No último sábado de outubro (25), a Orquestra Forte de Copacabana receberá os cantores e compositores baianos Edu Casanova e Raimundo Lima. Na formação tradicional de Big Band, a orquestra fará uma performance especial junto a seus convidados com um repertório diverso que inclui clássicos da música baiana e da MPB. Gratuito e aberto ao público, o concerto será realizado à beira-mar na Alameda do Forte de Copacabana e terá início às 18h.
Entre as canções, Edu Casanova apresentará “Cabelo Raspadinho”, de sua autoria em parceria com Tenison Del Rey, e Raimundo Lima, mais conhecido como Rallie, interpretará “Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)”, de Tim Maia.
“Essa união dos instrumentos da Orquestra Forte de Copacabana com a voz e o repertório musical de Edu Casanova e Rallie resulta em um encontro único. É uma programação cultural gratuita imperdível para toda a família”, conta Márcia Melchior, diretora geral da Orquestra Forte de Copacabana.
Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro desde 2024, a Orquestra Forte de Copacabana é formada por 28 jovens de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Rudá por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, tem como mantenedora a CNOOC – PETROLEUM BRASIL e conta com o patrocínio do Grupo Shalom e da Tijoá Energia e com o apoio cultural da Associação de Arte e Cultura RioMont.
Além de estimular conhecimentos e habilidades próprias à execução do instrumento escolhido, a participação no projeto proporciona aos jovens a oportunidade de profissionalização.
SERVIÇO:
Orquestra Forte de Copacabana recebe Rallie e Edu Casanova
- Data: 25 de outubro, sábado
- Horário: 18h
- Local: Alameda do Forte de Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6.
- 60 minutos | Grátis | Livre
Saiba mais sobre a Orquestra do Forte de Copacabana
A Orquestra Forte de Copacabana teve início apenas com violões, mas hoje possui uma formação de big band e reúne instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone e uma base formada por violão, baixo, guitarra, teclado, percussão e bateria. Os jovens são convidados a apresentar músicas do repertório tradicional da MPB, muito conhecido pelo grande público, assim como célebres canções de grandes nomes da nossa música porém não tão conhecidas.
Em 2025, o projeto passou por uma significativa expansão, envolvendo um maior número de alunos e a criação de dois novos grupos: a Camerata Forte de Copacabana, composta exclusivamente por mulheres jovens instrumentistas de cordas, incluindo violinos, violas, violoncelo e contrabaixo; e a Orquestra de Câmara Forte de Copacabana, formada pelas cordas e englobando instrumentos como trompa, oboé, fagote e bateria.
Os componentes da Orquestra ensaiam uma vez por semana no Forte de Copacabana e ainda contam com ensino de apoio, como aulas de mandarim. A Orquestra Forte de Copacabana também é parceira da Orquestra Shalom, que a acompanha há 12 anos.
“O objetivo da Orquestra é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais, na academia, alguns chegando mesmo ao doutorado. Essa é a nossa maior missão”, diz Márcia Melchior.
Acesse o site oficial da OFC: www.
Siga a Orquestra nas redes sociais:
Instagram:https://www.
Facebook: ttps://web.facebook.com/
Siga a Orquestra no Spotify:
Spotify: https://open.spotify.com/
