Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta concerto clássico no Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob a batuta de Isaac Karabtchevsky

A Orquestra Petrobras Sinfônica estreia sua Temporada 2024 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com uma noite de clássicos. Sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky,  dois ícones da música clássica serão apresentados ao público no dia 16 de março (sábado), às 19h.

A noite começa com a vibrante abertura da ópera “O franco-atirador”, de Carl Maria von Weber, seguida pela Sinfonia nº 9 de Antonín Dvořák, conhecida como “Do novo mundo”. A sinfonia, composta em quatro partes, transporta os ouvintes para um universo de reflexão e esperança. “A Sinfonia do Novo Mundo nos leva, simbolicamente, a uma visão diversa das relações humanas, com novas prioridades e mais otimismo”, conta o maestro Karabtchevsky.

O concerto abre a temporada de clássicos da orquestra, que, este ano, celebra as nove décadas de vida de seu regente: Karabtchevsky chega aos 90 anos no dia 27 de dezembro. Para as comemorações, a orquestra montou uma programação especial, com apresentações diversas que vão alcançar públicos de todas as idades, reforçando o compromisso de interpretar a tradição sinfônica sob uma ótica brasileira – e atual. É uma forma de aproximar novos públicos da música de concerto.

Programa

Isaac Karabtchevsky, regente

CARL MARIA VON WEBER

O franco-atirador, op. 77

Abertura

ANTONÍN DVOŘÁK

Sinfonia nº 9, em mi menor, op. 95,  “Do novo mundo”

I. Adagio – Allegro molto

II. Largo

III. SCHERZO | Molto vivace

IV. Allegro con fuoco

Serviço

Teatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, S/N – Centro)
16 de março (sábado), às 19h.
Ingressos: https://feverup.com/m/159332

Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 49 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas instituições artísticas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos da música do continente. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico – e maestro titular – o aclamado Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro, consagrado no panorama internacional.

Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram e YouTube: @petrobras_sinfonica

Related posts

Carioca da Gema celebra o Dia do Samba com noite especial dedicada à cultura afro-brasileira na Lapa

O ritmo mais carioca de todos vai tomar conta do Vista Bar

Jessica von Lehsten Goes realiza primeira mostra individual na Galeria Cândido Mendes, em Ipanema, com abertura dia 04 de dezembro (quinta-feira)