“A Origem da Noite”, novo filme de Maickson Serrão, está sendo lançado com exclusividade pela SOMMOS AMAZÔNIA, primeira plataforma global dedicada à distribuição digital dos conteúdos culturais da Amazônia. A história Maué sobre como os sonhos, as estrelas e o descanso chegaram ao mundo conta com as vozes do ator Adanilo – que participou dos filmes “O Último Azul” (2025) e da novela “Renascer” (2024) -, e a cantora Márcia Siqueira, uma das vozes mais emblemáticas da música amazonense e ícone do Festival de Parintins. A animação poderá ser assistida gratuitamente na plataforma até 15 de agosto. A partir do dia 16, a animação continua disponível, mas apenas para assinantes.
Maickson Serrão, jornalista e contador de histórias, é autor do recém lançado livro “A Mãe da Mata” e criador do podcast “Pavulagem” – que deu origem à essa animação. Esses conteúdos você também pode acessar na SOMMOS AMAZÔNIA. Venha conhecer mais do visível – e do invisível – da Amazônia, e de tantos seres misteriosos que habitam a maior floresta do mundo!
SINOPSE ORIGEM DA NOITE:
Antes de existirem estrelas, lua e descanso, o povo Maué vivia sob a luz incessante do sol, condenado a trabalhar sem pausa, sem sonhos. A Noite, guardada pelo deus criador no fundo do rio Andirá, foi roubada pela cobra Surucucu Pico de Jaca, que a escondeu na floresta para si. Quando o cansaço ameaça levar os mais velhos ao encantamento, um jovem corajoso chamado Aiatopóti é escolhido para enfrentar a cobra e trazer de volta o direito de sonhar. Inspirada em uma história do povo Maué, esta animação revela como a Noite chegou ao mundo e transformou para sempre a vida na floresta.
MAICKSON SERRÃO
Maickson Serrão é jornalista, indígena, Mestre em Ciências Humanas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Natural de Boim, uma comunidade ribeirinha de Santarém, no Pará, ele cresceu ouvindo histórias. É escritor do livro “A Mãe da Mata” e diretor do curta-metragem “A Origem da Noite”, além de criador do podcast Pavulagem, projeto que traz histórias contadas através de entrevistas com ribeirinhos e indígenas. Cada episódio conta uma história diferente, guiando o público pelo interior de uma Amazônia povoada por seres encantados.
SOMMOS AMAZÔNIA
Publicada em português, inglês e espanhol a SOMMOS AMAZÔNIA vem atender às crescentes demandas nacionais e internacionais por maior conhecimento sobre a região, precisamente no ano em que a própria Amazônia sedia a COP 30. A plataforma promove uma imersão nas culturas da Amazônia ao proporcionar uma navegação transversal através de oito verticais, com um catálogo inicial, regularmente ampliado, com 300 filmes, 40.000 músicas, mais de 3.000 livros, 1.000 obras de artes visuais, além de um glossário de alimentos e ingredientes composto por 450 verbetes e mais notícias e um ecommerce de produtos físicos. O acesso pode ser feito através de uma assinatura fixa, no valor de R$9,90 mensais, que dá direito a todos os conteúdos de forma ilimitada. Acesse: https://www.
