OCAM apresenta o concerto Preâmbulo de Primavera em setembro, com participação do pianista Rogério Zaghi

Ricardo Bologna e Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) | Créditos: Cecilia Gidal

Abrindo a temporada de concertos de setembro, a Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) dará boas-vindas à estação das flores com o concerto Preâmbulo de Primavera, com participação do pianista brasileiro Rogério Zaghi e regência titular do diretor da OCAM, Ricardo Bologna, e da regente assistente Lilian Bain. Serão duas apresentações, a primeira  no dia 12 de setembro, às 20h, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, como parte da Série Sons da USP: A Sinfonia de São Paulo.  A segunda será  no dia 14 de setembro, às 10h50, na Sala São Paulo, dentro da Série OCAM Conecta: Territórios Paulistas.

Dono de  um currículo extenso, Rogério Zaghi atuou como solista das orquestras Experimental de Repertório, de Heliópolis e OSUSP, entre outras. Premiado em vinte concursos sul-americanos de piano, apresentou-se no exterior – França, Croácia, Rússia e Áustria — , além de concertos na Sala São Paulo, no MASP e no Theatro Municipal de São Paulo.

Com mais de dez anos de experiência em  educação não formal e crítica, a regente Lilian Bain participa continuamente de performances musicais e artísticas de variados gêneros, tendo  passagens por palcos como o Theatro Municipal de São Paulo e o Stefaniensaal, em Graz, na Áustria.

O repertório para os espetáculos foi cuidadosamente pensado para dialogar com o momento, reunindo obras de grandes nomes da música clássica e da nova geração. No programa, estão a canção Eu, mulher, de Juliana Ripke, o Concerto para Piano nº 21 em Dó Maior, K. 467, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a Sinfonia nº 1 “Primavera” em Si bemol Maior, Op. 38, de Robert Schumann.

“A participação de Rogério Zaghi neste Preâmbulo de Primavera soma-se à proposta de criar um momento de escuta e renovação da estação. Os trechos programados foram escolhidos de modo a  acompanhar essa transição, unindo diferentes tempos e vozes, da canção contemporânea de Juliana Ripke à força clássica de Mozart e de Schumann, em diálogo com o público”, conta Ricardo Bologna, diretor e regente da OCAM.

O evento no Centro Cultural Camargo Guarnieri terá a parceria da Incubadora USP de Cooperativas Populares, com a participação da Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã, um coletivo que, desde 2017, promove a visibilidade e o protagonismo de mulheres em um evento mensal de comercialização, com foco na economia solidária feminista, autogestão, agroecologia e promoção cultural, e do Ponto de Economia Solidária, um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da cidade de São Paulo, que busca construir, em uma perspectiva intersetorial e intersecretarial, alternativas de geração de renda para usuários da rede de saúde mental. A Edusp, editora da Universidade de São Paulo, também estará presente.

SERVIÇO

Preâmbulo de Primavera

Regência: Ricardo Bologna e Lilian Bain
Piano: Rogério Zaghi

Obras de:

  • Juliana Ripke – Eu mulher
  • Wolfgang Amadeus Mozart – Concerto para Piano Nº 21, em Dó Maior, K. 467
  • Robert Schumann – Sinfonia Nº 1 “Primavera”, em Si bemol Maior, Op. 38

Série Sons da USP: a Sinfonia de São Paulo

  • Data: 12 de setembro, sexta
  • Horário: 20h00
  • Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri – Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, SP
  • Ingressos: aqui

Série OCAM Conecta: Territórios Paulistas

  • Data: 14 de setembro, domingo 
  • Horário: 10h50
  • Local: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo, SP

OCAM

A Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM), um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, celebra 30 anos de trajetória, consolidando-se como uma referência fundamental entre as orquestras profissionalizantes do Brasil. Fundada em 1995 pelo maestro Olivier Toni, a OCAM é composta por alunos do Departamento de Música da USP e de cursos de extensão universitária. Sob a direção do maestro Gil Jardim, de 2001 a 2023 e, desde 2024, do maestro Ricardo Bologna, a orquestra tem se destacado no cenário musical brasileiro, sendo reconhecida pela sua qualidade e pela diversidade de seu repertório. Ao longo dessas três décadas, a OCAM já formou mais de 800 alunos bolsistas, contou com a participação de cerca de 1 mil convidados, entre maestros e solistas, e promoveu cerca de 300 masterclasses abertas à comunidade. Com aproximadamente 2 mil concertos realizados, a orquestra tem desempenhado um papel essencial na vida cultural da USP e na promoção da música no Brasil. Seu trabalho vai além da arte musical, trazendo à tona questões sociais, promovendo a inclusão e gerando reflexões sobre a música e sua função social. Desde 2021, após a pandemia, a orquestra já arrecadou nove toneladas de alimentos para comunidades em situação de insegurança alimentar. 

As Séries:

Sons da USP: a Sinfonia de São Paulo

A série Sons da USP: A Sinfonia de São Paulo tem como objetivo integrar a cidade à vida universitária, aproximando a população de São Paulo da música erudita. Com concertos no Centro Cultural Camargo Guarnieri, Auditório do Centro de Difusão Internacional e Centro de Práticas Esportivas da USP – CEPEUSP, localizados dentro do campus Butantã, a série convida o público a vivenciar a experiência cultural do ambiente acadêmico. Ao democratizar o acesso à arte, promove a interação entre a comunidade e o patrimônio cultural da USP, criando um espaço de valorização da música clássica como um bem acessível a todos.

OCAM Conecta: Territórios Paulistas

A Série OCAM Conecta – Territórios Paulistas reflete o compromisso da Orquestra de Câmara da ECA/ USP em levar a música de concerto para diferentes regiões do estado de São Paulo, democratizando o acesso à arte e à cultura. Por meio de concertos gratuitos realizados em diversos teatros de São Paulo e de outras cidades paulistas, a OCAM aproxima a música erudita de públicos de diferentes contextos e locais, fortalecendo a presença da música clássica no interior e na capital paulista. Essa ação reafirma o papel da orquestra em promover a cultura musical em diversos territórios, tornando a arte mais acessível e vivenciada de maneira imersiva e transformadora.

Agência Lema

Leandro Matulja / Leticia Zioni / Guilherme Maia 

Related posts

Samba e ar condicionado: Carioca da Gema reforça climatização para o verão no Rio de Janeiro

Lílian Menezes abre turnê com show em homenagem aos 80 anos de Elis Regina no Teatro Paulo Eiró

Jesuton em “O Baile” no Teatro Rival Petrobras