o monitoramento da qualidade do ar, do centro da cidade até os arredores.”

Breathe Cities

O Breathe Cities é uma iniciativa pioneira do Clean Air Fund, C40 Cities e Bloomberg Philanthropies para limpar o ar, reduzir as emissões de carbono e melhorar a saúde pública em cidades de todo o mundo. Lançada em junho de 2023 por Michael R. Bloomberg, enviado especial do secretário-geral da ONU para ambição e soluções climáticas e fundador da Bloomberg Philanthropies, e pelo prefeito de Londres e copresidente da C40 Cities, Sadiq Khan, a iniciativa tem como objetivo eliminar barreiras à ação e garantir que comunidades em todo o mundo tenham acesso a ar limpo.

A Breathe Cities reúne dados sobre a qualidade do ar, comunidades e líderes municipais para reduzir a poluição do ar e as emissões causadoras do aquecimento global em 30% nas cidades participantes até 2030, em comparação com os níveis de 2019, o que evitaria 55.000 mortes prematuras e cerca de 111.000 novos casos de asma em crianças, economizaria US$ 147 bilhões em hospitalizações e mortes evitadas e evitaria até 394 megatoneladas de emissões de CO2e. Para saber mais, visite nosso site ou siga-nos no X, Instagram e Facebook.

Related posts

Palestra e evento musical abrem o projeto UPLOAD no Futuros – Arte e Tecnologia neste sábado, 25

Liderado por Klebber Toledo e Di Ferrero, festival gratuito chega à Barra da Tijuca unindo esporte, sustentabilidade e cultura

Projeto social oferece 50 vagas para workshop gratuito de maquiagem artística com a temática festa infanti