A noite da última quarta-feira (6) foi especial para os estudantes que participaram da I Olimpíada de Matemática do Recife (OMR) da Rede Municipal de Ensino do Recife, realizada pela Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) através da Secretaria de Educação (Seduc). Os vencedores foram premiados no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), na Imbiribeira, zona sul da cidade, onde o prefeito do Recife João Campos e o secretário de Educação Fred Amancio entregaram medalhas a mais de 100 alunos e professores presentes. Os três primeiros colocados de cada categoria, seis estudantes; dois professores e uma gestora, ganharam uma viagem para Orlando, nos Estados Unidos. Eles conhecerão a sede da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e os parques da Disney.
Leia também > Comunidade do Recife ganha complexo de lazer, através do ProMorar
“Pais, mães, responsáveis, professores e alunos, estou muito feliz de estar aqui. Vocês nos representam. A gente tem feito ações diferentes na educação, mas essa iniciativa que a gente comemora hoje, a Olimpíada de Matemática do Recife, é uma das ações mais importantes porque essa é uma forma direta e indireta de incentivar a participação da juventude no bom caminho do conhecimento. Hoje a gente premia mais de 100 alunos, com medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, seis alunos, dois professores e um gestor vão poder conhecer os Estados Unidos e a NASA”, comentou Campos na ocasião.
O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, parabenizou os alunos e professores que participaram de todo o processo e agradeceu a presença dos pais de alunos. “Eu queria agradecer a todo o time, muita gente participou na elaboração das questões por exemplo. Esse foi um trabalho bonito e que foi feito dentro de casa, Tudo foi desenvolvido, em tempo recorde, e dentro da Secretaria de Educação do Recife. O objetivo é incentivar os estudantes para que se desenvolvam na área da matemática, do 6º ano ao fim do ensino fundamental”, disse ele.
Os professores premiados foram Elô Gonçalves, da Escola Municipal da Iputinga, e Adeílson Pereira da Silva, da Escola Municipal Nadir Colasso. “Hoje eu estou muito feliz. Num período tão conturbado para a educação, depois da Pandemia, os estudantes estão tendo este incentivo para voltar a focar nos estudos, estão sendo motivados com a Olimpíada”, afirmou Adeílson que tem 42 anos e há oito é professor da rede.
A gestora da Escola Municipal Nadir Colasso, Josinere Sales da Silva, também foi premiada pelo seu engajamento na I Olimpíada de Matemática do Recife. Ela faz parte da Rede Municipal de Ensino do Recife há 25 anos e há 22, está na mesma escola: “A oportunidade que a rede está dando é muito importante, cada aluno mostrou o seu potencial, estou emocionada. Eles vão ter outras visões de mundo. As famílias também ficam muito orgulhosas. Na escola, fizemos campanhas e incentivamos as inscrições”.
Entre os alunos, na categoria 1, ganharam: Eduardo Tavares de Lima, da Escola Municipal da Iputinga; Raílson Roberto de Souza, da Escola Municipal da Mangabeira; Luís Miguel Miguelino de Souza, da Escola Municipal Antônio Farias Filho. Já na categoria 2 os vencedores foram: Kauã Henrique Farias de Machado, da Escola Integral Nadir Colasso; Kauã Roberto Oliveira, da Escola Municipal Luíz Vaz de Camões e Adonias Barbosa de Araújo, da Escola Municipal Real Novo.
“Estou muito surpreso e feliz com o resultado. Espero que através dos estudos eu consiga chegar ainda mais longe do que já cheguei. Quem quiser participar das próximas edições precisa se preparar para não travar. Uma professora me lembrou quando estava perto do fim das inscrições e no final deu certo”, disse Kauã Roberto Oliveira, aluno do 9º ano, da Escola Municipal Luíz Vaz de Camões.
A OMR contemplou estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º). O objetivo da iniciativa é despertar o interesse e o prazer dos estudantes em aprender matemática, bem como identificar e valorizar talentos da disciplina.
*Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa.