ONG Favela Mundo celebra aniversário de 15 anos com diversas atividades culturais e mutirão de vagas para cursos gratuitos

Festa no Caju recebeu cerca de 600 pessoas, entre elas, alunos dos projetos sociais atendidos pela instituição e convidados

por Redação
ONG Favela Mundo

A ONG Favela Mundo completa 15 anos de existência e, em comemoração à data, nesta segunda-feira (8/09), a instituição promoveu diversas atividades na comunidade do Caju. Entre as ações, houve apresentações de teatro, música e dança, atendimento de cabelo e maquiagem, exposições e mutirão de vagas para cursos gratuitos dos projetos da entidade. A festa aconteceu das 14h às 17h no Ciep Henfil (Rua Carlos Seidl, s/n – Caju), reunindo cerca de 600 pessoas, entre alunos, pais e responsáveis, patrocinadores e convidados.

A celebração começou com atendimentos de tranças, turbantes e maquiagem artística e social e exibição de trabalhos de adereços feitos no curso de fantasias e adereços do projeto A Arte Gerando Renda. Também houve apresentações musicais e de danças de alunos do projeto Favela Mundo; e ainda a exposição “Olhares”, retratando diferentes olhares sobre a cidade do Rio de Janeiro do ponto de vista de alguns alunos que participaram dos cursos de fotografia e de vídeo. Além dos moradores do Morro da Babilônia e do Chapéu Mangueira, onde acontecem as aulas do Projeto Favela Hope, a mostra reuniu imagens feitas por jovens e adultos de outras 23 comunidades do Rio.

Durante o evento, um estande recebeu inscrições para cursos de fotografia e vídeo do Favela Hope; e para as oficinas de maquiagens social e artística, decoração e alongamento de unhas, tranças e turbantes, artesanato e fantasias e adereços do projeto A Arte Gerando Renda.

“A comemoração dos 15 anos da ONG Favela Mundo foi uma grande mostra cultural, com muitos momentos especiais. O encerramento contou com uma apresentação do Teatro Cores do Mundo, abordando cores e diversidade, mesma temática da festa. Cada cor representou um ritmo e, no fim, se misturar virando um carnaval”, descreveu Renata Luiza Lopes, coordenadora Pedagógica do projeto Favela Mundo.

Para Marcello Andriotti, um dos fundadores da ONG Favela Mundo, uma entidade do terceiro setor, essa celebração representa um reconhecimento muito expressivo para a instituição, evidenciando sua capacidade de impacto sustentável, consolidação de parcerias e contribuição contínua para a transformação social:

“Levando em conta dados da BigDataCorp de que, no Brasil, quase 89% das empresas encerram suas atividades antes de completar dez anos, o debute da ONG reforça a relevância e a importância da instituição no fortalecimento da cidadania e na promoção do bem-estar coletivo. São 15 anos levando cidadania e geração de renda, por meio de educação, arte e cultura. Mais de 20 mil pessoas impactadas em nossos projetos, que atendem desde as crianças em aulas de teatro, música e dança, até jovens e adultos em cursos de qualificação profissional para o carnaval, audiovisual e estética”, finaliza Marcello Andriotti.

A ONG Favela Mundo conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, Magellan IP, Lamsa, Kasznar Leonardos, Yinson, Parque Bondinho Pão de Açúcar® e Iconic, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS).

Inscrições para os projetos A Arte Gerando Renda e o Favela Hope

Quem não conseguiu se inscrever durante o evento de comemoração dos 15 anos da ONG Favela Mundo pode comparecer aos pólos onde são realizados os cursos. Para as aulas de fotografia e vídeo, que têm como objetivo promover a qualificação profissional de jovens e adultos para trabalhos no mercado audiovisual, são oferecidas 50 oportunidades. As inscrições vão até o dia 10 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na Ladeira Ary Barroso, 1, no Copaleme Praia Clube, no Leme.

Já para as oficinas de maquiagens social e artística, decoração e alongamento de unhas, tranças e turbantes, artesanato e fantasias e adereços são destinadas 200 vagas. As inscrições para os cursos, com foco na qualificação profissional de jovens e adultos para trabalho nos mercados da estética, carnaval e artes cênicas, podem ser realizadas até 8 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, no Caju (Rua General Sampaio, 74 – CRAS XV de Maio; e em Água Santa (Rua Torres de Oliveira, 436 – Várzea Country Clube.

Todos os cursos são gratuitos e voltados a moradores de diversas comunidades do Rio de Janeiro. Para se matricular basta ter mais de 15 anos e comparecer aos locais de inscrição com xerox da identidade e CPF.

Mais informações sobre a ONG Favela Mundo e os cursos da entidade podem ser obtidas pelo WhatsApp: 21 2236-4129.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend