A AngloGold Ashanti, uma das maiores produtoras de ouro do Brasil, reafirma seu compromisso com a cultura ao investir R$ 1,6 milhão em novos projetos em parceria com a Orquestra Ouro Preto em 2025. A histórica parceria entre as instituições, que já rendeu encontros artísticos memoráveis, traz uma programação vibrante e diversa para o público mineiro neste novo ciclo, com destaque para três grandes projetos: a apresentação de Lendas do Rock em Sabará e Caeté, a inédita colaboração com o DJ Kvsh em Nova Lima, e o show de Carlinhos Brown no Palácio das Artes, que marcou a abertura da temporada.
No dia 17 de julho, Sabará recebe o projeto Lendas do Rock, que também será apresentado em Caeté, no dia 1º de agosto. Com direção artística da Orquestra Ouro Preto, o projeto homenageia ícones do rock mundial como Beatles, Queen, Metallica e Pink Floyd, costurando repertórios clássicos do gênero com arranjos sinfônicos surpreendentes. O objetivo é aproximar o público do rock e da música orquestral em uma experiência potente e acessível, que celebra a história e o impacto desses grandes nomes da música.
Já no dia 17 de agosto, Nova Lima recebe o DJ Kvsh, sensação das pistas brasileiras, para um encontro inusitado com a Orquestra Ouro Preto. Conhecido por suas produções eletrônicas imersivas e batidas hipnóticas, Kvsh traz sua estética moderna para um espetáculo inédito ao lado da orquestra. A apresentação funde música eletrônica com sonoridades clássicas, promovendo um diálogo ousado e contemporâneo que promete surpreender o público. As apresentações em Sabará, Caeté e Nova Lima serão gratuitas e abertas ao público.
A temporada começou em grande estilo com o multitalentoso Carlinhos Brown no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no dia 3 de maio. Os ritmos afro-brasileiros e a poesia do artista baiano ganharam novos contornos com os arranjos da Orquestra Ouro Preto, sob regência do maestro Rodrigo Toffolo. No repertório, sucessos marcantes como “Amor I Love You”, “Já Sei Namorar”, “Maria de Verdade” e “A Namorada” foram apresentados em versões orquestradas e inéditas.
“Temos muito orgulho em estarmos com a Orquestra Ouro Preto, sempre incentivando a sua rica produção musical e os encontros mais variados, que trazem boas surpresas para o público”, destaca o diretor de Comunicação, Comunidade e Relações Governamentais da AngloGold Ashanti, Fernando Claudio.
Para o maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico e regente titular da Orquestra Ouro Preto, é por meio dessas parcerias que a formação mineira cumpre uma de suas mais importantes missões, de democratizar o acesso à música de concerto, sem nunca abandonar as marcas da excelência e da versatilidade. “Dialogar com os mais diversos estilos musicais faz parte da história da Orquestra, provando que a música se faz universal, atraindo os mais diversos públicos”, afirma o regente.
As apresentações fazem parte do compromisso da AngloGold Ashanti com a valorização da cultura brasileira e são realizadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).