O Mercado Cultural Harmonia promove trabalho dos artesãos da Região Portuária do RJ em feira de arte com música na Praça da Harmonia, Gamboa, RJ

Data:

Que tal um lugar que mistura cultura e economia com poder de transformação na Zona Portuária do Rio de Janeiro? O projeto Mercado Cultural Harmonia oferece a comercialização do trabalho das artesãs e artesãos participantes das oficinas gratuitas de capacitação profissional, realizadas no “Casarão Harmonia” na Gamboa, espaço da estilista Vera Leusin, também coordenadora da “Oficina de Costura”.

Dia 18/3, das 10h às 18h, feira de arte na Praça da Harmonia: exposição, artesanato, design, música, stands de vendas, entre outros itens. Durante o evento, participações da banda Cheap Picks e do DJ Malik.

A origem do Mercado Cultural Harmonia são as oficinas de “Corte e Costura”, “Macramê”, “Bordado” e “Colagem Têxtil”, realizadas em 2022/2023. As aulas semanais aconteceram entre outubro e março para artistas iniciantes e profissionais, buscando cada vez mais o aperfeiçoamento do trabalho de todos. Temas como “história”, “empreendedorismo”, “costura”, “modelagem”, “macramê” e “bordado”, além de palestras para capacitação e desenvolvimento do artesão empreendedor, ministradas gratuitamente por especialistas do SEBRAE, apoiador do projeto.

O programa tem um olhar especial para todos os artesãos da região, conhecida como “Pequena África”, herdeiros de um importante legado cultural e histórico. “Apenas nesse momento o foco do projeto é o trabalho das moradoras e artesãs do bairro Gamboa, maioria nas oficinas, criando oportunidade para o fortalecimento da economia criativa da localidade”, avisa Elza Ribeiro, coordenadora do projeto e presidente do Polo da Região Portuária.

Painéis e luminárias ilustram o ambiente valorizando o passado e o presente da Praça da Harmonia

A estrutura da feira na Praça da Harmonia será nos moldes do mercado que lá havia no século XIX, porém agora totalmente dedicada à arte. O espaço vai abrigar a exposição de dez painéis, desenhados e pintados pelo morador do bairro e artista visual Fernando Mendonça, que na feira de arte estarão finalizados pelos integrantes das diversas oficinas, resultado das aulas. “Vamos retratar as silhuetas dos casarões, a icônica Praça da Harmonia com seu coreto e flamboyants e algumas personalidades que marcaram a memória do território”, acrescenta Fernando.

O Mercado Cultural Harmonia foi pensado para contribuir com o crescimento da atividade cultural como empreendedorismo na Zona Portuária, mas de maneira diferenciada e com toque contemporâneo.  Em exposição, também, na feira de arte, seis luminárias em macramê, resultado do trabalho das artesãs sob orientação da designer de interiores Patricia Lantelme, coordenadora da “Oficina de Macramê” do projeto. As obras estarão à disposição do público, juntamente com os painéis do artista visual, além dos artesanatos das artesãs e artesãos, trabalho aprimorado nas oficinas.

_ Houve um cuidadoso mapeamento de artistas locais, convidando-os para expor seus trabalhos, uma preocupação com a formação de artesãos, novos talentos e gerando saber na comunidade. Queremos conquistar esse espaço de tanto valor histórico e apoiar o crescimento do bairro, de forma integrada ao desenvolvimento do Porto Maravilha – explica Elza Ribeiro.

_ Oferecemos novos caminhos para traçar com mais firmeza os próximos 200 anos deste Brasil. Os trabalhos que serão expostos na Praça da Harmonia vão contar a história cultural do nosso povo, construindo as tramas desta rede que nos constitui como país. A diversidade de cores, formas e as múltiplas faces da independência – finaliza a bordadeira Marisa Silva, coordenadora da “Oficina de Bordado”.

Uma história que precisa ser preservada

A região da Gamboa tem uma história de reinvenções sem nunca abrir mão da memória. De um passado aristocrático, passando pelo principal porto de chegada de negros escravizados no Brasil do século XIX, a região é hoje a parte fundamental da revitalização da zona portuária no século XXI. Locais como o Moinho Fluminense, o Instituto dos Pretos Novos e a Praça da Harmonia contam diferentes momentos dos 200 anos de história do Brasil independente. O Largo da Harmonia, antes da enseada, depois de 1855 foi o segundo mercado da Cidade do Rio de Janeiro e somente na administração de Pereira Passos (1902-1906) o local transformou-se na Praça da Harmonia.

FICHA TÉCNICA

  • Idealização: Vera Leusin, Patrícia Lantelme, Elza Ribeiro e Jean Michel Santos
  • Coordenação de Produção: Elza Ribeiro Produções
  • Coordenação da Oficina de Corte e Costura: Vera Leusin
  • Coordenação da Oficina de Macramê: Patricia Lantelme
  • Coordenação da Oficina de Bordado: Marisa Silva e Célia Granhen
  • Coordenação da Oficina de Colagem Têxtil: Tita Nigrí
  • Coordenação Administrativo-Financeira: Letícia Napole
  • Programação Visual: Patricia Lantelme e Tita Nigrí
  • Produção: Jean Santos e Alessa Fernandes
  • Assessoria de Imprensa: Clóvis Corrêa
  • Gestão de Mídia Social: Francitonio Oliveira e Helder Farias
  • Realização: Vianapole Comunicação em parceria com o Polo Região Portuária e Oficinas Harmonia
  • Apoio: SEBRAE, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos e Mississippi Delta Blues Bar
  • Patrocínio: Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2

SERVIÇO

Mercado Cultural Harmonia

Evento gratuito

Feira de arte

Com exposição, artesanato, design, música, stands de vendas, entre outros itens. Durante o evento, participações da banda Cheap Picks e do DJ Malik.

  • A partir dos trabalhos realizados nas oficinas de “Corte e Costura”, “Macramê”, “Bordado” e “Colagem Têxtil”, com artesãs e artesãos da região.

Dia: 18/03, sábado

Horário: 10 às 18h

Convidado: artista visual Fernando Mendonça

Local: Praça da Harmonia

Bairro da Gamboa – Zona Portuário do Rio de Janeiro

Últimas notícias

Leia também

Talvez você goste
Relacionada

AfroReggae e ‘Music Business Experience’

O Centro de Cultura Digital Waly Salomão, sede do...

Uerj leva projetos inovadores ao Energy Summit 2024 que acontece no Rio entre 17 e 19 de junho

Que o esporte aumenta a energia, todo mundo já...

Itabus Reforça time comercial

A Itabus, empresa de MOOH (Mídia Out Of Home...

Guia especial Dia dos Namorados: Os melhores restaurantes para celebrar o amor

O Dia dos Namorados é uma ocasião especial que...
Compartilhe
Send this to a friend