Orquestra Ouro Preto e AngloGold Ashanti anunciam novos projetos culturais para 2025

Coletiva de anuncio - Foto: Caio Leme

A AngloGold Ashanti, uma das maiores produtoras de ouro do Brasil, reafirma seu compromisso com a cultura ao investir R$ 1,6 milhão em novos projetos em parceria com a Orquestra Ouro Preto em 2025. A histórica parceria entre as instituições, que já rendeu encontros artísticos memoráveis, traz uma programação vibrante e diversa para o público mineiro neste novo ciclo, com destaque para três grandes projetos: a apresentação de Lendas do Rock em Sabará e Caeté, a inédita colaboração com o DJ Kvsh em Nova Lima, e o show de Carlinhos Brown no Palácio das Artes, que marcou a abertura da temporada.

No dia 17 de julho, Sabará recebe o projeto Lendas do Rock, que também será apresentado em Caeté, no dia 1º de agosto. Com direção artística da Orquestra Ouro Preto, o projeto homenageia ícones do rock mundial como Beatles, Queen, Metallica e Pink Floyd, costurando repertórios clássicos do gênero com arranjos sinfônicos surpreendentes. O objetivo é aproximar o público do rock e da música orquestral em uma experiência potente e acessível, que celebra a história e o impacto desses grandes nomes da música.

Já no dia 17 de agosto, Nova Lima recebe o DJ Kvsh, sensação das pistas brasileiras, para um encontro inusitado com a Orquestra Ouro Preto. Conhecido por suas produções eletrônicas imersivas e batidas hipnóticas, Kvsh traz sua estética moderna para um espetáculo inédito ao lado da orquestra. A apresentação funde música eletrônica com sonoridades clássicas, promovendo um diálogo ousado e contemporâneo que promete surpreender o público.  As apresentações em Sabará, Caeté e Nova Lima serão gratuitas e abertas ao público.

A temporada começou em grande estilo com o multitalentoso Carlinhos Brown no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no dia 3 de maio. Os ritmos afro-brasileiros e a poesia do artista baiano ganharam novos contornos com os arranjos da Orquestra Ouro Preto, sob regência do maestro Rodrigo Toffolo. No repertório, sucessos marcantes como “Amor I Love You”, “Já Sei Namorar”, “Maria de Verdade” e “A Namorada” foram apresentados em versões orquestradas e inéditas.

“Temos muito orgulho em estarmos com a Orquestra Ouro Preto, sempre incentivando a sua rica produção musical e os encontros mais variados, que trazem boas surpresas para o público”, destaca o diretor de Comunicação, Comunidade e Relações Governamentais da AngloGold Ashanti, Fernando Claudio.

Para o maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico e regente titular da Orquestra Ouro Preto, é por meio dessas parcerias que a formação mineira cumpre uma de suas mais importantes missões, de democratizar o acesso à música de concerto, sem nunca abandonar as marcas da excelência e da versatilidade. “Dialogar com os mais diversos estilos musicais faz parte da história da Orquestra, provando que a música se faz universal, atraindo os mais diversos públicos”, afirma o regente.

As apresentações fazem parte do compromisso da AngloGold Ashanti com a valorização da cultura brasileira e são realizadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio