Início » Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro apresentará, dia 24/10, o Concerto para a Juventude Carioca no Theatro Municipal

Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro apresentará, dia 24/10, o Concerto para a Juventude Carioca no Theatro Municipal

Com 55 integrantes e sob a regência de Claudio Cruz, a apresentação será gratuita e terá como solista o violinista alemão Koh Gabriel Kameda

por Redação
Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro - Divulgação

A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, composta por 55 jovens de baixa renda de 22 comunidades da cidade do Rio de Janeiro, subirá ao palco do Theatro Municipal no dia 24 de outubro, segunda, às 19h, para apresentar o “Concerto para a Juventude Carioca”. Sob a regência do maestro Claudio Cruz, e tendo como solista o premiado violinista alemão Koh Gabriel Kameda, a Orquestra vai apresentar a Sinfonia n° 9 “Do Novo Mundo” de Dvořák, além do Concerto para Violino e Orquestra de Tchaikovsky. A apresentação é gratuita.

O concerto será especialmente significativo para o maestro Claudio Cruz, que começou numa orquestra jovem, foi spalla da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, quando adolescente na década de 1980, e que conduzirá o grupo pela primeira vez. Atualmente, ele é regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.  

“Adoro trabalhar com jovens, tem sido uma descoberta na minha carreira, essa troca, os ensinamentos… Então, estou indo para o Rio com a melhor das expectativas e prevendo um belíssimo concerto”, diz.

O violinista Koh Gabriel Kameda também é conhecido dos jovens desde 2017, quando voluntariamente e em parceria com a Ação Social Pela Música do Brasil (ASMB), mantenedora da orquestra, começou a ensinar violino a crianças e adolescentes que vivem em comunidades do Rio de Janeiro. Em 2019, Kameda também realizou concertos em Genebra, Zurique, Düsseldorf, Berlim e em outras cidades europeias, com um grupo da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro.

Em sua grande maioria, os 55 componentes da orquestra são oriundos de comunidades do Rio de Janeiro, e graças ao ensino de música clássica e à oportunidade oferecida pelo projeto, muitos já ingressaram em faculdades de música e/ou orquestras profissionais. No dia 24, eles vão mostrar duas obras clássicas ao público: o Concerto para Violino e Orquestra de Tchaikovsky e a Sinfonia n° 9 “Do Novo Mundo” do compositor tcheco Dvořák, repertórios dos mais tradicionais das grandes salas de concertos.

O “Concerto para a Juventude Carioca” é produzido pela Ação Social Pela Música do Brasil (ASMB), numa iniciativa da Fundação Theatro Municipal e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, por meio do edital Municipal em Cena.

SERVIÇO:

Concerto para a Juventude Carioca com a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro

Local: Theatro Municipal RJ

Data: 24 de outubro de 2022

Horário: 19h
Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Telefone: (21) 2332-9191

Grátis. Livre.

Acesse o site oficial da OSJRJ: https://www.orquestrajovemrj.com.br/ 

Siga a Ação Social Pela Música do Brasil nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/asmdobrasil/ 

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCioyOTuho81bM9uwwZLbwDQ
Facebook: https://www.facebook.com/asmdobrasil/ 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via