“Verga” se enverga em movimento contínuo de fusão do conhecimento e da ação, do profano e do sagrado, do feminino e do masculino, da luta e da dança. O trabalho transita entre a resistência e a liberdade, e traz a abordagem sobre uma maneira criativa de prosseguir.
Para discutir essas questões, o grupo se apoia nas linguagens que vem investigando, principalmente a capoeira. Durante 4 anos o elenco do Camaleão pesquisou os movimentos da Capoeira através da condução de Mestre Agostinho (Grupo Ginga – BH/MG).
O espetáculo, que conta com direção artística e coreográfica de Inês Amaral, foi construído através de um processo de criação coletiva.
Verga leva para as ruas, praças e locais abertos uma maneira criativa de resistir.
Sinopse
O Camaleão Grupo de Dança se propõe a dançar a RESISTÊNCIA. Essa foi a ideia que motivou o espetáculo “VERGA”, que inspirado na linguagem da Capoeira leva para as ruas, praças e em locais abertos, questões atuais de intolerância e luta, mas também de amor e fé na jornada de cada um.
Programação:
3 de julho, quinta-feira, 20h – Sesc Grussaí – R. Antônio Gonçalves Carvalho, S/N- Grussaí – São João da Barra – Praça da Liberdade
5 de julho , sábado, 15h – Sesc Nogueira – Estrada do Calembe, 2000 , Nogueira, Petrópolis
6 de julho , domingo, 14h – Espaço Arp de Nova Friburgo – Av. Conselheiro Július Arp, 80 – Centro, Nova Friburgo
11 de julho, sexta-feira, 19h – Sesc Barra Mansa – Av. Tenente José Eduardo, 560 – Vila Nova – Barra Mansa – Anfiteatro
12 de julho, sábado, 16h – Espaço Arte Sesc – R. Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo, Rio de Janeiro – Área externa
13 de julho, domingo , 15h – Centro Cultural Sesc Quitandinha – Avenida Joaquim Rolla, 2, Quitandinha, Petrópolis – Lago
Serviço
Livre indicativo para todas as idades
Duração: 30 minutos
Gratuito
CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA – 41 ANOS DE TRAJETÓRIA ARTÍSTICA E CULTURAL
O CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA foi fundado em 1984 pela diretora Marjorie Quast. O Grupo transforma seu pensamento e sua dança ao longo dos anos investindo em novos caminhos e novas possibilidades de pesquisa e criação. Considerado um patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais, possui em seu repertório 21 montagens assinadas por 17 profissionais nacionais e internacionais, somando mais de 50 prêmios ao longo desses anos. Em parceria com a escola NÚCLEO ARTÍSTICO criam, incentivam e divulgam a dança cumprindo com o seu compromisso social de educadores e difusores culturais.