Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem realiza Concerto de Câmara no Teatro Noel Rosa, na UERJ

OSB Jovem - Cidade das Artes - Foto de Renato Mangolin (1)

No dia 26 de agosto, às 12h, o Teatro Noel Rosa, na UERJ, recebe a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem para um Concerto de Câmara com formações de cordas, metais e percussão. No repertório, obras de Heitor Villa-Lobos, Daniel Levitan, Francis Poulenc e Vaclav Nelhybel.

O concerto começa com o Quarteto de Cordas Nº 1, que reflete a habilidade de Heitor Villa-Lobos em combinar elementos da música de concerto europeia com influências do folclore brasileiro. Este quarteto marca o início da jornada do compositor na música de câmara, destacando-se pela originalidade e pela integração de elementos culturais brasileiros.

Na sequência, Ghanaian Theme, Variations on a Ghanaian Theme, de Daniel Levitan, é uma peça para ensemble de percussão que evidencia a riqueza rítmica e melódica da música tradicional ganesa. A obra é marcada por seu dinamismo rítmico e pela complexidade das texturas percussivas, oferecendo uma experiência auditiva que celebra a tradição musical africana.

Emblemática obra do neoclassicismo francês, a Sonata para Trompa, Trompete e Trombone, de Francis Poulenc, dá continuidade ao espetáculo. O estilo distintivo do compositor é refletido através de melodias cativantes, harmonia clara e uma estrutura formal que homenageia as tradições clássicas enquanto incorpora a modernidade do início do século XX.

Encerrando a apresentação, Trio for Brass, do compositor tcheco Vaclav Nelhybel, uma peça para trio de metais (trompa, trompete e trombone) que explora as potências técnicas e virtuosas dos instrumentos.

OSB JOVEM:

Em 2024, a OSB Jovem realiza seu segundo ano de atividades com temporada própria e mentoria de músicos da OSB. O grupo reúne 50 músicos em busca de desenvolvimento musical, prática orquestral e perspectiva de carreira que foram selecionados levando em conta critérios de diversidade e inclusão social. Com o retorno da OSB Jovem, a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira reafirma seu compromisso com a educação musical, presente em tantos outros projetos. A Shell é mantenedora do projeto. “Estamos muito felizes em poder contribuir com a continuidade da OSB Jovem por mais um ano. É um projeto que engloba vários de nossos objetivos com patrocínios culturais; uma iniciativa que impulsiona vidas, traz a diversidade e a inclusão de grupos minoritários e promove o desenvolvimento humano através da cultura. Nós acreditamos na força da cultura como fator transformador da sociedade e a OSB Jovem é o reflexo dessa transformação na vida desses jovens e das suas famílias.” – comenta Alexandra Siqueira, Gerente de Comunicação da Shell Brasil.

ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 83 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. 

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como Mantenedor Amazônia, Shell como Patrocinador Cerrado, NTS – Nova Transportadora do Sudeste como Patrocinador Mata Atlântica, Itaú – Redecard e Volvo como Patrocinadores Caatinga, Brookfield e Sergio Bermudes Advogados como Patrocinadores Pampa, CYMI como Patrocinador Pantanal e Bradesco como Patrocinador da Série Mundo, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

Saiba mais em

www.osb.com.br

www.conexõesmusicais.com.br 

PROGRAMA:

Heitor Villa-Lobos – Quarteto Nº 1

Wesley Ramon – violino 1

Marcos Fontes – violino 2

Nicolas Araújo- viola

João Victor – cello

Daniel Levitan – Ghanaian Theme, Variations on a Ghanaian Theme (para ensemble de percussão)

André Silva

Cleyton Newman de Jesus

Pedro Henrique de Oliveira

Francis Poulenc – Sonata para Trompa, Trompete e Trombone

João Boaventura – trompete

Jonatas Alves Benedito – trompa

Matheus Luiz Pereira – trombone

Vaclav Nelhybel – Trio for Brass

Leonardo dos Santos – trompete

Nathan Wellington – trompa

Erick Arcanjo – trombone

SERVIÇO:

OSB Jovem na UERJ

  • Dia 26 de agosto (segunda-feira), às 12h
  • Local: Teatro Noel Rosa – UERJ (R. São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro)
  • Entrada franca (mediante retirada prévia de ingresso no site Sympla)

Related posts

Bianca Gismonti Trio lança “Gismonti 70” no dia 19 de dezembro

Festival de Chopp Brahma no Renascença Clube

Natal Sesc 2024 apresenta concerto gratuito da Orquestra Chiquinha Gonzaga, no dia 20/12, em Cabo Frio