Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta Tchaikovsky no Theatro Municipal com regência de Isaac Karabtchevsky e participação do pianista Cristian Budu

Isaac Karabtchevsky e Cristian Budu

A Orquestra Petrobras Sinfônica volta ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 30 de julho (quarta-feira), às 19h, em um concerto especial sob a regência do consagrado maestro Isaac Karabtchevsky, um dos regentes mais respeitados da música de concerto no Brasil e no mundo. O programa é inteiramente dedicado a Piotr Ilitch Tchaikovsky, um dos maiores nomes do romantismo russo e autor de obras marcantes pela expressividade emocional e riqueza melódica. Como solista convidado da noite, o premiado pianista Cristian Budu, reconhecido internacionalmente.

Budu interpreta o célebre Concerto para piano e orquestra nº 1, obra de notável intensidade e lirismo, considerada uma das mais emblemáticas do repertório romântico. Na segunda parte da noite, a Sinfonia nº 5 em mi menor ganha vida sob a batuta de Karabtchevsky, que conduz a Petrobras Sinfônica em uma leitura cheia de nuances, revelando toda a força dramática da música de Tchaikovsky.

“A criação de um Festival Tchaikovsky nos permite apresentar duas obras que, embora próximas no tempo, revelam inovações significativas: a Sinfonia nº 5, de 1888, e o Concerto nº 1 para piano e orquestra, de 1875, uma de suas composições mais populares. Ambas pertencem à fase mais madura do compositor e expressam sua linguagem fluente e expansiva. Destacam-se ainda o apego à tradição e a influência do folclore russo, que enriquecem a temática de seus movimentos”, compartilha o maestro Isaac.

O concerto marca o encontro de duas potências da música sinfônica brasileira no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos mais importantes espaços culturais do país. A apresentação reforça o compromisso da orquestra com a democratização e a ampliação do acesso à música de concerto no Brasil, promovendo experiências marcantes com grandes nomes da música sinfônica nacional e internacional.

“Este concerto, no qual tenho a honra de participar como solista, celebra duas das mais emblemáticas obras de Tchaikovsky, cuja música arrebata até os que a ouvem pela primeira vez, com sua linguagem profunda, sensível e lírica (algo que sempre percebo ao tocar seu monumental Concerto nº 1). Também homenageia dois patrimônios musicais: o maestro Karabtchevsky e sua longa carreira, e a Orquestra Petrobras Sinfônica, com quem colaboro há mais de 10 anos. Ter esse concerto no Theatro Municipal do Rio será a coroação perfeita desse momento”, afirma Cristian Budu.

Serviço

Data: 30 de julho (quarta-feira), às 19h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Mais informações: https://petrobrasinfonica.com.br/evento/2025_tmrj6/

Programa

ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA

Isaac Karabtchevsky, regente

Cristian Budu, piano

PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY

Concerto para piano e orquestra nº 1 em si bemol menor, op. 23

I. Allegro non troppo e molto maestoso

II. Andantino semplice

III. Allegro com fuoco

PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY

Sinfonia nº 5 em mi menor, op.64

I. Andante – Allegro con anima

II. Andante cantabile, con alcuna licenza

III. VALSA: Moderato

IV. FINALE: Andante maestoso – Allegro vivace

Orquestra Petrobras Sinfônica:

Aos 50 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Fundada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

Modelo de Gestão:

A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.

Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram, YouTube e TikTok: @petrobras_sinfonica

Petrobras:

Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica desde 1987, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.

Related posts

Lobão Power Trio traz show especial pra nova lona

Groundation na turnê “Candle Burning”

Ana Frango Elétrico encerra turnê “Me Chama de Gato que Eu Sou Sua”