A Orla Rio anunciou nesta quinta-feira, em cerimônia realizada no Roxy Dinner Show, os grandes vencedores da 8ª edição do Prêmio Sabores da Orla, maior festival de gastronomia praiana do Brasil, que reuniu mais de 150 quiosques da Orla Rio durante todo o mês de julho. Esse ano, o evento registrou um grande recorde e reforçou seu papel como vitrine da criatividade, talento e diversidade gastronômica da orla carioca: foram mais de 68 mil pratos e petiscos servidos – um crescimento de 40% em relação a 2024 – e 87 mil votos populares (35% a mais que no ano anterior), consolidando a relevância do festival e a importância do mesmo no calendário oficial da cidade.
Os grandes campeões de 2025 foram:
Prato Estrela: O quiosque Pato com Laranja, no Leblon, foi o grande vencedor com o prato Pesca Netuno. Um robalo fresco acompanhado de purê de roxa, mini cenouras orgânicas, um delicado beurre blanc de wasabi, finalizado com pó de nori e azeite verde, criação da chef Andrea Tinoco.
Pastel do Pódio: O Summer, no Recreio, ganhou com o Samba na Praia: pastel crocante coberto com uma crosta de parmesão, recheado com uma saborosa feijoada de frutos do mar.
Rei do Petisco: Já o Praiô, localizado no Recreio, venceu por mais um ano. Dessa vez, com o Pão de Alho Praiano, uma baguete crocante recheada com creme de alho, camarões grelhados, alho-poró, queijo gratinado e farofa panko.
Sanduba do Mestre: O quiosque Coisas de Bamba, em Copacabana, escolheu a barriga de porco, combinada com geleia de pimenta, abacaxi empanado, servida no pão marcadinho na churrasqueira para compor o Sandubamba.
Sobremesa dos Sonhos: A Amendoiera Mágica, do Bondai, localizado na Barra, foi a sobremesa campeã. Uma tartelete de amêndoas combinada com baunilha e caramelo salgado.
Caipi das Caipis: O Arrastapé, em Copacabana, trouxe a caipivodka de siriguela com caju e limão siciliano, e vodka Smirnoff, finalizada com raspas de rapadura para compor o A La Maria Bonita, ganhador da categoria.
“O Sabores da Orla se consolidou como um verdadeiro espetáculo da gastronomia praiana, reafirmando sua importância na agenda cultural da cidade. Nessa edição, registramos recordes de participação e engajamento, mostrando que a orla carioca é muito mais do que um cenário: é cultura, lazer, gastronomia de qualidade, experiências únicas e propósito. Os vencedores representam a criatividade e a dedicação de centenas de operadores que fizeram da orla carioca uma grande referência gastronômica”, comenta João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
Além dos votos populares, a seleção técnica dos finalistas foi conduzida pelo time do Senac RJ, e os vencedores foram escolhidos por um júri especializado liderado pelo chef João Diamante, embaixador do festival. E pela primeira vez, o prêmio também incluiu critérios de sustentabilidade no festival, valorizando o uso consciente de insumos, o combate ao desperdício e o apoio a produtores locais.
“A inclusão do critério de sustentabilidade marca uma mudança de olhar importante para o festival. Mais do que premiar pratos saborosos e criativos, queremos reconhecer os quiosques que estão comprometidos em usar os alimentos de forma consciente. É um convite para que a gastronomia da orla esteja cada vez mais conectada e com propósito e responsabilidade, sem perder a essência de acolher e encantar quem nos visita”, afirma João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.
Outra inovação da edição foi a funcionalidade “Monte sua Rota”, disponível no site oficial do evento (saboresdaorla.com.br). A ferramenta permitiu ao público criar sua própria jornada gastronômica pelas praias do Rio, filtrando por região e por categoria.
“O público também fez parte dessa história, ajudando a escolher seus favoritos em um festival cada vez mais interativo. A cada edição, reforçamos nosso compromisso de unir sabor, hospitalidade e responsabilidade, criando experiências que só a orla carioca pode oferecer”, destaca Ingrid Lagrotta, diretora de Marketing e Negócios da Orla Rio.
A Record Rio, novamente, foi uma das parceiras do concurso, com transmissões exclusivas com todas as informações sobre o Prêmio em seus principais jornais. Durante todo o período, o Sabores da Orla 2025 contou com patrocínio de marcas como Stella Artois Pure Gold, Smirnoff, Mateus Rosé, Filippo Berio, Don Ravello, Chandon, além do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Embratur, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O prêmio também ganhou o apoio institucional do Senac RJ, Projeto Diamantes da Cozinha, Radisson Hotel e Cine Roxy. Além da Record Rio, os conteúdos foram amplamente divulgados no Portal R7, FM O Dia, TOMI, Grupo Coruja, Visit Rio e NEOOH. O Google, o YouTube, a Meta Ads e as ações com influenciadores e veículos especializados em turismo e gastronomia também fizeram parte da campanha.
Criado em 2018, o festival já consagrou nomes como QuiQui, Samba Social Clube, Tropik, Arrastapé e Praiô, se firmando como um dos maiores reconhecimentos à gastronomia de praia no Brasil.
Prêmio Sabores da Orla 2025
1. O que é o Prêmio Sabores da Orla?
É o maior festival de gastronomia praiana do Brasil, realizado pela Orla Rio, que celebra a criatividade e o talento dos quiosques cariocas.
2. Quando aconteceu a 8ª edição do Sabores da Orla?
A oitava edição ocorreu em julho de 2025 e reuniu mais de 150 quiosques ao longo da orla do Rio de Janeiro.
3. Quantos pratos foram servidos no festival de 2025?
Foram mais de 68 mil pratos e petiscos, um crescimento de 40% em relação a 2024.
4. Como foram escolhidos os vencedores do Prêmio Sabores da Orla 2025?
Os finalistas passaram por seleção técnica do Senac RJ e a escolha final combinou votos populares (87 mil) e avaliação de um júri especializado.
5. Quais foram os vencedores do Prêmio Sabores da Orla 2025?
Entre os campeões estão:
-
Pesca Netuno (Pato com Laranja, Leblon) – Prato Estrela.
-
Samba na Praia (Summer, Recreio) – Pastel do Pódio.
-
Pão de Alho Praiano (Praiô, Recreio) – Rei do Petisco.
-
Sandubamba (Coisas de Bamba, Copacabana) – Sanduba do Mestre.
-
Amendoeira Mágica (Bondai, Barra) – Sobremesa dos Sonhos.
-
A La Maria Bonita (Arrastapé, Copacabana) – Caipi das Caipis.
Orla Rio
A Orla Rio é a concessionária responsável pela administração dos 309 quiosques e 27 postos de salvamento da orla carioca. Desde 2000, promove a revitalização e qualificação da orla, transformando os quiosques em verdadeiros pontos de encontro, lazer e gastronomia. Com investimentos em infraestrutura, sustentabilidade e inovação, a Orla Rio é hoje o maior equipamento turístico do Rio e uma plataforma completa de experiências à beira-mar.
