Início » Onde e quando ainda é obrigatório usar máscaras de proteção no Rio de Janeiro

Onde e quando ainda é obrigatório usar máscaras de proteção no Rio de Janeiro

Vai viajar para a Cidade Maravilhosa? Entenda quais são as medidas preventivas obrigatórias e confira dicas de como se proteger contra a COVID-19

por Redação
Máscaras

Com o avanço do calendário de vacinação contra o coronavírus (COVID-19), o governo do Rio de Janeiro flexibilizou a obrigatoriedade das máscaras de proteção. Com isso, em alguns locais é opcional. No entanto, em ônibus para o RJ seu uso continua sendo obrigatório.

Locais abertos

No dia 28 de outubro, o governo publicou um decreto no Diário Oficial da União dispensando o uso de máscaras em ambientes externos e sem aglomeração no estado.

“A flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos é motivo de celebração. Mais de um ano e meio após o decreto de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia, esta medida representa um importante salto para a vitória do estado e do povo fluminense sobre o vírus”, disse, em nota, o governador Cláudio Castro.

Locais fechados

Em locais fechados, no entanto, a obrigatoriedade de uso está mantida. A prefeitura do Rio havia publicado um decreto dispensando o uso de máscaras em piscinas, centros de treinamento e academias de ginástica, porém a Secretaria de Estado de Saúde (SES) decidiu não flexibilizar o uso em ambientes internos.

“A decisão foi tomada em acordo com o grupo técnico de especialistas que assessora a vigilância estadual. De acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal, em casos de discordância entre as esferas municipal e estadual, a regra mais restritiva prevalece”, informou, em nota, a SES.

O decreto municipal exigia que o comprovante de vacinação fosse apresentado para a liberação da entrada, contudo, a Secretaria do Estado de Saúde ressalta que o risco de contágio em locais fechados é alto, visto que a transmissão do vírus acontece pelo ar.

“Apesar da queda sustentável nos indicadores epidemiológicos e assistenciais da COVID-19, os técnicos da vigilância estadual e o grupo de especialistas entendem que a imunidade coletiva ainda não atingiu os patamares necessários para retirada de máscaras em locais fechados”, afirmou o órgão.

Como se proteger em ambientes externos?

Ainda que não haja mais obrigatoriedade de uso de máscaras de proteção em ambientes externos, a prevenção continua sendo uma das principais formas de combate contra a COVID-19. As principais formas de se proteger são:

Tomar todas as doses da vacina

Se vacinar é a medida mais eficaz de reduzir o contágio e o desenvolvimento de novas variantes. Somente a imunização em massa protege a população e reduz os riscos de contaminação.

Por esse motivo, é fundamental tomar todas as doses da vacina, independentemente de qual seja. Até porque todas elas são completamente seguras, licenciadas e criteriosamente testadas.

Evitar aglomerações

Mesmo em ambientes ao ar livre, como praias, praças e parques, evitar aglomerações é crucial para preservar a sua saúde. Conforme mencionamos acima, o vírus é transmitido pelo ar. Logo, ainda que você esteja em um local aberto, as chances de contágio em um aglomerado de pessoas são sempre maiores.

Higienizar as mãos

Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool 70% após tossir, espirrar ou tocar em alguma superfície também evita que você se contamine ou transmita o vírus para outras pessoas, sobretudo em áreas em que há um grande fluxo de movimento, como corrimãos e maçanetas.

Portanto, carregue sempre uma pequena embalagem de álcool em gel na sua bolsa ou mochila para situações em que não é possível usar a água e o sabão para limpar as mãos.

Usar máscaras de proteção

Por fim, embora não seja mais obrigatório usar máscaras em locais abertos, também não é proibido — é opcional. Por esse motivo, caso você ainda não se sinta seguro para andar sem o equipamento de proteção, continue usando.

Artigos relacionados

1 comentário

OLDIR DE SOUZA COELHO NETO UM fevereiro 7, 2022 - 8:26 am

E obrigado usar Máscara na igreja

Responder

Deixe um comentário

Share via