ObjetoCorpo

Marilou Winograd ocupa duas salas no Centro Cultural Correios RJ com trabalhos recentes que colocam o corpo como objeto de pesquisa

por Redação
ObjetoCorpo
Peleobjeto.

Peleobjeto.

“Em sua nova mostra, Marilou Winograd nos fala de um corpo cerebral, transcrito em imagens atávicas de um corpo objetificado em nossa memória. As imagens que apresenta não nascem de corpos reais, e sim de seus simulacros em tecidos, texturas, amarrados e sombras que deram forma à sua pesquisa escultórica nos últimos anos, também presente aqui, e que agora resultam em composições orgânicas que nos falam da verdade de um corpo registrado. Subconsciente”, afirma o curador Alexandre Murucci ao definir a nova individual da artista visual Marilou Winograd, “ObjetoCorpo”. Seus trabalhos recentes e inéditos ocuparãp duas salas no 3º andar do Centro Cultural Correios RJ, no Centro, a partir do dia 7 de março. Na primeira, serão apresentadas nove fotocolagens em tecido, de 140x230cm (intituladas “Objeto Corpo”), dois backlights “CorpoemObra”, medindo 50x50cm, e um “ObjetoPele” de 70x500cm. Todos estes trabalhos são recentes, produzidos entre 2023 e 2024, e especialmente pensados para o espaço expositivo. Ocupa a segunda sala o grande site-specific “ObjetoCorpoemconstrução”, com cerca de 30 obras brancas ocupando todo o salão, além de três fotocolagens impressas em acrílico.

A produção da exposição é assinada por Carlos Bertão, com iluminação de Alê Teixeira, e estará aberta ao público até 20 de abril.

“Um gesto, um relevo, a cada relevo uma sombra, um volume. A cada volume um gesto, um toque, a cada toque uma pele, a cada pele uma memória, meu corpo. ObjetoCorpo. Estas duas frases sintetizam bem a essência deste meu novo trabalho”, diz a artista Marilou Winograd.

Saiba mais sobre Marilou Winograd

Nascida no Cairo, Egito, Marilou Winograd chega ao Brasil, no Rio de Janeiro, em 1960. Formada em Artes no CEAC (Centro de Arte Contemporânea), IBA (Instituto de Belas Artes) e EAV (Escola de Artes Visuais) do Parque Lage, no Rio de Janeiro, Brasil. Participou de exposições individuais e coletivas, congressos e seminários no Brasil e no exterior (1971/2024). É uma das curadoras do projeto Zona Oculta – entre o público e o privado, com 350 artistas mulheres (2004/2014), do projeto Acesso Arte Contemporânea, com 179 artistas visuais (2011/2024) e de várias coletivas, ocupações e convocatórias. Em 2004, publicou o livro “O Silêncio do Branco”, relato visual de sua viagem à Antártica, num contraponto com a sua obra. Entre os países onde já expôs, além do Brasil, estão: França (Paris), Alemanha (Berlim e Colônia), Argentina (Buenos Aires e Tucumã), Itália (Roma) e Portugal (Lisboa).

Serviço:

“ObjetoCorpo”

  • Abertura: 7 de março, quinta, das 16h às 19h
  • Visitação: de 8 de março a 20 de abril de 2024
  • Curadoria: Alexandre Murucci
  • Centro Cultural Correios RJ
  • Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
  • Salas B/C – 3º andar
  • Funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 19h
  • Entrada gratuita

Contatos Marilou Winograd: www.mwinograd@uol.com.br/www.acessoartecontemporanea.com.brwww.zonaoculta.com.br

Você também pode gostar

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

    Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

    Compartilhe
    0
    Adoraria saber sua opinião, comente.x
    Send this to a friend