OCAM apresenta o concerto Preâmbulo de Primavera em setembro, com participação do pianista Rogério Zaghi

Dando boas-vindas à primavera, a Orquestra de Câmara da ECA/USP realizará duas sessões musicais durante o mês, ambas com regência de Ricardo Bologna e Lilian Bain - Centro Cultural Camargo Guarnieri e Sala São Paulo recebem os concertos de setembro nos dias 12 e 14, respectivamente

por Redação
Ricardo Bologna e Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) | Créditos: Cecilia Gidal

Abrindo a temporada de concertos de setembro, a Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) dará boas-vindas à estação das flores com o concerto Preâmbulo de Primavera, com participação do pianista brasileiro Rogério Zaghi e regência titular do diretor da OCAM, Ricardo Bologna, e da regente assistente Lilian Bain. Serão duas apresentações, a primeira  no dia 12 de setembro, às 20h, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, como parte da Série Sons da USP: A Sinfonia de São Paulo.  A segunda será  no dia 14 de setembro, às 10h50, na Sala São Paulo, dentro da Série OCAM Conecta: Territórios Paulistas.

Dono de  um currículo extenso, Rogério Zaghi atuou como solista das orquestras Experimental de Repertório, de Heliópolis e OSUSP, entre outras. Premiado em vinte concursos sul-americanos de piano, apresentou-se no exterior – França, Croácia, Rússia e Áustria — , além de concertos na Sala São Paulo, no MASP e no Theatro Municipal de São Paulo.

Com mais de dez anos de experiência em  educação não formal e crítica, a regente Lilian Bain participa continuamente de performances musicais e artísticas de variados gêneros, tendo  passagens por palcos como o Theatro Municipal de São Paulo e o Stefaniensaal, em Graz, na Áustria.

O repertório para os espetáculos foi cuidadosamente pensado para dialogar com o momento, reunindo obras de grandes nomes da música clássica e da nova geração. No programa, estão a canção Eu, mulher, de Juliana Ripke, o Concerto para Piano nº 21 em Dó Maior, K. 467, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a Sinfonia nº 1 “Primavera” em Si bemol Maior, Op. 38, de Robert Schumann.

“A participação de Rogério Zaghi neste Preâmbulo de Primavera soma-se à proposta de criar um momento de escuta e renovação da estação. Os trechos programados foram escolhidos de modo a  acompanhar essa transição, unindo diferentes tempos e vozes, da canção contemporânea de Juliana Ripke à força clássica de Mozart e de Schumann, em diálogo com o público”, conta Ricardo Bologna, diretor e regente da OCAM.

O evento no Centro Cultural Camargo Guarnieri terá a parceria da Incubadora USP de Cooperativas Populares, com a participação da Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã, um coletivo que, desde 2017, promove a visibilidade e o protagonismo de mulheres em um evento mensal de comercialização, com foco na economia solidária feminista, autogestão, agroecologia e promoção cultural, e do Ponto de Economia Solidária, um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da cidade de São Paulo, que busca construir, em uma perspectiva intersetorial e intersecretarial, alternativas de geração de renda para usuários da rede de saúde mental. A Edusp, editora da Universidade de São Paulo, também estará presente.

SERVIÇO

Preâmbulo de Primavera

Regência: Ricardo Bologna e Lilian Bain
Piano: Rogério Zaghi

Obras de:

  • Juliana Ripke – Eu mulher
  • Wolfgang Amadeus Mozart – Concerto para Piano Nº 21, em Dó Maior, K. 467
  • Robert Schumann – Sinfonia Nº 1 “Primavera”, em Si bemol Maior, Op. 38

Série Sons da USP: a Sinfonia de São Paulo

  • Data: 12 de setembro, sexta
  • Horário: 20h00
  • Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, SP
  • Ingressos: aqui

Série OCAM Conecta: Territórios Paulistas

  • Data: 14 de setembro, domingo 
  • Horário: 10h50
  • Local: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo, SP

OCAM

A Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM), um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, celebra 30 anos de trajetória, consolidando-se como uma referência fundamental entre as orquestras profissionalizantes do Brasil. Fundada em 1995 pelo maestro Olivier Toni, a OCAM é composta por alunos do Departamento de Música da USP e de cursos de extensão universitária. Sob a direção do maestro Gil Jardim, de 2001 a 2023 e, desde 2024, do maestro Ricardo Bologna, a orquestra tem se destacado no cenário musical brasileiro, sendo reconhecida pela sua qualidade e pela diversidade de seu repertório. Ao longo dessas três décadas, a OCAM já formou mais de 800 alunos bolsistas, contou com a participação de cerca de 1 mil convidados, entre maestros e solistas, e promoveu cerca de 300 masterclasses abertas à comunidade. Com aproximadamente 2 mil concertos realizados, a orquestra tem desempenhado um papel essencial na vida cultural da USP e na promoção da música no Brasil. Seu trabalho vai além da arte musical, trazendo à tona questões sociais, promovendo a inclusão e gerando reflexões sobre a música e sua função social. Desde 2021, após a pandemia, a orquestra já arrecadou nove toneladas de alimentos para comunidades em situação de insegurança alimentar. 

As Séries:

Sons da USP: a Sinfonia de São Paulo

A série Sons da USP: A Sinfonia de São Paulo tem como objetivo integrar a cidade à vida universitária, aproximando a população de São Paulo da música erudita. Com concertos no Centro Cultural Camargo Guarnieri, Auditório do Centro de Difusão Internacional e Centro de Práticas Esportivas da USP – CEPEUSP, localizados dentro do campus Butantã, a série convida o público a vivenciar a experiência cultural do ambiente acadêmico. Ao democratizar o acesso à arte, promove a interação entre a comunidade e o patrimônio cultural da USP, criando um espaço de valorização da música clássica como um bem acessível a todos.

OCAM Conecta: Territórios Paulistas

A Série OCAM Conecta – Territórios Paulistas reflete o compromisso da Orquestra de Câmara da ECA/ USP em levar a música de concerto para diferentes regiões do estado de São Paulo, democratizando o acesso à arte e à cultura. Por meio de concertos gratuitos realizados em diversos teatros de São Paulo e de outras cidades paulistas, a OCAM aproxima a música erudita de públicos de diferentes contextos e locais, fortalecendo a presença da música clássica no interior e na capital paulista. Essa ação reafirma o papel da orquestra em promover a cultura musical em diversos territórios, tornando a arte mais acessível e vivenciada de maneira imersiva e transformadora.

Agência Lema

Leandro Matulja / Leticia Zioni / Guilherme Maia 

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend