O vinil promete movimentar o primeiro domingo de abril

Gira Música

O vinil, que ainda encanta muitas pessoas pelo mundo, é o grande responsável pelo Gira Música – encontro de amantes, colecionadores, produtores e DJs em torno do vinil. O evento é dos mesmos criadores da Carioquíssima, feira de economia criativa.

No primeiro domingo de abril (3/4) o Gira Música vai reunir mais de 40 expositores de discos de vinil do Rio e de outras partes do Brasil, com muitas raridades e espaço para saldão, a partir de 12h, na Casa da Polônia.

O evento também abraça a família e por isso não vão faltar opções de diversão para a criançada, com oficina de massinha e momentos de artes, e de gastronomia, com pizza, hambúrguer, doces e cerveja artesanal.

A boa música vai ser celebrada com a apresentação de diversos DJs, como o Costenplatte, Gabriel Rocha, Andrew, andreriot, Meu Caro Vinho, Rui Taveira e Flávio Barros. A atração principal, Nino Leal, se apresenta a partir das 15h.

Nino é tricampeão brasileiro do DMC BRASIL; ganhador do Grammy Latino 2013, categoria Melhor Álbum de Samba, o Eletrosamba; bicampeão Regional da RedBull 3Style/Brasil; campeão mundial da Skratch School DJ; e Embaixador da DJ City Brasil. O DJ já abriu shows de artistas consagrados como Laurin Hill, Akon, Joss Stone, 50cent, Criss Brown, Ja Rule, O Rappa e Marcelo D2. Nino também participará de um bate-papo antes de sua apresentação e falará sobre a importância do DJ nos dias de hoje.

A Gira Música tem um novo conceito para o formato tradicional das feiras de vinil que acontecem no Brasil. “Levamos uma experiência musical para o público em geral para que colecionadores iniciantes ou experientes, DJs, entusiastas e curiosos possam desfrutar dessa experiência fazendo suas compras, se inteirando das novidades, adquirindo conhecimento e tornando seu dia mais divertido”, explica André Costenplatte, idealizador do evento.

“O encontro se tornou uma experiência para reunir amigos, ouvir música nova e velha, comprar discos, adquirir conhecimento e se divertir em um dia de celebração à boa música”, reforça Costenplatte.

Espaço para literatura e artes

O pesquisador, jornalista e um dos mais respeitados críticos especializados em música do Brasil, Hugo Sukman é notório interessado (e fã) na vida de uma cantora em particular: Nara Leão. Autor de um musical sobre a vida da intérprete, ele lançou “Nara Leão: Nara – 1964” (editora Cobogó), novo volume da série “O Livro do Disco”. Durante o evento, Hugo estará vendendo e autografando as edições.

Paulo Cesar de Araújo, autor de “Roberto Carlos em detalhes (2006)” também estará no evento autografando o seu novo livro: “Roberto Carlos Outra Vez – volume I”. O livro faz um casamento muito original entre as canções mais conhecidas e cada etapa da vida do artista, com muitas informações e histórias inéditas, curiosidades e detalhes incríveis, inclusive sobre como nasceram e foram gravados hits

Já o artista plástico Luiz Felipe Araripe, da Cocobamboo Artwork, vai expor quadros da coleção “As Mais Belas Capas de Discos Que Nunca Existiram”, inspiradas nas famosas capas dos anos 60 e 70 da Bossa Nova.

Ajuda à instituição

A entrada do evento é gratuita e, desde a última edição, no final de 2021, vem buscando ajudar instituições com a doção de alimentos não perecíveis.

Cerca de meia tonelada foi arrecadada e doada para o Retiro dos Artistas durante a última edição, no ano passado. A primeira deste ano escolheu o Amparo Thereza Christina, instituição filantrópica sem fins lucrativos que atende idosas desamparadas. Quem quiser ajudar é só levar alimentos não perecíveis.

Serviço:

Gira Música

Dia: 03/04

Horário: 12h às 20h

Local: Casa da Polônia – Rua das Laranjeiras, 540

Entrada gratuita – 1 kg de alimento não perecível.

Comprovação de vacinação.

https://www.girabrazil.com.br/

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio