Ordinarius comemora 15 anos com show inédito dia 14 de junho, no Theatro Municipal de Niterói

Ordinarius - Foto de Valéria Martins

Em 2012, os músicos cariocas Augusto Ordine e Maíra Martins criaram um projeto inusitado: um septeto vocal e percussivo, que utilizaria a voz como instrumento principal e a percussão como apoio. Desde então, o Ordinarius ganhou o mundo: foram 8 discos, shows em mais de 60 cidades no Brasil e em 50 pelo mundo – incluindo 10 nos Estados Unidos e mais de 20 no Japão -, além de uma quantidade infinita de vídeos e conteúdos para as redes sociais. Comemorando 15 anos de trajetória, o Ordinarius apresentará o show inédito “Ordinarius 15 anos”, dia 14 de junho, sexta-feira, às 20h, no Theatro Municipal de Niterói.

No repertório, que passa pelo choro, samba, MPB e até por sucessos internacionais, um passeio musical por algumas das músicas mais importantes da caminhada do Ordinarius, como “Baião de Quatro Toques” (José Miguel Wisnik/Luís Tatit), “André de Sapato Novo” (André Correa), “Ladeira da Preguiça” (Gilberto Gil) e “Chá de Panela” (Guinga/Aldir Blanc).

O Ordinarius é formado por Augusto Ordine, Maíra Martins, Fabiano Salek, Matias Correa, Beatriz Coimbra e Antonia Medeiros nas vozes e por Mateus Xavier na percussão. 

Com arranjos de Augusto Ordine, figurinos de Dani Vidal e concepção cênica do próprio grupo, “Ordinarius 15 anos” é uma amostra do melhor que eles já mostraram nos palcos e na internet ao longo dos anos, sendo uma oportunidade perfeita para os fãs verem ao vivo suas músicas preferidas e para aqueles que não conhecem o trabalho do septeto se apaixonarem pela singularidade do projeto.

“Na escolha de repertório, optamos por músicas que são sempre pedidas nos shows e nas nossas redes. Escolhemos ao menos uma música de cada um dos oito álbuns e ainda arranjamos um espacinho para mostrar músicas recém-lançadas, que farão parte do álbum autoral que sai em breve. Afinal, estamos com 15 anos de estrada, mas ainda contando! Passado, presente e futuro estão representados nas nossas escolhas”, diz Maíra Martins.

15 anos de muitos sucessos e amor à música

Em sua trajetória, o Ordinarius já lançou discos homenageando grandes nomes da música brasileira, como Carmen Miranda, Aldir Blanc, Pixinguinha, além de movimentos como a bossa nova e compositoras mulheres. Na pandemia, eles também se reorganizaram e criaram um financiamento coletivo permanente, que segue até hoje, para que os fãs possam fomentar e acompanhar de perto o trabalho do grupo.

Para Maíra, comemorar 15 anos é uma batalha árdua e manter um grupo vocal no Brasil é um desafio. E dos grandes. Muitas vezes, o interesse pela música do Ordinarius acaba sendo maior até mesmo fora do Brasil. A agenda de shows em cidades no exterior, por exemplo, às vezes é mais cheia do que aqui.

“É difícil esta decisão de nos dedicar a um repertório que não é mais tão valorizado, especialmente pelas novas gerações que não conheceram a incrível música que é feita no Brasil, mas que não é tão comercial, apesar de já ter tocado nas rádios décadas atrás. No entanto, a longevidade do Ordinarius se deve a esta luta diária a qual nos dedicamos com muito amor à Música Popular Brasileira em suas diversas formas e momentos e também pelo fato de estarmos sempre nos reinventando”, revela Maíra.

O Ordinarius também já recebeu diversos prêmios, como o Prêmio Profissionais da Música na categoria Grupo Vocal por duas vezes, já fez uma versão com arranjos vocais para a abertura do “Fantástico” e já se apresentou em importantes festivais mundo afora como o Leipzig A Cappella, na Alemanha; o Alfredo de Saint Malo, no Panamá; e o World Choral Expo, em Lisboa. O septeto também prepara um álbum autoral. O primeiro single do disco, “Quase Simples”, já está disponível nas plataformas. Outros singles autorais também já estão disponíveis para ouvir.

“Nossa expectativa para a apresentação está alta pois amamos o público de Niterói, que sempre nos recebe muito bem, e é sempre uma honra estar em um Theatro (com th) tão lindo e cheio de história como é o Theatro Municipal de Niterói. Uma alegria poder voltar e comemorar em grande estilo nossos 15 anos de existência”, conclui Maíra.

FICHA TÉCNICA:

  • Ordinarius: Augusto Ordine, Maíra Martins, Mateus Xavier, Fabiano Salek, Matias Correa, Beatriz Coimbra e Antonia Medeiros
  • Direção musical e arranjos: Augusto Ordine
  • Coordenação geral: Maíra Martins
  • Figurinos: Dani Vidal
  • Produção: Alexandre Ramos
  • Fotos: Valéria Martins
  • Assessoria de imprensa: Prisma Colab

SIGA O ORDINARIUS:

Site oficial: https://www.ordinarius.com.br/

Spotify: https://open.spotify.com/artist/7xzxyplw6qLKL3AWVTrkhs?si=VND6vLPaQeewtoByFQubtQ 

YouTube: https://www.youtube.com/ordinariusvocal 

Instagram: https://www.instagram.com/ordinariusvocal/ 

Facebook: https://www.facebook.com/ordinariusvocal 

SERVIÇO-SHOW:

Related posts

Bianca Gismonti Trio lança “Gismonti 70” no dia 19 de dezembro

Festival de Chopp Brahma no Renascença Clube

Natal Sesc 2024 apresenta concerto gratuito da Orquestra Chiquinha Gonzaga, no dia 20/12, em Cabo Frio