ODE apresenta “ODE Presente” que transforma versos em experiência viva e faz estreia presencial no palco do Clube Manouche no Rio de Janeiro.

Elisa Lucinda - Foto: Natalia Elmor

No dia 13 de janeiro, a ODE realiza a primeira edição do “ODE Presente”, no Manouche, um encontro ao vivo que marca mais um passo do projeto em seu propósito de espalhar poesia em todas as possibilidades. A casa noturna do Jardim Botânico abre espaço para um encontro onde a poesia  se apresenta como protagonista da noite cultural carioca. É a estreia aberta ao público do projeto idealizado pelo produtor cultural Bruno Levinson, que propõe à palavra poética o mesmo tratamento dado à música com gravações em áudio, vídeo e circulação nas grandes plataformas digitais.

Mais que um recital, a ODE se apresenta no Manouche como um gesto de tempo presente. Em uma era em que versos circulam com força nas redes sociais e a poesia se consolida como o gênero literário que mais cresce no ambiente digital, o projeto celebra esse movimento. No local, Elisa Lucinda, Maria Rezende, Allan Dias Castro e WJ conversam com Levinson e recitam poemas autorais, onde o público poderá conhecer um pouco mais sobre cada poeta, suas influências, pontos de partidas para a criação poética e outras curiosidades. Uma noite de escuta e palavra viva também com microfone aberto para quem quiser colocar para fora poemas em voz alta.

Na mesma data, a ODE lança o primeiro número da Revista ODE, ampliando ainda mais seu campo de atuação e registros, agora também no formato editorial.

O ODE Presente chega em um momento especialmente simbólico do projeto. Em sua primeira etapa, a ODE está lançando 50 poemas em todas as plataformas de áudio e vídeo, já disponíveis ao público com distribuição da Sony Music. Esses conteúdos também estão em exibição no Canal Curta e, a partir de fevereiro, passarão a ser exibidos antes de todas as sessões de filmes nas 14 salas do Grupo Estação de Cinema, levando a poesia para a tela grande do cinema.

Com o lançamento do ODE Presente e da Revista ODE, o projeto reafirma seu propósito de fazer da poesia um gesto cotidiano acessível e presente nas telas, nos fones, nas páginas e, sobretudo, no encontro entre pessoas. Um projeto que entende a poesia como linguagem expansiva para ver, ouvir, ler e espalhar.

POETAS

Elisa Lucinda
Referência incontornável da poesia brasileira, Elisa tem mais de 20 livros publicados e uma obra marcada pela oralidade potente e pelo compromisso com o humano. Atriz consagrada, leva a poesia aos palcos, à televisão e às ruas, ampliando seu alcance e sua escuta.

Maria Rezende
Poeta e performer, Maria constrói uma escrita visceral, íntima e política. Com livros publicados e apresentações no Brasil e no exterior, sua poesia atravessa o corpo e a memória, reafirmando o verso como experiência sensível e coletiva.

Allan Dias Castro
Fenômeno das redes e das livrarias, Allan une lirismo e clareza emocional em uma poesia que dialoga com milhões de leitores. Seus livros figuram entre os mais vendidos do país e seus textos circulam com força no ambiente digital, onde a poesia encontra novos públicos.

WJ
Ator, poeta e compositor, WJ transita entre a palavra falada, a música e o audiovisual. Seus poemas viralizaram nas redes e ganharam os palcos, reafirmando a potência da poesia performática e da oralidade urbana.

Bruno Levinson
Produtor cultural com trajetória sólida entre música, audiovisual e comunicação, Bruno foi gerente de marketing da Sony Music, criou o festival Humaitá Pra Peixe e dirigiu projetos para TV, rádio e grandes eventos. Autor de biografias, livros de poesia e romance, assina a direção criativa da ODE como quem constrói pontes entre a palavra e o mundo contemporâneo.

“A estreia da ODE Presente no Clube Manouche é um convite a pararmos e reconhecermos no verso um respiro possível. Porque, em tempos acelerados, a poesia segue sendo um lugar de encontro  e, cada vez mais, do grande público”, observa Levinson.

Serviço
ODE Poesias no palco do Manouche
Bate-Papo + Poesias
Data:13 de janeiro  Horário: 20h30
Local: Clube Manouche | Rua Jardim Botânico nº 93 (Jockey Clube Brasileiro)
Ingressos antecipados: https://bileto.sympla.com.br/event/114531
Capacidade: 120 lugares

Assessoria de Imprensa: Binômio Comunicação
Marcelo Gusmão
marcelo@binomiocomunicacao.com | (21) 96020-7349

Related posts

Tom na Fazenda tem temporada popular no Theatro Municipal Carlos Gomes

Tássia Reis apresenta ”Topo da Minha Cabeça” no Teatro Riachuelo Rio encerrando a série Brasileirando

FGV Arte e Responsabilidade Social lançam o projeto Verão na Esplanada, que promove uma série de atividades gratuitas no Rio de Janeiro