No dia 29 de agosto de 2025, o centro do Rio de Janeiro será novamente palco de uma das maiores articulações políticas de lésbicas do país: o Ocupa Sapatão RJ. O ato, que acontece anualmente desde 2017 na Cinelândia, chega à sua nona edição, reafirmando a força da resistência lésbica no estado do Rio de Janeiro.
Neste ano, o evento se mobiliza em torno da trajetória de luta da vereadora Marielle Franco, uma das primeiras parlamentares a pautar a visibilidade lésbica na política institucional, e propõe a construção de um memorial como um marco físico e simbólico da luta lésbica no Brasil.
O Ocupa Sapatão surgiu como resposta direta à lesbofobia institucional e à ausência histórica de políticas públicas voltadas para as vivências lésbicas. Teve seu marco inicial na rejeição do Projeto de Lei da Visibilidade Lésbica, em 2017, pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, episódio que escancarou a violência simbólica e legislativa sofrida por essa população.
Ao longo de quase uma década, o Ocupa se consolidou como espaço legítimo de denúncia, mobilização e produção de memória lésbica, afirmando-se como um território político essencial na luta contra o apagamento e pelo direito à vida e à permanência das mulheres lésbicas em todos os espaços.
A atividade reunirá movimentos sociais, ativistas, coletivos, artistas, organizações e toda a comunidade para afirmar a memória, a resistência e os afetos das mulheres lésbicas. Mais do que um ato: o Ocupa Sapatão é uma afirmação de existência, dignidade e coragem.
A DJ, radialista e produtora cultural Karen dos Anjos será uma das atrações do evento e comentou sobre a importância do ato: “Tocar no Ocupa Sapatão é mais do que colocar som — é construir uma atmosfera onde a gente existe, resiste e celebra nossa história com orgulho. Cada batida é um grito contra o apagamento e um abraço em quem veio antes de nós.”
Serviço
Ocupa Sapatão 2025
Data: 29 de agosto de 2025 (Sexta-feira)
Horário: 18h às 22h
Local: Cinelândia – Centro do Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita