Orquestra Ouro Preto e Vale Música estreiam “Fernão Capelo Gaivota” no Rio

Foto: Iris Zanetti

Clássico da literatura musical ganha adaptação que une música, literatura e dança na cantata cênica tem sua estreia presencial dia 19 de julho no Teatro Riachuelo

Literatura, música e dança reunidas para celebrar a riqueza do Brasil e enaltecer a força de uma obra-prima. “Fernão Capelo Gaivota”, clássico da literatura mundial, é uma ode à liberdade de alçar voos cada vez mais distantes e é este o sentimento que inspira o espetáculo homônimo que a Orquestra Ouro Preto e participantes do Programa Vale Música estreiam, no dia 19 de julho, às 20h, no Teatro Riachuelo, no Centro.

A mistura potente da arte de diferentes cantos do país se tornou realidade em uma elogiada produção audiovisual, que agora ganha apresentações presenciais. Cantata cênica para coro infantil, balé e orquestra, a montagem rompe as fronteiras geográficas conectando a formação mineira a jovens artistas do Programa Vale Música, projeto autoral do Instituto Cultural Vale.  

“Fernão Capelo Gaivota”, best-seller escrito por Richard Bach, narra a história de uma gaivota para a qual voar não seria simplesmente um ato para se locomover. Voar é uma arte e, como tal, deve ser treinada, praticada e compartilhada com os demais, gerando grandes transformações. Uma história sobre a liberdade, a aprendizagem e o amor, que recebe as notas orquestradas nessa adaptação assinada pelo maestro Rodrigo Toffolo e que conta ainda com nomes de peso como Tim Rescala, autor da música original, e a narração conduzida pela doce voz da atriz Nina Vogel.

Para o maestro Rodrigo Toffolo, será uma experiência ímpar presenciar a diversidade da arte brasileira em um projeto tão inovador. “Sempre achei que esse é daqueles livros que todo mundo deveria ler na vida. Ele tem uma mensagem muito importante sobre a liberdade, o amor e a beleza de acreditar em si mesmo. Esse projeto é um sonho realizado, que mostra a potência da história de Fernão Capelo através da música, do canto e da dança. É um projeto lindo, motivo de muito orgulho para todos nós e o brilho nos olhos desses jovens músicos e bailarinos espalhados pelo Brasil comprovam que as possibilidades são, sim, infinitas. Assim como a paixão por voar transformou Fernão, acredito que a paixão pela arte e pela música pode transformar as pessoas”, afirma o maestro.

Para Márcia Rolon, coordenadora do Instituto Moinho Cultural Sul- Americano (MS), projeto que deu origem à Cia. de Dança do Pantanal e é um dos polos do Vale Música, esse trabalho foi desafiador, mas promete um resultado esplêndido. “Essa busca pela perfeição, presente em Fernão Capelo Gaivota, é algo que nós, bailarinos, perseguimos constantemente, por isso também nos identificamos tanto com esse trabalho. A música é leve, é suave, é alegre, é infantil e ao mesmo tempo muito profunda. Ela fala de diversidade e traz todos os pontos da história do livro de uma maneira muito concreta, é uma leitura musical”. 

Sobre o Programa Vale Música

Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o Programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SOBRE A ORQUESTRA OURO PRETO

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completa 22 anos de atividades e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com extensa programação nas principais salas de concerto no Brasil e no mundo, além de se destacar no número de visualizações e ouvintes das plataformas de streaming e redes sociais. Sob os signos da excelência e versatilidade atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, o grupo tem 15 trabalhos registrados em CD, 7 DVDs. Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria

“Melhor Álbum de MPB”, e indicada ao Grammy Latino 2007, como “Melhor Disco Instrumental”, por Latinidade. Os discos “Latinidade – Música para as Américas”, “Antônio Vivaldi – Concerto para Cordas”, “The Little Prince” e “Orquestra Ouro Preto e Desvio – Ritmos Brasileiros” têm distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.

SERVIÇO

Orquestra Ouro Preto e Vale Música apresentam – Fernão Capelo Gaivota

Dia: 19 de julho de 2022, terça-feira, às 20h.

Local: Teatro Riachuelo – Rua do Passeio, 38/40 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Classificação: Livre para todas as idades.

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/74989/d/148749

Informações: https://www.orquestraouropreto.com.br

Related posts

A Dona da História em única apresentação no Imperator, Zona Norte do Rio de Janeiro

Prêmio Shell de Teatro prorroga inscrições para categoria Destaque Nacional

Começa Hoje! Dia do Evangélico em Brasília receberá grandes nomes do Gospel

1 comentário

Orquestra Ouro Preto e Vale Música estreiam “Fernão Capelo Gaivota” no Rio – Cia de Dança do Pantanal fevereiro 9, 2023 - 10:41 am
[…] Fonte: https://sopacultural.com/orquestra-ouro-preto-e-vale-musica-estreiam-fernao-capelo-gaivota-no-… […]
Add Comment