O Jantar, de Kyra Karru, no Teatro Candido Mendes

Na próxima quarta-feira (dia 26 de Julho/2023, 20h) será apresentado no Teatro Cândido Mendes de Ipanema (Rua Joana Angélica 63) o drama O JANTAR, que aborda as questões do comportamento humano perante uma situação extrema envolvendo a presença do dinheiro, ou a falta dele.

Ambientada na década de 80 na cidade do Rio de Janeiro, O JANTAR narra a relação de uma empregada nordestina com seus patrões, após ser acusada e mantida presa por conta do desaparecimento de algo que nem ela sabe o que é.

O texto além de abordar a relação de empregado e patrão, mostra a relação entre policiais e prisioneiros, além de trazer, mesmo que indiretamente, questionamentos que atravessam as questões de gênero, de etnia e de poder.

Com uma linguagem não realista e intimista, onde os recursos cênicos, com muitos signos, se tornam a extensão do corpo e fala dos atores, O JANTAR traz também uma forte crítica sobre confiança, poder e perdão.

Sinopse:

Um jantar, uma patroa, uma empregada recém-chegada do Nordeste. Um crime. Uma acusação e uma suspeita julgada pelas mãos dos homens, uma trama passada na década de 80, a trajetória de ‘Alma’, uma jovem sonhadora, cruza com a história de três jovens, todos com 20 anos, de diferentes classes sociais, como ‘Branca’, ‘Mira’ e ‘Marcos’, e mostram o que é, o que a inveja, a diferença de classe social e o preconceito fazem com o ser humano.

Após algum tempo no emprego, durante um jantar, ‘Alma’ é acusada de roubo e, mesmo sem provas, é mantida em cárcere privado pela própria patroa com o aval de um delegado da cidade.

Meses depois, após ser espancada e torturada várias vezes, se descobre a inocência dela.

‘Alma’, aos poucos, consegue se recuperar do trauma, se tornando uma mulher bem-sucedida e em paz consigo mesma.

O drama traz uma importante crítica sobre relações de poder, confiança, superação e perdão.

Na verdade, O JANTAR é a autobiografia da autora, atriz e produtora Kyra Kahu e conta com os atores Manu Pfeifer, Nathalia Queiroz, Japa Toledo, Geraldo Rosa, Monique Maiques, Evellyn Luz, Bella Licurci e Kyra Karru.

Serviço
Texto, Direção e Produção: Kyra Kahu
Assistente de Direção: Yasmin Sampaio e Monique Maiques
Assistente de Produção: Rosa Amélia e Monique Maiques.

Teatro Candido Mendes
Rua Joana Angélica 63 – Ipanema

Dia 26 de Julho/2023
Quarta Feira 20h
Preço dos Ingressos: R$ 40,00 / 20, (meia para estudantes, jovens até 21 anos e acima dos 60

Related posts

“Marginal Genet” estreia dia 02 de janeiro de 2025

Shopping Metropolitano Barra traz espetáculo infantil baseado em Moana neste domingo

Breaking do Verão 2025: competição internacional acontece na Fundição Progresso