Com o objetivo de promover a circulação, difusão e democratização do acesso aos livros e ao conhecimento, o projeto “Livro de Rua”, realizou mais uma edição de distribuição gratuita de livros, nesta sexta-feira (1), na Biblioteca Parque da Rocinha. A programação contou ainda com contação de histórias para as crianças.
O idealizador do projeto, o professor e ativista pela leitura, Pedro Gerolimich,falou sobre a importância da ação: “O nosso lema é mais livros, menos violência. E isso é uma necessidade nas comunidades. Quanto mais acesso a população tem à educação, à literatura e ao conhecimento, mais portas se abrem para um futuro melhor. Uma sociedade mais justa, menos desigual e com mais oportunidades perpassa pelo direito à educação garantido’.
O projeto “Livro de Rua” é uma iniciativa do Instituto Ciclos do Brasil e existe desde 2009. O projeto distribui livros em espaços públicos, seguindo o conceito bookcrossing, que consiste em deixar um livro para que outro leitor o encontre. Quem pega um livro pode lê-lo e passá-lo adiante, sem custo algum. Cerca de 100 mil livros já foram libertados nas ações. Dessa forma, o projeto contribui para a formação cultural, literária, educativa e para a preservação do meio ambiente, evitando que os livros sejam descartados. Atualmente, o projeto conta com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do RJ, por meio do edital “Literatura Resiste”. Para mais informações, acesse as redes sociais: @pedrodolivro