No próximo dia 29 de outubro (quarta-feira), às 18h, a Orquestra Petrobras Sinfônica realiza seu tradicional Concerto de Integração com a Academia Juvenil, reunindo, em um mesmo palco, músicos profissionais e em formação. Este ano, a apresentação será realizada pela primeira vez na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, um dos cartões-postais do Centro do Rio de Janeiro, e terá entrada gratuita.
Sob a regência dos músicos e professores Sammy Fuks e Tomaz Soares, o concerto celebra a formação de novos instrumentistas e oferece ao público a oportunidade de acompanhar de perto as promessas da música sinfônica brasileira.
O projeto da Academia Juvenil, criado pela própria orquestra em 2012, oferece formação gratuita de excelência para jovens entre 15 e 20 anos, oriundos de escolas de música e orquestras comunitárias. Durante dois anos, os alunos participam de aulas de Teoria e Percepção Musical (TEPEM), Prática de Orquestra e recebem acompanhamento individual com os renomados músicos da própria orquestra. O objetivo é prepará-los para o ingresso em cursos superiores de música e sua inserção profissional.
“Esse concerto é uma das experiências mais simbólicas do nosso trabalho, pois materializa o encontro entre gerações de músicos. Estar ao lado desses jovens talentos, tocando no mesmo nível de exigência e paixão, é uma forma poderosa de manter a música de concerto viva e em constante renovação”, afirma o flautista Sammy Fuks, um dos regentes da apresentação.
Ao ocupar um espaço histórico como a Igreja da Candelária, o concerto também reforça a missão da orquestra de levar a música de concerto a diferentes públicos, promovendo o acesso gratuito à cultura e à música sinfônica.
Serviço
Data: 29 de outubro, quarta-feira
Horário: 18h
Local: Igreja de Nossa Senhora da Candelária – Praça Pio X, s/n – Centro, Rio de Janeiro
Mais informações: petrobrasinfonica.com.br
Entrada gratuita. Sujeito a lotação
Programa
Orquestra Petrobras Sinfônica + Academia Juvenil
Sammy Fuks e Tomaz Soares, regência
GEORG FRIEDRICH HAENDEL
Suíte para orquestra: da Música aquática
arranjo de Hamilton Harty
I. Allegro
II. Air
VI. Allegro deciso
JUAN CRISÓSTOMO ARRIAGA
Sinfonia para grande orquestra
I. Adagio – Allegro vivace
II. Andante
IV. Allegro con moto
ANATOLY KONSTANTINOVICH LYADOV
8 Canções folclóricas russas, op.58
I. Verso espiritual
II. Kalyada-Malyada (cantos de Natal)
III. Canção melancólica
IV. Brincadeira: “Eu dancei com um mosquito”
V. Lenda dos pássaros
VI. Acalanto
VII. Dança
VIII. Dança redonda
CHIQUINHA GONZAGA
Corta jaca | Forrobodó
arranjo de Jessé Sadoc
CARLOS FERNANDO / GERALDO AZEVEDO / VITAL FARIAS
Ai que saudade “d’ocê” | Canta coração
arranjo de Ágatha Lima
DORIVAL CAYMMI
Suíte do pescador
arranjo de Jamberê
Academia da Orquestra Petrobras Sinfônica:
Criada em 2012, a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica oferece formação gratuita para jovens entre 15 e 20 anos, oriundos de escolas de música e orquestras comunitárias, a fim de prepará-los para o ingresso em curso superior de Música e sua consequente inserção profissional. Durante dois anos, os academistas participam de aulas coletivas de Teoria e Percepção Musical (TEPEM) e de Prática de Orquestra, e têm a oportunidade ímpar de se aperfeiçoarem em seus instrumentos com os renomados músicos da Orquestra Petrobras Sinfônica. Atualmente, a Academia conta com 32 alunos que se dedicam aos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompete, trompa e percussão. A taxa de aprovação dos alunos da academia nos testes de habilidade específica (THEs), obrigatórios na seleção dos cursos de música nas universidades, é de 98,5%.
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica:
Aos 50 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Fundada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Modelo de Gestão:
A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Site: https://petrobrasinfonica.com.
Petrobras:
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica desde 1987, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.
Projeto Candelária:
Criado em 1992 pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária, o Projeto Candelária tem como missão unir tradição e cultura, promovendo o acesso à música erudita no coração histórico do Rio de Janeiro. Desde o primeiro concerto, em 1995, o projeto mantém uma agenda regular de apresentações gratuitas, reunindo artistas e grupos dos cinco continentes. Reconhecido por sua relevância cultural, o Projeto Candelária celebra a música como instrumento de fé, encontro e preservação do patrimônio artístico da cidade.