Orquestra Sinfônica Brasileira recebe prêmio no 5º Music Cities Awards

O projeto Conexões Musicais, da Orquestra Sinfônica Brasileira, é o vencedor do Music Cities Awards 2024 na categoria “Melhor Iniciativa para Apoiar a Educação Musical e o Desenvolvimento de Carreira”. O anúncio foi divulgado neste domingo (8), na cerimônia de premiação da 5ª edição do prêmio, que aconteceu no Mayadeen Village, Riad, Arábia Saudita.

O Music Cities Awards é uma competição internacional criada para reconhecer e premiar projetos que usam a música para aumentar o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural em cidades de todo o mundo. Juntamente com a premiação ocorre uma convenção, com workshops, mesas-redondas, masterclasses e paineis com o mesmo foco da competição, o desenvolvimento das cidades pela música.

O projeto Conexões Musicais já percorreu mais de 30 municípios em dez estados do país, promovendo o acesso à cultura e à informação por meio da educação musical. Este ano, a iniciativa também está ampliando as suas atividades de ensino de música orquestral em polos parceiros, chegando a novas cidades como São Paulo, além de promover ações como concertos didáticos e aulas de canto coral em escolas públicas.

Democratizar o acesso à música de concerto sempre foi um dos pilares da Orquestra Sinfônica Brasileira. O Conexões Musicais, programa de responsabilidade social da instituição, foi criado em 2017 e, ao lado de outras iniciativas consagradas da OSB, como os Concertos para a Juventude e o Projeto Aquarius, tem a missão de disseminar a educação musical Brasil afora.

A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 83 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. 

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, Shell, NTS – Nova Transportadora do Sudeste, Itaú – Redecard, Volvo, Brookfield, Sergio Bermudes Advogados e CYMI como patrocinadores, Bradesco como patrocinador de série, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.

Saiba mais em www.osb.com.br | www.conexoesmusicais.com.br

Related posts

Bianca Gismonti Trio lança “Gismonti 70” no dia 19 de dezembro

Festival de Chopp Brahma no Renascença Clube

Natal Sesc 2024 apresenta concerto gratuito da Orquestra Chiquinha Gonzaga, no dia 20/12, em Cabo Frio