Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta concerto com obras de Schönberg e Beethoven no Theatro Municipal do Rio

Foto: Daniel Ebendinger

A Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta no dia 15 de junho, domingo, às 16h, um concerto clássico no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A regência será do maestro canadense Julian Kuerti, diretor musical da Orquestra Sinfônica do Kalamazoo (EUA), que se apresenta pela segunda vez no Brasil com a Petrobras Sinfônica. No programa, duas obras marcantes do repertório sinfônico: Noite Transfigurada, de Arnold Schönberg, e a Sinfonia nº 3 (Heroica), de Ludwig van Beethoven.

O repertório destaca o contraste entre diferentes estéticas musicais. Schönberg compôs Noite Transfigurada em 1899, marcando uma virada para a modernidade. Sua linguagem harmônica ousada para a época causou polêmica na estreia, antecipando as inovações que o compositor desenvolveria no século XX. Já a Heroica foi escrita por Beethoven sob o impacto da figura de Napoleão Bonaparte. O compositor chegou a dedicar a obra ao general francês, mas ao perceber seus reais objetivos políticos, removeu a dedicatória e rebatizou a peça como uma celebração heroica mais universal.

O concerto integra a Temporada 2025 da Orquestra Petrobras Sinfônica que celebra 50 anos de história este ano, reafirmando o compromisso com a democratização da música de concerto e a valorização da pluralidade musical. Fundada por Armando Prazeres, a orquestra é uma das únicas no mundo gerida pelos próprios músicos, o que garante uma abordagem diferenciada. O atual Diretor Artístico, Isaac Karabtchevsky, lidera o conjunto, que tem como missão aproximar o público da música de concerto.

Serviço
Data: 15 de junho (domingo), às 16h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: petrobrasinfonica.com.br/evento/2025_tmrj5

Programa

Julian Kuerti, regente

ARNOLD FRANZ WALTER SCHÖNBERG
Noite transfigurada, op. 4

LUDWIG VAN BEETHOVEN
Sinfonia nº 3, em Mi bemol maior, op. 55, “Heroica”
I. Allegro con brio
II. MARCIA FUNEBRE | Adagio assai
III. SCHERZO | Allegro vivace
IV. FINALE | Allegro molto

Orquestra Petrobras Sinfônica:

Aos 50 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Fundada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Modelo de Gestão:

A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.

Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram, YouTube e TikTok: @petrobras_sinfonica

Related posts

Carioca da Gema celebra o Dia do Samba com noite especial dedicada à cultura afro-brasileira na Lapa

O ritmo mais carioca de todos vai tomar conta do Vista Bar

Jessica von Lehsten Goes realiza primeira mostra individual na Galeria Cândido Mendes, em Ipanema, com abertura dia 04 de dezembro (quinta-feira)