Onça-pintada melânica que reside há quase três anos no BioParque do Rio, Poty acaba de passar por um check-up completo que avaliou o seu estado de saúde. Feito por uma equipe multidisciplinar, composta de especialistas em ultrassonografia, gastroenterologia, anestesia e odontologia, a bateria de exames — que foram de coleta de sangue à ultrassonografia — constatou que a carismática felina está bem.
Poty ainda fez uma pesagem para observação do seu peso atual. Os seus 58 quilos estão ótimos para a idade e, por isso, não será necessário fazer ajuste na dieta. Considerada uma jovem adulta, a onça-pintada do BioParque do Rio faz parte de um importante projeto de conservação de onças ex-situ (fora do habitat natural) e as informações obtidas através do check-up são compartilhadas com outras instituições responsáveis por essa espécie.
A ação faz parte do programa de medicina veterinária preventiva adotado, que inclusive é feita com todas as espécies do Bioparque do Rio. A iniciativa monitora a saúde dos animais e possibilita identificar alguma doença pré-existente que não apresente sintomas e que, por isso, ainda não tenha sido diagnosticada.
Onça-pintada Poty
Poty é uma onça-pintada melânica que nasceu no zoológico Roberto Ribas Lange da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), e veio para o BioParque do Rio ainda jovem. Com sua característica incomum, é uma das atrações do parque. Com seus quatro anos de vida, adora interagir com os enriquecimentos ambientais que fazem parte da rotina de trabalho dos técnicos, objetivando o seu bem-estar.