Orquestra Sinfônica Brasileira se apresentará neste domingo, de graça no Parque Madureira, ao lado de jovens do Programa Vale Música

OSB - Foto de Zô Guimarães

Cerca de 40 estudantes do Programa Vale Música das cidades de Belém (PA), Serra (ES) e Corumbá (MS) vão se unir à Orquestra Sinfônica Brasileira, domingo (10), às 17h, para encantar o público com um grande concerto a céu aberto, no Parque Madureira. A apresentação celebrará o encerramento das atividades desenvolvidas entre a OSB e os jovens do programa, que participaram de ações didáticas e artísticas, juntos, ao longo de 2023.

A regência ficará a cargo do maestro Renan Cardoso, que conduzirá trechos de óperas famosas, como a abertura da ópera “Carmen”, de Georges Bizet; “O mio babbino caro” da ópera “Gianni Schicchi” e “Un bel dì verdremo” da ópera “Madame Butterfly”, ambas de Giacomo Puccini; a “Melodia Sentimental” da “Floresta do Amazonas”, de Heitor Villa-Lobos, entre outras. A solista será a soprano Gabriella Pace.

Ao longo de todo o ano, os jovens do Vale Música realizaram atividades como aulas, mentoria artística, residências pedagógicas, workshops, participação em concertos, etc, que tiveram como objetivo aprimorar a técnica instrumental dos alunos e oferecer a eles uma vivência orquestral.

“Em 2023, os músicos da OSB estiveram mais uma vez preparando esses jovens de diversas formas para melhorarem seu desempenho musical. Essas interações são muito importantes para aprofundarmos o entrosamento, estimulando trocas e intercâmbios de conhecimentos, focando no aperfeiçoamento da performance de palco dos alunos”, diz Ana Flávia Cabral Souza Leite, Vice-Presidente Executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira.

O concerto e as ações fazem parte do Conexões Musicais, programa de responsabilidade social da Fundação OSB em atuação desde 2017, que já esteve presente em 30 municípios e impactou diretamente mais de 5.500 alunos. A iniciativa tem como objetivos principais a valorização da cultura local, a transformação social em territórios de vulnerabilidade socioeconômica e a aproximação do público jovem da música de concerto, levando aprimoramento técnico a estudantes de música atendidos por projetos sociais parceiros.

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 83 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Saiba mais em: www.osb.com.br e www.conexõesmusicais.com.br

INSTITUTO CULTURAL VALE

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

PROGRAMA VALE MÚSICA

O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org

PROGRAMA:
GEORGES BIZET – Abertura da ópera Carmen
GIACOMO PUCCINI – O mio babbino caro (da ópera Gianni Schicchi)
FRANZ LEHÁR – Meine Lippen, sie küssen so heiß (da ópera Giuditta)
LORENZO FERNANDEZ – Batuque
GIACOMO PUCCINI – Um bel dì verdremo (da ópera Madame Butterfly)
JOÃO GUILHERME RIPPER – Diga em quantas linhas (da ópera Domitila)
HEITOR VILLA-LOBOS – Melodia Sentimental (Floresta do Amazonas)
PIOTR ILICH TCHAIKOVSKY – Suíte Lago dos Cisnes
GEORGES BIZET – Suíte L’Arlésienne nº 2
IV. Farandole
PIOTR ILICH TCHAIKOVSKY – Marcha Eslava

SERVIÇO:
Concerto de Integração Vale Música
Orquestra Sinfônica Brasileira + Alunos do Programa Vale Música
Renan Cardoso, regência
Gabriella Pace, soprano
Data: 10 de dezembro (domingo)
Horário: 17h
Local: Parque Madureira
Grátis. Livre.

Related posts

Jay Vaquer no Teatro Rival Petrobras

“Sufocando a Alma”: MÁ DONATO estreia no reggaeton e emociona com nova fase musical

Thalles Roberto e grandes nomes da música gospel agitam o Palco Leme no Rio Réveillon 2025