Orquestra formada por crianças de baixa renda faz apresentação pela primeira vez no Teatro dos Grandes Atores

No próximo domingo, dia 22 de janeiro, às 11h, a Orquestra Jovem da Guanabara vai realizar o seu primeiro concerto no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, em evento gratuito e aberto ao público. Formada por 40 integrantes entre 7 e 17 anos, a orquestra é uma extensão das Escolas de Música e Cidadania, projeto da Agência do Bem que conta com patrocínio da Petrobras, com o objetivo promover a inclusão social por meio do ensino musical.

O concerto tem como tema “Música e Direitos Humanos em Todos os Cantos” e o repertório será composto por músicas como “Ode à Alegria”, “Além do Arco-Íris”, “Rap da Felicidade” e “O Trenzinho do Caipira”. Essa será a primeira apresentação oficial do grupo, que foi formado em setembro de 2022. “Estamos com grandes expectativas para a estreia. A ansiedade está grande para ver a conclusão desse primeiro semestre de atividades e mostrar o quão incrível é o poder de transformação da música no contexto social desses jovens que, em sua grande maioria, nunca tiveram a experiência orquestral antes”, comenta Henrique Machado, maestro da orquestra.

Para participar da Orquestra Jovem da Guanabara, os alunos passaram por um processo de audição e foram selecionados de acordo com as habilidades nos instrumentos: violino, viola, violoncelo, trompete, trompa, trombone e tuba. Os ensaios do grupo acontecem duas vezes na semana no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, e os músicos mirins, além de receberem todo o suporte para se desenvolverem profissionalmente, também ganham bolsa-auxílio e figurinos de gala para as apresentações.

Desde o ano passado, as Escolas de Música e Cidadania contam com patrocínio da Petrobras, como resultado da aprovação do projeto na seleção pública do Programa Socioambiental. Com o apoio, foram abertos oito novos polos em municípios do entorno da Baía de Guanabara, beneficiando a população de baixa renda de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói. A expansão possibilitou que o projeto tenha a marca histórica de 27 polos ativos no Brasil.

A Orquestra Jovem da Guanabara também realizará uma segunda apresentação no dia 29 de janeiro, no mesmo local e horário.

Serviço
Concerto da Orquestra Jovem da Guanabara no Teatro dos Grandes Atores
Datas: 22/01 e 29/01
Local: Teatro dos Grandes Atores (Av. das Américas, 3555 – Barra da Tijuca)
Horário: 11h
Entrada gratuita

Sobre a Agência do Bem
A Agência do Bem é uma organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, que tem como missão promover o desenvolvimento humano, visando a cidadania plena de populações de baixa renda por meio da educação, de forma transparente e sustentável. Iniciou suas atividades em 2005 na Comunidade de Vargem Grande, no Rio de Janeiro, atualmente possui 27 polos comunitários de atuações na região metropolitana do Rio de Janeiro e em outros cinco estados do Brasil, além de apoiar iniciativas de 90 parceiros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Related posts

Jay Vaquer no Teatro Rival Petrobras

“Sufocando a Alma”: MÁ DONATO estreia no reggaeton e emociona com nova fase musical

Thalles Roberto e grandes nomes da música gospel agitam o Palco Leme no Rio Réveillon 2025